sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nelson Mandela e seus livros - “Não falem para as mentes deles. Falem para seus corações.”


Livro: Conquistando o Inimigo – John Carlin
Descrição:
Conquistando o Inimigo
– Nelson Mandela
Se você é como a maioria das pessoas, sabe que Nelson Mandela passou 27 anos preso e foi o líder da luta conta o apartheid na África do Sul. Sabe também que ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz e chegou à presidência nas primeiras eleições livres de seu país. Mas não deve saber nada sobre a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995.
Em Conquistando o Inimigo, o jornalista John Carlin narra aquela que talvez seja a passagem política mais bem-sucedida de nossa geração. Parafraseando Garibaldi após a unificação da Itália, as eleições de 1994 tinham criado uma nova África do Sul, mas restava o desafio de criar os sul-africanos. Em busca de uma causa capaz de unir brancos e negros, Mandela concordou em sediar a Copa do Mundo de Rúgbi.
A escolha desse esporte parecia absurda. Por décadas, o rúgbi fora um símbolo do apartheid. Dessa forma, mais improvável que ganhar a Copa era o Springboks – o time nacional – conquistar o coração dos negros.
Mandela precisava que o povo acreditasse no slogan “um time, um país”. Ele teve de fazer os negros verem os jogadores como “nossos rapazes” e assegurar aos brancos que eles tinham um lugar de direito na nova nação. Para isso, mostrou-se um líder carismático e flexível, capaz de conter seus aliados e seduzir seus adversários.
O que aconteceu no estádio no dia da final foi uma grande glória: perdão, libertação e celebração. O tipo de coisa que acontece quando pessoas que conheciam apenas o ódio e o medo se libertam do fardo da história e superam suas diferenças. Se ganhou a Copa do Mundo? O que a África do Sul consquistou naquele dia foi muito mais que isso.


Livro: Mandela: Retrato Autorizado – Mac Maharaj
Descrição
Mandela: Retrato Autorizado – é a mais recente biografia realmente autorizada de Nelson Mandela, Com prefácio de Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, e introdução do Arcebispo Anglicano Emérito da Cidade do Cabo, Desmond Tutu, o livro conta com 60 entrevistados em todo o mundo. São, portanto, 60 pontos de vista diferentes sobre Mandela, além de destacar as mais variadas facetas de um dos grandes homens do século 20, que promoveu a reconexão entre a justiça e a política. Mac Maharaj e Ahmed Kathrada localizaram todas essas fontes e realizaram uma pesquisa de conteúdo e fotográfica intensa que resultou em uma coletânea de imagens raras e algumas inéditas.
Amigos, familiares e pessoas que tiveram alguma ligação com Mandela no âmbito político e religioso, como Bono, vocalista da banda U2, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton e Tony Blair, primeiro-ministro inglês, deram seus depoimentos. Porém, segundo Mac Maharaj, “o que tornou este livro tão especial foi que ele não mencionou apenas os grandes nomes, permitindo que Mandela seja visto de diferentes perspectivas e experiências, sentidas particularmente”.



Mandela: Retrato Autorizado se tornou um complemento da autobiografia de Nelson Mandela, “Longo Caminho para a Liberdade” (Companhia das Letras), feita com escritos produzidos durante o tempo em que ficou preso. Mac Maharaj, que passou 12 anos preso em Robben Island, lendária ilha-prisão de segurança máxima ao largo da Cidade do Cabo, com Mandela, comenta que “o livro reuniu um conteúdo tão concreto que materializou a constatação de que os fatos passados durante a transição da África democrata são exatos”.
Livro: Nelson Mandela – Uma Lição de Vida – Jack Lang
Descrição:
Em cinco capítulos, Jack Lang, ex-ministro da cultura da França, retrata a vida de um mito: Nelson Mandela. Um guerreiro na luta pelos direitos dos negros, Mandela passou 27 anos preso em Robben Island, saindo em liberdade em 1990.Tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e conseguiu reconciliar negros e brancos. Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Este livro, contudo, revela também as contradições do próprio Mandela, na forma de um drama em cinco atos: no primeiro ele é o irmão africano de Antígona; consciente de um dia ter de infringir a lei do Estado em nome de um dever superior; no segundo é Espártaco, o escravo que lidera uma rebelião contra os poderosos; no terceiro é Prometeu,acorrentado pelo racismo; no quarto ato é Próspero de “A tempestade” de Shakespeare,o benfeitor da humanidade, e finalmente no quinto é o Rei Nélson, o sábio soberano. O prefácio é assinado pela escritora sul-africana, Nadine Gordimer, Prêmio Nobel de Literatura e grande ativista pelos direitos humanos.



Livro: Os Caminhos de Mandela: Liçoes de Vida, Amor e Coragem – Autor:Richard Stengel – (Com trechos inéditos do diário de Mandela)
Por mais de dois anos, em pleno período de reconstrução democrática da África do Sul, nos início dos anos 1990, o editor da revista Time Richard Stengel presenciou o dia a dia de Nelson Mandela. Na época, o líder político conduzia o país a suas primeiras eleições livres, aos mesmo tempo em que era auxiliado por Stengel na tarefa de escrever a autobiografia.
O livro vai além de radiografar a figura mítica que libertou seu povo do preconceito racial e conclamou opressores e oprimidos a reinventarem uma nação. Stengel foca seu olhar sobre situações da Vida em que, testado pelas circunstâncias, Mandela distribuiu suas mais perenes lições de liderança e sabedoria. Por meio da Vida do estadista, o leitor pode aprender, por exemplo, por que a Coragem é mais do que a ausência de medo, por que devemos manter nossos adversários por perto, por que ‘ambos’ é quase sempre melhor do que ‘isto ou aquilo’, por que precisamos encontrar no mundo algo que nos proporcione realização e significado.
Cada uma dessas lições relaciona-se a episódios da trajetória de Mandela – do garoto protegido de um rei tribal aos primeiros anos de luta contra o regime segregacionista do apartheid, dos 27 anos como preso político aos anos de maturidade, do agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 1993. Combinando concisão e profundidade, o livro condensa o pensamento de uma personalidade, forjada ao longo de mais de 90 anos no exercício de diferentes papéis – guerrilheiro, mártir, marido, presidente, guia moral.

fonte:http://mariamachado.blog.com

Nenhum comentário: