domingo, 4 de março de 2012

Simplesmente, The who




Quando o que re-entrou no estúdio de gravação em setembro de 1977 na sequência de um par de anos na estrada, não estava na melhor das circunstâncias. Por um lado, constantes turnês estava tomando um pedágio sobre o casamento de Pete Townshend, de modo que o compositor / guitarrista determinado a mudar as coisas, aderindo ao horário comercial - dificilmente uma receita para a criatividade não-detém-barradas. E depois de mais de uma década de hellraising, Keith Moon apareceu em nenhuma forma de tambor a um nível aceitável.

Lua mudou de Los Angeles a Londres para os ensaios, que teve lugar na banda Ramport estúdio em Battersea, e desde o início ficou claro que ele só poderia ter um problema de atitude. Em um dos primeiros dias, entediado com tudo o enforcamento ao redor, ele usou seu isqueiro banhado a ouro para definir um quadro de avisos no fogo, e quando o assistente produtor Glyn Johns, Jon Astley, assiduamente começou a microfonação da bateria com uma configuração muito mais intrincada do que a técnica simples que Johns tinha tradicionalmente empregadas, sua obra foi rapidamente desfeita na moda Lua clássico.





Jon Astley hoje.


"Glyn confiava na minha engenharia, e pela primeira vez ele estava interessado em ficar longe de grande, aberto microfonação e realmente tentar algo diferente com o microfone próximo", explica Astley. "Ele estava aberto a algumas das coisas que eu queria tentar fazer, e foi bastante interessante que ele iria me deixar fazer isso - eu usei um monte de microfones diferentes no kit de Keith, e Glyn veio no dia seguinte e disse: 'OK, vamos tentar. " Até então, Glyn só havia usado três microfones em um kit de bateria, então foi um grande passo para que ele tome. Você vê, o tipo de coisa gravação ambiente tinha sido e ido embora, e essa foi a era da discoteca, quando tudo era em seu rosto e muito seco e muito, muito close-miked.

"No bumbo eu usei uma D30 AKG, eu tinha um Neumann KM84 em cima e embaixo do laço; eu usei um Shure SM58 com uma almofada nele para o oi-chapéu; despesas gerais foram Neumann U87s, e para toms eu usei nada Eu poderia achar que corresponde, como Sennheiser 421s. Então, um dia depois que eu definir tudo isso, Keith entrou e deu a volta ao kit para mim. Eu só queria ter certeza a imagem estéreo foi OK, então ele jogou e então perguntou: "Está tudo bem? ' Eu disse: 'Sim, isso é fantástico ", em que ponto ele se levantou e andou em linha reta através do kit de sangue. Ele obviamente estava ciente de que eu ia colocar um monte de trabalho para ele, equilibrando a coisa toda, mas eu pensei' Oh , bem, bem-vindo à Quem. Aqui vamos nós ... " 





Ele é quem você sabe ...

Não que Jon Astley era tudo o que não estão familiarizados com os membros da banda e suas idiossincrasias. Sua irmã Karen foi então casada com Pete Townshend, que inicialmente tinha ligado com o Jon adolescente levando-o para alguns dos shows do grupo de volta em meados dos anos 60. "Pete estava cortejando Karen no momento, então foi, provavelmente, para manter os meus pais felizes que ele me tirar suas mãos", supõe Astley com um sorriso. "Eu era um fã Quem de qualquer forma, e embora eu era um pouco jovem para ser um Mod [Astley nasceu em 1951], eu abracei a coisa Mod todo. Então, depois que minha irmã se casou com Pete e eu terminei a faculdade em 1971, eu comprei uma casa em Twickenham, não muito longe de onde moravam. Depois de trabalhar no Luxemburgo estúdios de rádio para um par de semanas, então eu tenho a minha grande chance, trabalhando como operador de fitas no Olympic em Barnes. Para mim, esta era a casa de rock & roll - os Stones tinham gravado lá e, muito em breve depois que eu entrei, o Eagles estavam lá também, e é aí que eu conheci Glyn Johns ".





Harry Goodwin / Redferns


The Who, nos bastidores de um estúdio da BBC em Londres. A partir da esquerda: Roger Daltrey, Pete Townshend, Keith Moon e John Entwistle. Esta foto é acreditado para ter sido tomada durante uma aparição no Top Of The Pops para promover 'Who Are You'.


Durante seu tempo no Olympic Studios, Astley trabalhou em Dogs David Bowie Diamond, bem como Tim Rice e Andrew Lloyd-Jesus Webber Cristo Superstar. Em meados dos anos 70, tornou-se a tempo inteiro, engenheiro-assistente de Johns, produtor e / ou engenheiro de escolha para todos, desde Led Zeppelin, Eagles, Eric Clapton, Joan Armatrading e Steve Miller Band dos Beatles, os Rolling Stones eo. Quem "Glyn e eu fiz um par de álbuns de Eric Clapton juntos, Slowhand e sem encosto, em que eu estava oficialmente ajudar, mas alguns dias Glyn não apareceu e Eric diria 'Oh, vamos fazer uma pista inteira. Vamos mostrar ele! " Em 'Tempo de Tulsa "fato era tudo me - engenharia, produção, todo o lote - e Glyn estava bem com o que Ele não se importou com tudo o que Ele pensou que era parte integrante do trabalho, e chegamos muito bem.. .




"Em 77, Glyn veio até mim e disse: 'Eu não acho que haverá um conflito de interesses, mas me pediram para fazer o próximo Quem registro. Como você está trabalhando para mim, não posso ver que ele vai ser um problema. Mas se o fizer, então diga isso. " Eu disse 'Não, tudo bem. Eu adoraria fazer isso com você. " Então nós fomos para Battersea, para o que chamamos de 'A Cozinha ", que era Ramport Studio, e começou a Who Are You".



Na Cozinha

Habitação um recém-construído personalizado Neve 8088 preta do console de entrada 40, um 24-track gravador de fita 3M e 16-track Studer, Ramport tinha o que era suposto ser uma das primeiras salas de controle quadrophonic, com quatro alto-falantes JBL enormes na frente e dois na parte de trás.

"Pete viria com uma nova canção, que serviria como música de fundo para o Who para executar, e John [Entwistle] iria fazer o mesmo", diz Astley. "Pete tinha um Polymoog que foi programado para reproduzir faixas de seu apoio, e, em seguida, os outros caras que overdub suas partes. O problema foi, Pete estava trazendo 24 faixas demos e Glyn queria trabalhar de 16 pistas, porque o som saindo um bloco de cabeça de duas polegadas com 16 faixas foi muito melhor do que uma faixa de 24-com Dolbys e tudo Na verdade, nunca os Dolbys em Ramport parecia estar alinhados corretamente -. um dia que costumava soar brilhante, no dia seguinte soaria chato, e eu nunca poderia dizer o que estava acontecendo. Toda noite havia uma diferente line-up dos homens de manutenção, eo resultado foi que as coisas nunca soou o mesmo de um dia para o outro. Foi muito, muito estranho. "





Não que este foi o maior problema durante a gravação e sessões de overdubbing que ocorreram durante o último terço de 1977. "Toda vez que veio a overdub Keith, que não era grande", comenta Astley com eufemismo considerável. "Seu tempo estava fora, o que era incomum para ele, e isso se tornou frustrante para todo mundo Ele estava bebendo muito e tomando medicamentos para parar de se ganhar peso -. Que não estava fazendo muita diferença - e enquanto ele ainda era o jovial Keith personagem, que às vezes usava um pouco mais fino, com todos os outros. "

Com a tensão crescente, algo tinha que dar, e isso é precisamente o que aconteceu durante a reprodução de 'Disco Sister' em quinta-feira, 27 de outubro, 1977. "Roger se inclinou sobre a mesa enquanto Glyn estava sentado lá e ele disse 'Posso ouvir um pouco mais baixo?'" Astley lembra. "Glyn parou a máquina e disse 'O quê? Roger e disse: 'Eu só quero ouvir baixo um pouco mais na mistura. " Glyn disse: "Estamos ouvindo todo esse trabalho do caralho que eles fizeram, e que você quer ouvir um pouco mais baixo?" Nesse ponto, as coisas explodiu. Foi inacreditável. Ambos saiu, e então ouvi esse tumulto no corredor e Glyn voltou na sala de controle com lágrimas nos olhos, segurando o nariz e dizer 'É isso aí. Eu m indo para casa. " Roger tinha nutted ele e expulso em sua Ferrari. " 





De acordo com a própria recordação Daltrey muitos anos mais tarde, ele disse Johns que ele achava que as cordas fez a trilha sonora over-produzido: ". Ele me chamou um pouco c ** t, então eu batia nele"

Depois disso, por não transformar-se em nocturnos Daltrey sessões vocais, Johns basicamente delegou a responsabilidade de produzir estes para Jon Astley. Não que Townshend homem renascido família estava lá, também. "Pete costumava deixar o estúdio às quatro da tarde para pegar seus filhos na escola, e nós não o veria novamente", afirma Astley. "Roger, por outro lado, só queria fazer seus vocais durante a noite, assim que meus dias estavam muito, muito tempo. Na verdade, eu me lembro Pete saindo quando eu estava me preparando para fazer uma sessão vocal com Roger, e ele disse ' Certifique-se que ele canta as notas certas. " Eu pensei, 'Oh, é que o meu trabalho? Acho que é agora. "

Beber & Cantar

O bar no Ramport Studios equivalia a uma geladeira no canto do estúdio, dos quais mais presente bebeu porta - rock & roll! Entwistle vinho preferido, e da Lua entregou o seu gosto por Coca-Cola misturada com o que os espíritos estavam disponíveis, mas Daltrey afirmou que o porto era bom para suas cordas vocais.


"Sua voz era muito boa", Jon Astley confirma. "Ele ergueu quando colocá-lo sob grande tensão, embora ele só fez o vocal principal uma vez por semana - não era como ele estava fazendo duas ou três noites a - e nós dois nos divertimos muito experimentando com microfones . tive cardióides e figura de oitos, um acima do outro, para colocar seu vocal em estéreo, levando-se em quatro canais ... é claro, você pode comprar um microfone que agora faz tudo isso, mas naquela época nós tinha bastante hoot um tentando coisas diferentes. A única coisa que foi, que tipo de deixou doente quando escutei, porque se Roger moveu-se ligeiramente para a esquerda ou direita da imagem estéreo se movimentar nos alto-falantes. Eu lembro de pensar 'eu sou não tenho certeza se este é ou não uma boa coisa ", então acabei usando na maior parte um Neumann U87 com um Urei 1176 sobre ele.


"Ainda assim, algo que eu não percebi durante o Who Are You sessões, mas que se tornou evidente quando eu trabalhei com Roger durante os anos 80, foi que se você passar quatro ou cinco takes com ele, mesmo que ele ainda está cantando perfeitamente, ele faz perder uma vantagem. É muito difícil dizer exatamente o que a borda é, mas é um tom muito bom que corta coisas, e que desaparece quando a sua voz suaviza. Apesar de que inicialmente parece bom, não é bom em tudo em termos reais. E a menos que ele esteve na estrada, cantando todas as noites, que acontece no estúdio depois de quatro ou cinco takes. Dito isto, eu fiz comp seu vocal de vários takes em 'Who Are You', e ele também tinha voltar e cantar "Ah, quem diabos é você?" para a versão de rádio, e eu então combinados lo. Após a pista havia sido escolhido como o único, estávamos preocupados que a rádio não iria jogar por causa dele duas vezes cantando "Ah, quem diabos é você? ', então eu tinha-o entrar e refazer as partes, quando eu estava misturando o registro no CTS em Wembley.


"Eu também lembro de ter Roger volta para tentar fazer algumas harmonias com ele em certas canções. No entanto, ele é um daqueles grandes cantores que está nota perfeita ao fazer uma ligação vocal e sabe o que quer fazer, mas se atrapalha quando se trata de cantando backing vocals. Ele vai escolher harmonias que se cruzam, e se você diz 'eu só quero a harmonia terceiro nesta linha, "ele pode ter um tempo difícil. No entanto, esta parece ser uma coisa comum com vocalistas."


Em O RAK

O escalonamento em até ao final do ano. Em dezembro daquele ano, as sessões de cordas teve lugar no Olímpico, com o pai Jon Astley Ted - compositor da música e músicas tema para bem conhecidas, tais programas de TV britânicos como The Saint, Danger Man, S Departamento e Randall & Hopkirk (Deceased) - tendo o cuidado das modalidades de "Had Enough" e "Love Is Coming Down '. Depois foi tempo para uma pausa de Natal muito bem-vinda, uma pausa que rapidamente evoluiu para uma estada prolongada após Pete Townshend colocou a mão por uma janela e Roger Daltrey passou por uma cirurgia na sequência de uma infecção na garganta. Apenas em meados de março que a banda se reúnem novamente, desta vez no RAK Studios, em madeira de São João, onde Glyn Johns estava interessado em experimentar o console API e, mais ao ponto, experimentando com uma muito necessária mudança de cenário. Isso durou menos de uma semana.





Jon Astley em seu estúdio de masterização em Twickenham, localizado na mesma casa que pertenceu a Pete Townshend durante 12 anos.


"Eu me lembro um dia extraordinário no RAK quando Glyn trouxe outro baixista e eu pensei 'Isso é um pouco engraçado", recorda Astley. "Você vê, John queria jogar tipo de baixo chumbo e Glyn sentia que precisava de alguém para jogar sólido de fundo baixo para pregar as '905 ', que era muito John orientada. Quando isso acontece, John era bem sobre isso. Ele foi '. Sim, sim, o que quer Ter um go ", e assim veio em Dave Marquee - que havia jogado nas sessões de Joan Armatrading que eu tinha feito com Glyn - e, em seguida, teve esta sessão muito estranho onde tentamos gravar um apoio pista com tambores, dois baixos e teclados. John tinha realmente trazido em uma faixa de apoio que consistia em todos estes synths, e foi em duas faixas da máquina 24-track ... Eu tinha deixado os primeiros oito faixas e estava gravando a banda nos últimos 16 faixas, mas o homem de manutenção tinha o controle remoto com fio com o cabo errado e quando eu coloco os últimos 16 faixas em Registro limpou os oito primeiros. Estávamos 10 segundos para ele e eu fui 'Espere um minuto! Pare! " Nós já limpou trilha de João de apoio, embora conseguindo detê-lo antes de chegarmos longe demais para a música que eu era capaz de copiar um versículo e da emenda-lo para a frente.

"Eu estava pensando 'Oh não, eu não acredito que este dia, eu não acredito que este dia." Keith foi horrível, Glyn foi para casa cedo, o resto de nós saiu um pouco do jantar, e eu me sentei com a OMS em um restaurante em São João Madeira, onde disseram Keith que estava fora da banda. Era um caso de "A menos que você faça algo drástico, Keith, temos que encontrar um novo baterista. Eu acho que Keith pensou que ele estava jogando bem, mas sua atitude era como 'O que quer Ah, sim, OK.'. Ele provavelmente foi para casa e ficava deprimida com isso, mas no momento em que ele apareceu para levá-la em seu passo. "


Tomando as rédeas

Outra pausa seguido, desta vez por algumas semanas, antes das sessões reiniciada às Ramport que abril, com Keith ainda atrás do kit, mas sem Glyn Johns atrás do balcão. Oficialmente, este foi devido a um compromisso anterior, mas pode haver pouca dúvida de que ele também tinha o seu preenchimento da OMS. De repente, Jon Astley encontrou-se produzir, bem como de engenharia.





Richard Buskin

As fitas master originais para o Who Are You álbum.


"Foi estranho", lembra ele. "A banda veio até mim e disse: 'Er, nós gostaríamos que você para assumir como produtor ... se está tudo bem com você." Eles foram bastante razoáveis! Eles pareciam ter uma grande fé no que eu poderia fazer, embora eu não tenho idéia do porquê. Eu nunca havia produzido ninguém antes. Acho que para todos eles sabiam que eu poderia ter ido embora com Glyn, em vez de que eu pensava "Oh, sim, por favor. Muito obrigado. eu sempre quis para produzir a Quem. eu sou seu homem! '

"Para ser honesto, eu tenho certeza que eles só queriam obter o registro terminou E eu suponho que o meu papel mudou, na medida em que de repente eu estava apresentando algumas de minhas próprias idéias -. Tivemos um pianista, mas eu senti que Pete piano em uma de suas demos era melhor. Eu disse: 'Eu prefiro você jogá-lo, Pete', e eu também sugeriu que ele cante a oito meio. Então eu estava contribuindo para a produção, que era algo que eu sempre queria fazer. Felizmente, eles foram muito, muito aberto a sugestões. "

Mas não promoção Astley irk seu mentor antigo, Glyn Johns? "Não. Se qualquer coisa, que causou mais de um problema entre mim e Pete. Ele disse: 'Este é um trabalho, que é família. São coisas diferentes." Ele estava tentando ser um pai normal e ter um relacionamento normal com sua família ao fazer um registro para este lendário Rock & roll. Foi muito, muito estranho. Lembro-me dele odiar a unidade para e de Battersea, então ele comprou uma lancha, pensando que ele poderia cinto cima e para baixo o Thames a 90 milhas por hora. Ele começa a Battersea mais rápido do que se ele estava dirigindo ... claro, ele estava errado.

"Quando chegou a sua forma de tocar guitarra, ele deixou-o rasgar de vez em quando. Por exemplo, quando ele fez a parte principal, com uma guitarra Gibson Les Paul em 'Who Are You', gravado na sala de controle por Glyn, usando um Gelf pré-amplificador e um eco bom prato, todo mundo parou e foi "Merda!" Ele nos lembrou de quão grande ele era. E este deve ter sido quando Pete estava começando a ficar surdo de um ouvido, porque ele tinha uma caixa especialmente construída para auscultadores que cortar sempre que algo ficou muito alto. "


Separate Lives

Além do overdub de guitarra, vocal, piano baixo, bateria e Rod Argent, a maioria da faixa-título inclui a demonstração de que Townshend gravada em sua configuração de casa, incluindo o violão, guitarra, teclados, palmas e backing vocals onipresente que ele rastreou a si mesmo. Esqueça o vídeo promocional, filmado em Ramport no início de maio de 78, que apresenta os membros da banda todos reunidos em torno do microfone e trabalhar juntos como uma banda - na realidade, suas peças foram overdubbed separadamente. Em discos anteriores da banda tinham tocado juntos, mesmo quando overdubbing, mas desta vez em torno de habilidades vacilantes Keith ditou o contrário, e isso foi mal auxiliado pela rotina de seis horas noturno de um engenheiro de manutenção anunciando "O bar está aberto, senhores."



Richard E Aaron / Redferns


O que vivem em Nova York, por volta de 1977.


Pouco foi direto sobre o Who Are You projeto, que viu o espírito coletivo da banda mostrando sinais claros de desgaste. Pouco, ou seja, além do Sr. Confiável, John Entwistle, sempre presente, sempre consistente, ele entregou alguns surpresas tanto em termos de seu comportamento e seu virtuosismo tocar baixo. "Se não havia nada a fazer, John simplesmente substituir suas partes de baixo", diz Astley. "Ele tinha criado exatamente o mesmo som e dizer 'OK, execute a fita', e ele tocava exatamente a mesma coisa. Você poderia A / B entre as partes de seu baixo ao longo de cinco meses e eles todos ser exatamente o mesmo. Ainda assim, pelo menos, ele estava sempre lá, ficar na à noite para dar incentivo Roger quando ele estava cantando, e ele foi ótimo ter ao redor. Foi também a primeira vez que ele escreveu três canções para um álbum, apesar de que foi, provavelmente, porque Pete, incrivelmente bem, teve algumas músicas vetadas por Roger: '. Nah, eu não posso me ouvir cantando que' "



Entretanto, dado mais uma chance, e com as costas agora firmemente contra a parede, Keith Moon finalmente conseguiu seu agir em conjunto, que estabelece todas as suas partes de bateria dentro de cerca de 10 dias. "Ele foi ótimo", afirma Astley. "A banda não podia acreditar. Quando eles fizeram '905 ', que era bumbo, caixa, off-beat, on-batida, todo mundo foi" Isso não pode estar jogando Keith! Foi tão diferente dele. O momento era grande e era difícil de fazer, mas que ele conseguiu. A única coisa sobre a qual ele não poderia jogar, que me alertou sobre Pete, era 'Music Must Change ". Pete disse' É em 6/8 e ele não se sente 6/8. Ele nunca, nunca ele vai. Não ir até lá. " Ele estava certo acabamos colocando passos na pista Na demo de Pete, ele estava andando em círculo, e se tivesse sido quadraphonic teria sido maravilhoso para ouvir -.. Você podia ouvir seus sapatos sibilantes, eo som dele andando em um círculo foi o ritmo do registro ... Quero dizer, não se preocupe com 6/8, Keith nunca realmente senti 2/4 ou Sentiu orquestra -.. timpani aqui e pratos grandes não estava agindo, era teatro , e ele realmente foi grande. eu o amava.

"Depois de concluir todas as partes de bateria, ele conseguiu um emprego a trabalhar para o The Who como um homem PR. Ele costumava vir para o estúdio e anunciar [de uma forma muito autoritária, a voz superior crosta], 'Sim, bem, eu tenho uma outra reunião de hoje. eu tenho que ir e ver essas pessoas ... " Ele também ir andando em Hyde Park. Ele só gostava de jogar o cavalheiro Inglês. Muito estranho. "

A intuição do produtor

"Glyn Johns é a única pessoa que eu já trabalhei com quem sabia quando um take quente estava prestes a acontecer", diz Jon Astley. "Ele me olha do outro lado da sala de controle ou sentar ao meu lado na mesa e dizer: 'Marcar o próximo na caixa', e nove vezes fora de 10 ele estava certo. Ele só soube quando a banda estava prestes a chegar com o desempenho correto. Com Joan Armatrading ele estava certo o tempo todo. Quando estávamos "Amor e Carinho" de gravação, ele dizia "Nós não chegamos lá ainda, mas o próximo será ', e então ele dizia "Got it".


Voando Faders

Quando chegou a hora para a mistura, Jon Astley inicialmente tem o ombro frio como um resultado do que recebendo os pés frios. "Pete me veio com essa desculpa extraordinário", lembra Astley. "Ele disse: 'Jon, esta é a primeira coisa que você já produziu, e estamos preocupados que, se tudo dá errado e torna-se um completo fracasso, que não será bom para sua carreira." Eu pensei, 'Oh yeah, filho da puta. Eu sei que você está pensando. " Claro, eu disse: 'Oh, OK, Pete. Tudo bem', e ele disse: 'Pedimos Glyn para misturá-lo. "



Foto: Michael Ochs Archives / Redferns


Keith Moon na rádio KROQ estúdio, em Los Angeles, 1977.
Por esta altura, eu estava trabalhando com Glyn no álbum Backless Eric Clapton, então eu perguntei "Quando ele está fazendo isso? ' "Ele está fazendo isso no Olímpico na próxima semana." "Oh, certo. Eu me perguntava o que estava reservado para ". Como resultado, Glyn e eu passamos uma semana excruciantes poucos dentro do estúdio Olympic One, onde Glyn levaria um fader e dar-me esse olhar interrogativo outro lado da sala, como se dissesse "Que porra é essa? ' Em seguida, ele empurrava o vocal e suspiro 'Oh, você usou um compressor no vocal. " Foi horrível. Enfim, sentei-me por isso, unir o mestre e entregou-o conforme suas instruções, apenas para o gerenciamento de quem é a rejeitá-la e dizer-me 'Jon, você tem que misturar isso. " Afinal, eu sabia que o registro de dentro para fora, eu sabia o que estava fazendo e eu tive uma idéia de onde eu estava indo com ele, e eles ouviram que em meus mixes. Então, foi um passo bastante para eles tomarem, rejeitando misturas Glyn, mas eles estavam muito, muito inseguro sobre o registro, porque sinalizou uma grande mudança de direção em termos de escrita de Pete e eles estavam obviamente muito preocupado.

"John estava comigo para a mistura em CTS, ea Neve que estávamos usando era a primeira tábua nunca ter faders pouco sobre motores indo para cima e para baixo. Foi incrível. Então, novamente, graças ao grande motor grande, era impossível para agarrar a um fader por apenas um segundo. eu fiquei pensando 'Oh, eu gostaria de levantar essa tarola apenas lá', e é claro que eu não podia. Enfim, depois que eu tinha terminado misturar o álbum, nós tivemos um sessão de reprodução no Ramport, todo mundo adorou, e [gestão exec] Bill Curbishley chegou e disse: 'Jon, eu tenho um par de ingressos Concorde aqui porque eu sei que você ama voar, e eu quero que você vá e dominar a recorde em Nova York. " Toda minha vida eu amei, aeronaves e a oportunidade de voar no Concorde era incrível, então lá fui eu para Masterdisk. Essa foi a forma de gestão de dizer 'Obrigado por levar-nos através deste, "que foi muito bom."


Escreva, Demo, Editar

The Who Are You álbum marcou uma partida importante na abordagem de Pete Townshend para a composição, ea faixa-título, em especial o vi usando seu estúdio caseiro de 24 canais em Goring, Berkshire ao máximo. "Escrever-sábio, eu acho que ele foi limitado em termos do que ele estava tentando fazer", diz Jon Astley, "porque ele estava passando pelo que eu me refiro como sua Gilbert & Sullivan fase - 'Guitar And Pen' e 'Irmã Disco ',. todas estas peças de ópera que não se prestam para o rock guitarra Ainda assim, ele estava realmente em sua forma de tocar piano, e eu pensei que o seu piano foi bastante surpreendente No álbum anterior [The Who By Numbers] ele. " d tocou violão quase todo o caminho, e agora ele foi para os teclados - todos os bits de violão no meio de oito 'Who Are You' são de sua própria demo - então ele estava sempre à procura de algo mais para aprender e mestre para cada registro.


"Suas demos foram fantásticos. Ele veio com uma demo de 24 faixas de" Who Are You ", que foi de cerca de 22 minutos de duração, e isso consistia em um verso extra e coro e uma seção intermediária que acabou de passar sobre e sobre em Neverland. Extraordinária. Glyn e eu ouvia-o com a banda, e ele disse: 'Eu me pergunto o que devemos fazer com isso. " Pete disse: 'Bem, acho que a seção do meio, provavelmente, precisa cortar um pouco', então Glyn disse: 'Sim, isso é uma boa idéia ... Tudo bem, vamos ver você, hum, amanhã então, Jon.' E todo mundo foi para casa! Porque eu sabia que Glyn queria trabalhar com 16 pistas, eu realmente editou o demo de 24 pistas que Pete tinha feito, e eu tinha todas as peças ao redor da sala de controle marcados com Chinagraph, indicando onde as várias secções veio de . Deus, era um pesadelo absoluto.


"Eu coloquei a parte do meio e eu pensei 'Oh yeah, que funciona. Isso é bastante interessante." Originalmente, ele tinha ido para cerca de 15 minutos, enquanto que agora que durou cerca de 90 segundos, representando todos os favoritos meus pequenos pedaços. A coisa toda foi impulsionado por parte angular de Pete ritmo guitarra, tocada por meio de um sintetizador mala ARP 2600 que tinha um auto- pan e um filtro que se abria no tempo com a auto-pan. Isso criou uma espécie de wah-wah som synth, e desde que foi jogado em quatro compassos seções foi fácil editar em conjunto. Enfim, eu saltado a coisa toda para baixo em cerca de seis faixas do 16 pistas e, quando todos voltaram jogamos a Studer de 16 pistas e Glyn foi "Sim, soa bem. O que você acha, Pete?" "Sim, soa bem." E foi isso. Isso tornou-se "Who Are You", juntamente com uma introdução ligeiramente reformulado. A canção foi para cerca de sete minutos, e houve uma edição mais que nós fizemos mais tarde, quando pegou outro verso, mas o perdido versão verso, desde então, apareceu na [1996 CD] reedição de Who Are You ".


Levado embora





A mesa personalizado Neve que foi construído para a banda Ramport Studios, como ele apareceu em uma brochura Neve do tempo. O console, que mais tarde encontrou a sua maneira de Bearsville Studios em Nova Iorque, foi o único em vários aspectos: detalhes podem ser encontrados no site de Phoenix de áudio, os especialistas do Reino Unido com base em Neve restauração, que também construir novos produtos com base em desenhos originais Neve ( www.phoenixaudio.net ).


Numa altura em que o punk estava questionando sell-by da banda data, com quem você resistiu a qualquer impulso para a onda de salto-por meio de mergulho de rock prog de ​​cabeça para o synth-based e arranjos sinfônicos. A este respeito, é surpreendente que surgiram dúvidas, mas o álbum foi um enorme sucesso após seu lançamento em agosto de 1978, subindo para o número dois nas paradas americanas e vai platina no processo. A faixa-título, lançada como um mês, o single anterior, alcançou o número 18 no Reino Unido e número 14 na os EUA, mas tudo isso foi ofuscado pela morte prematura de Keith Moon em 7 de setembro daquele ano - ironicamente, sobre o álbum cobrir ele está sentado em uma cadeira chamada 'Não deve ser tomado Away'.

"Ele ficou bastante animado para o fim de fazer o registro", lembra Astley, que agora é um engenheiro de masterização em tempo integral para os gostos de Tori Amos, Chris Rea e Go Betweens, enquanto seus créditos remasterização incluir todos os Quem está gravações e outros por Led Zeppelin, George Harrison, Abba, Them, John Mayall, Tears For Fears e Nível 42. "Lembro-me de Keith realmente gostar" Guitar And Pen "e as coisas que fizemos sobre isso, e ele era geralmente muito acima sobre o registro. No entanto, embora ele se recompôs após ter sido dado o ultimato, assim que terminar as partes de bateria que eu conheço ele foi festas e boates. Quando isso acontece, John também foi boates todas as noites ... mas ele fez isso de uma forma muito tranquila. "





Os minutos faltantes

Por último, o que aconteceu aos 15 minutos de seção intermediária que freino unido; rock ; oram editados fora do 'Who Are You "(ver caixa abaixo)? Sentado no estúdio no andar de cima de sua casa Twickenham com vista para o lar do blues britânico, Eel Pie Island - a casa antiga propriedade do ex-brother-in-law Pete entre 1968 e 1980 - John Astley olha pensativo. "As coisas que eu cortei incluído Pete mexer no piano e guitarras acústicas mais", diz ele. "Eu adoraria saber o que aconteceu com tudo isso. Deve ser em um carretel em algum lugar, e talvez valesse a pena desenterrar ... Aposto que é a estrada a partir daqui. Você pode imaginar juntar o original de 20 minutos versão? O único problema é que a maior parte dela não teria qualquer guitarra ... "

Nenhum comentário: