quinta-feira, 29 de março de 2012

Novo medidor de energia elétrica já está sendo testado



Mais uma novidade tecnológica chegará a sua casa. Previsto para o final de 2012, o medidor inteligente de energia elétrica já está sendo testado em Minas Gerais. Essa rede inteligente faz parte do sistema Smart Grid, que envolve outras alterações na rede elétrica do país.


Esse sistema consiste na aplicação de tecnologia da informação para o sistema elétrico de potência, integrada aos sistemas de comunicação e infraestrutura de rede automatizada. Ele irá permitir o acompanhamento do consumo em tempo real e outras novidades.


Dentro do Smart Grid, a grande novidade será o medidor digital, que ficará no lugar do analógico. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá desembolsar de 200 a 300 reais para cada unidade de medidor, que vai exibir os dados de consumo real da casa e marcar cada informação utilizando redes de telecomunicação.


Já em funcionamento na Europa, a tecnologia está sendo testada no campus da UniverCeming, em Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte. A capital do Rio de Janeiro também fará testes com o sistema Smart Grid.


O interessante é que o novo medidor terá um display que ao invés de mostrar o gasto em quilowatts/hora (Kwh), como é feito atualmente, mostrará diretamente o gasto em reais. Ele ainda poderá calcular o valor a ser pago no fim do mês a partir de uma média semanal, evitando assim surpresas ao consumidor.


Mais um benefício do sistema será o de possibilitar pelo menos três tarifas diferenciadas no decorrer no dia, como já acontece com a telefonia fixa. Ou seja, o consumidor poderá programar o uso de seus eletrodomésticos de forma a evitar ligar equipamentos que gastam bastante energia no horário de pico, entre 18h e 22h, em que a energia será mais cara.


O Smart Grid também vai apresentar as frequências e as durações da interrupção de energia, bem como a variação dos níveis de tensão, cujas leituras serão efetuadas por meio de uma central na concessionária, agilizando o serviço.


Outra novidade será que a conta de luz poderá ser pré-paga, como a de celular. Isso irá permitir que o consumidor faça a recarga quando quiser e não pague no fim do mês necessariamente. Se o gasto for maior que o valor carregado, haverá um crédito de emergência como o do cheque especial dos bancos.


O objetivo da Aneel é que o medidor deixe de ser um mero registrador de consumo e passe a ser uma central de comunicação interativa entre consumidor e distribuidor.

http://imobiliariaato.blogspot.com.b

Nenhum comentário: