domingo, 25 de março de 2012

A evolução do celular


O primeiro celular da história

Há meio século, precisamente no dia 16 de outubro de 1956, era criado o primeiro celular, aquela época conhecido como sistema automático de telefonia móvel ou MTA como ficou conhecido.

O equipamento, inventado pela Ericsson, era bem diferente dos pequenos aparelhos portáteis de hoje, ainda que com a mesma funcionalidade. De início, a telefonia móvel era sinônimo de comunicação por meio de rádios, operando na faixa dos 160MHz, instalados em automóveis, barcos, etc. O aparelho MTA pesava nada mais, nada menos que 40 kilos.

Hoje a comunicação móvel faz parte do cotidiano de quase um terço da população mundial, sendo que 2 bilhões já conectados com o sistema GSM.



A HISTÓRIA DA TELEFONIA CELULAR NO BRASIL



A telefonia móvel foi introduzida no Brasil em 1972, por um sistema anterior à tecnologia celular, um sistema de baixa capacidade, com tecnologia IMTS (Improved Mobile Telephone System).

Instalado em Brasília esse sistema continha apenas 150 terminais.
Em 1984, deu-se início à análise de sistemas de tecnologia celular sendo definido o padrão americano, analógico AMPS (Advanced Mobile Phone System ou Sistema de Comunicação de Telefonia Celular), como modelo a ser introduzido (foi implantado, também, em todos os outros países do continente americano e em alguns países da Ásia e Austrália).
O padrão AMPS introduzido, obedecia rigorosamente a formatação em uso nos Estados Unidos. Posteriormente com o aumento da demanda o Ministério das Comunicações expandiu a Banda de freqüência para o sistema móvel celular e utilizou o padrão E-AMPS (Extended AMPS).
Em 1990, o Rio de Janeiro é a primeira cidade brasileira a usar a Telefonia Móvel Celular, logo depois apareceu o sistema da Telebrasília em 1991. E foi seguido por Campo Grande, Belo Horizonte e Goiânia. Em 1993 houve a inauguração da Telefonia Móvel Celular em São Paulo, e em novembro deste mesmo ano a Telesp Celular lança o seu celular digital. Em 17 de novembro de 1997, começa a operar o primeiro serviço celular digital nacional da Banda B, em Brasília. Em 19 de maio são ativados os primeiros celulares digitais da região metropolitana de São Paulo

É incrível a rápida evolução dos celulares, em pouco tempo o tamanho diminuiu consideravelmente e as funcionalidades impressionam a cada dia!


Morph: o celular do futuro, segundo a Nokia




Celular conceitual usa vidro em toda a estrutura

Se a resistência a quedas está entre os pré-requisitos para comprar um telefone celular, esqueça. Mas se você está no grupo dos usuários (bastante) cuidadosos, pode considerar a aquisição de um aparelho com estrutura totalmente feita de vidro – isso no futuro, pois os modelos “Glassy Glassy” ainda são conceituais.

Placas de vidro deslizam, para que usuário possa atender as ligações.
“Seria preciso limpar as marcas de dedo toda hora, mas eu gostaria de ter um desses”, afirmou o designer Mac Funamizu, criador dos aparelhos, segundo o site “Yanko Design”. Ainda não há previsão de venda ou preço dos modelos, que teriam superfície sensível ao toque.
Segundo modelo que usa vidro na estrutura tem 'flip', para usuário abrir e fechar o celular.


fonte: http://www.naoduvido.com

Nenhum comentário: