quarta-feira, 28 de março de 2012

Maior transplante facial de sempre: Homem recebe cara totalmente nova

Numa operação que durou 36 horas uma equipa de médicos americanos conseguiu dar a um homem, vítima de um disparo acidental, uma nova cara, língua, maxilar e dentes, naquele que é considerado o maior transplante facial de sempre.
O paciente, Richard Lee Norris, de 37 anos, perdeu o nariz, lábios e a maior parte dos movimentos da boca, em 1997, em consequência de um disparo acidental, que lhe mudou completamente a vida e o obrigou a dezenas de operações cirúrgicas reconstitutivas, até chegar às mãos dos cirurgiões da Universidade de Meryland.
"Ele conseguiu recuperar a sua vida", disseram os médicos.
Lee Norris já começoua sentir a sua nova cara e já escova os dentes e faz a barba. De acordo com os médicos, também já retomou o olfacto, que havia perdido com o acidente.
Durante 15 anos, Richard Lee Norris viveu como um recluso, escondendo-se por detrás de uma máscara e só saindo à rua à noite. "Agora com o transplante a sua vida mudou, disse o médico Eduardo Rodriguez, que chefiou a equipa de cirurgiões.
Ele recebeu a nova cara a partir de um doador anónimo na semana passada, cujos restantes órgãos salvaram a vida de outros cinco doentes.
Uma semana depois da operação, Norris já mexe a língua, consegue abrir e fechar os olhos e está a recuperar mais depressa do que os médicos esperavam.



SAPO

Nenhum comentário: