quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

seis curiosidades culturais brasileiras


A origem do rock´n´roll

Alan Freed, um DJ americano, foi quem deu o nome rock-n-roll ao ritmo musical, em 1953. Freed criou o termo inspirado na letra de um antigo blues, de 1922, que dizia my baby she rocks me with steady roll (Minha gata me embala com um ritmo constante), uma analogia ao sexo.



Índia é maior produtora de cinema
A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.


Primeiro romance do mundo foi escrito por uma mulher
Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", contando a história de um príncipe em busca amor e sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilhão de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendida do mundo.


A origem do carnaval brasileiro

Por duas rotas chegou o carnaval ao Brasil. A primeira, partindo da África, de onde os negros, junto com seus cantos e danças, contrabandearam inconscientemente a semente do carnaval. A outra veio da Europa através das festas tradicionais de Portugal, como o Entrudo (festa um tanto grosseira, em que as pessoas jogavam de tudo, até urina, umas nas outras). A união dessas duas culturas nos deu, além da mulata, o carnaval.





O primeiro livro impresso em português

Especialistas do Brasil e Portugal discordam sobre qual seja o primeiro livro impresso em Língua Portuguesa. Para os brasileiros, foi a tradução de Sacramental, de Clemente Sanchez, publicada em 1488. Como não traz a data de edição, os portugueses consideram o Tratado de Confissom, que saiu do prelo em 1489.



A primeira Escola de Samba foi fundada no Rio de Janeiro em 1928

A primeira Escola de Samba foi fundada em 18 de agosto de 1928, na rua Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Chamava-se "Deixa Falar". A denominação "escola de samba" foi gozação: na mesma rua ficava a antiga Escola Normal, onde se formavam professores primários. Na "Deixa Falar", segundo seus fundadores, formavam-se professores de samba.





A verdadeira origem da palavra "forró"

A origem mais conhecida da palavra "forró" conta que os ingleses que viviam em Pernambuco, no início do século XVIII, colocavam placas com a expressão "For all" (para todos) na entrada dos bailes que promoviam, indicando que todos podiam participar da festança embalada pelo ritmo nordestino, e assim a palavra acabou se aportuguesando. A verdade, porém, é que "forró" vem de "forrobodó", uma expressão que dava nome a festas recheadas de música, dança e aguardente. O primeiro registro conhecido da palavra data de 1733, no jornal O Mefistófolis: "Parabéns ao Dr. Artur pelo grande forró realizado em sua casa..."


Fonte: Manguenius









Nenhum comentário: