segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cantor Pedro está sem febre e familiares comemoram melhora


Ede Cury, assessora do cantor Pedro  (Foto: Humberta Carvalho/G1)

Ede Cury, assessora do cantor Leonardo

O quadro clínico do cantor Pedro Dantas, 24 anos, apresentou uma "melhora importante" na tarde desta segunda-feira (23), segundo o diretor da UTI, Wandervan Azevedo. Pedro está internado há três dias no Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), em coma induzido, após sofrer uma acidente de carro na manhã de sexta-feira (23).

"Eles está sem febre desde o fim da manhã, o que é uma melhora importante", explicou Azevedo. O estado de saúde do jovem é extremamente grave.

Familiares e amigos do cantor comemoraram. "Só essa informação já foi alegria muito grande", disse a assessora de Leonardo, Ede Cury. Segundo ela, o pai de Pedro ficou muito feliz com a notícia e deve visitar o filho no fim desta tarde.

Parada cardiorrespiratória

O estado do cantor havia piorado nesta madrugada, quando ele teve uma parada cardiorrespiratória. A família cogitava transferí-lo para São Paulo, mas, com a instabilidade do quadro, a equipe médica do IOG juntamente com a médica coordenadora do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Ludmila Hajjar, avaliaram, na manhã desta segunda-feira (23), constataram que o jovem ainda não pode ser transferido para o hospital na capital paulista.

Ede Cury, informou ao G1, na manhã desta segunda-feira (23), que familiares foram pegos de surpresa com a notícia de que o cantor Pedro havia sofrido uma parada cardiorespiratória nesta madrugada. "Nós não esperávamos por isso. Todos nós pensávamos que seria como uma viagem com escalas, ou seja, o tratamento passaria por etapas, começando por Itumbiara, passando por Goiânia e, em seguida, para São Paulo, e ele ficaria bem", disse.

Transferência
Em entrevista coletiva, Ludmila Hajjar informou que está em Goiânia para auxiliar na avaliação clínica do paciente. "Diante de toda a gravidade, o quadro dele é bastante instável e, neste momento, não será possível removê-lo. Precisamos aguardar por uma estabilidade clínica maior", avalia. Ela explicou que, somente se Pedro mantiver essa estabilidade por um período de seis a oito horas sem alterações, a equipe voltará a pensar em transferência. "Uma melhora pode levar horas e uma piora pode acontecer em segundos", alertou.

A neurologista do IOG Edilene Guiotti também rejeita, neste momento, a transferência do cantor. "A pressão intracraniana dele chegou a acelerar, mas nós conseguimos controlá-la. O cérebro dele é viável, apesar da gravidade, mais ainda não é tempo para pensarmos em tirá-lo daqui. O momento é bastante crítico e o importante e mantê-lo vivo", disse.

Piora no quadro clínico
Durante uma entrevista coletiva no domingo (22), a equipe médica que atende o cantor havia confirmado que o artista havia apresentado uma piora clínica em seu estado de saúde. De acordo com o diretor do hospital, Newton Tristão, exames feitos entre a noite de sábado e a manhã de domingo mostraram que "houve uma piora clínica" no edema cerebral de Pedro e o quadro é de instabilidade. Tristão afirmou, porém, que essa piora era prevista, dentro da gravidade do caso.

Em entrevista coletiva, a equipe médica afirmou que não há previsão para que ele saia do coma induzido. De acordo com a neurologista Edilene Guiotti, o tempo é um aliado na recuperação: "O tempo é fundamental para a evolução do paciente, mas não podemos falar em datas, até porque não temos condições clínicas para poder acordá-lo. Na verdade, estamos esperando as respostas que ele nos dá. O Pedro é quem vai nos dizer o que devemos fazer". Os médicos afirmaram ainda que ele apresenta trauma ortopédico, pulmonar, abdominal e do crânio.

Dormiu no volante
O assessor de Leonardo, Marcelo Borges, participou da coletiva e disse que a família rejeita a hipótese de que Pedro tenha bebido após o show que realizou em Uberlândia, em Minas Gerais, na noite de quinta-feira (19). Segundo o assessor, Pedro fazia um tratamento para emagrecer e não ingere bebida alcoólica há dois meses, além de ter o costume de não beber durante a quaresma, que se encerrou há duas semanas.

"O Pedro sempre foi muito religioso, então, nessas épocas ele não bebe mesmo. Além disso, ele tinha iniciado um tratamento para emagrecer que não permitia a aingestão de bebida alcoólica", afirmou Marcelo.

Segundo ele, a família acredita na possibilidade de o jovem ter dormido ao volante. Ainda de acordo com Borges, o fato de Pedro estar dirigindo sozinho após o show foi um "caso excepcional", já que ele mantinha o hábito de voltar para casa na companhia de sua equipe.

O jovem faz dupla com o primo Thiago, filho do falecido cantor Leandro, irmão de Leonardo. Pedro dirigia sozinho por volta das 7h de sexta-feira, no município de Tupaciguara (MG). Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e transferido na sexta-feira para Goiânia.


fonte: g1

Nenhum comentário: