terça-feira, 10 de abril de 2012

Entrevista com o palestrante espírita Laerte Santos

Tive o prazer de participar de algumas palestras deste senhor e posso dizer com toda a certeza para vocês que são ótimas e dificilmente você sairá da palestra sem se emocionar. Tive também o privilégio de encontrá-lo e conversar com ele em particular e trata-se de uma pessoa fora de série. Então curtam a entrevista que vale a pena.




Entrevista especial concedida por Laerte Santos (foto), um dos mais requisitados palestrantes do estado do Rio Grande do Sul.

Melhorar a auto-estima, fortalecer os laços familiares, valorizar o trabalho e fundamentalmente amar a VIDA, são seus temas prediletos.

Jornalista por formação... Radialista por vocação... Palestrante por missão... Escritor por paixão...

Para entrevistá-lo, a direção do portal contactou seus colaboradores mais diretos e o resultado aqui está, expresso em 18 questões.

A entrevista foi dividida em três temas: centro espírita, sociedade e assuntos pertinentes aos jovens.




Ei-la, a seguir, na íntegra:

Como você encara a importância do estudo para quem trabalha dentro de um centro espírita.

Não somente na Soc. Espirita , mas em todas as atividades do SER humano, o conhecimento é fundamental.
Na Doutrina Espirita o conhecimento reveste-se de uma importancia maior, pois o conhecimento é que nos levará a luz do entendimento das leis e ações de DEUS.

Na sua opinião, qual o papel do orador para a Doutrina Espírita?

O orador é extremamente importante , pois atraves das palavras torna-se um semeador.
Atraves das palestras deveremos despertar o interesse em conhecer mais profundamente esta Doutrina de Luz.
Despertar igualmente o quanto é importante a lapidação de seus sentimentos.




As Sociedades Espíritas deveriam realizar periodicamente cursos visando a formação de novos oradores beneficiando também seus próprios trabalhadores?

Não acredito na realização de cursos periódicos para a FORMAÇÃO de novos palestrantes. Acredito, isto sim, em cursos de aprimoramento das vocações naturais. Logicamente dar oportunidade aos trabalhadores que demonstrem vocação para palestrar e fazer um intercambio com outras sociedades, pois auxiliará no desenvolvimento desta tarefa.

O público que frequenta um centro espírita busca o que numa palestra?

10% de conhecimento,90% renovar sua auto-estima e ouvir uma mensagem reconfortante que fale ao seu coração.
Palestras abordando profundamente a Doutrina, deverá ser reservada para os Grupos de Estudos, quando as pessoas já estão com um pouco de conhecimento.




Segundo Divaldo Franco diz, o palestrante espírita é um "iluminador de almas", como você encara essa responsabilidade?

Não existe missão sem responsabilidade. Encaro com naturalidade pois em tudo deveremos buscar a racionalidade e fundamentalmente com a referencia a Fé de cada um.
Por isto o preparo do palestrante é fundamental, buscando cursos periódicos de aperfeiçoamento. A iluminação dar-se-á atraves do amor a Si próprio e aos seus irmãos.

Suas palestras são marcadas por uma motivação pessoal muito grande, existe fórmula para isso?

Três regras básicas: Falar com simplicidade - Falar com o coração - E permitir a influenciação positiva dos mentores que normalmente estão ao nosso lado, sendo humilde o suficiente para saber que não passamos de um simples instrumento da espiritualidade.




Como demonstrar a importância do evangelho de Jesus em uma sociedade materialista e que vive instantes de grande violência?

O materialismo e a violência sempre existiram e sempre foram do tamanho da importâncias que damos no meio onde vivemos e aos acontecimentos a nossa volta.
Podemos demonstrar somente de uma forma e atraves da única formula que Jesus nos ensinou... Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a Si mesmo.

As Sociedades Espíritas representam um papel muito importante dentro da sociedade, mesmo assim, isso parece não ser muito reconhecido. Como você encara isso?

Tudo tem o seu tempo certo de maturação. É da natureza humana ir gradativamente mudando seu rumo de acordo com a melhoria do seu conhecimento.
É natural que tenhamos maneiras diferentes de encarar esta ou aquela situação. Caso todos tivessem o mesmo pensamento sobre a Doutrina, na haveria progresso e não teríamos Casas e Trabalhadores suficientes para atender a demanda. A Espiritualidade encarrega-se de ir regulando esta demanda.

Qual o maior desafio para a Doutrína Espírita atualmente dentro de um mundo tão materialista?

Mundo materialista é rotulo e eu não gosto de rótulos para não cair no erro da generalização.
O desafio não é só da Doutrina, mas como de todas as religiões, é demonstrar a imortalidade da alma e a necessidade de evoluir não só intelectualmente mas principalmente na sua moralidade, aperfeiçoando seus sentimentos mais nobres.

Como você encara o crescimento da publicidade em relação aos livros e filmes espíritas?

De maneira altamente positiva, pois isto faz parte dos projetos da espiritualidade e reafirma que nada é por acaso ou inútil na caminhada terrena.

A mídia atualmente vem colocando vários temas espíritas em suas programações com grande sucesso. De que forma pode isso ser bom e de que forma isso prejudica a doutrína?




Não vejo prejuízo algum, se o material for feito com seriedade e com base nas verdades da Doutrina.

De que maneira, o exemplo deixado por espíritos iluminados como Chico Xavier e Madre Tereza de Calcutá entre outros, podem contribuir para o avanço da sociedade buscando uma união para diminuir as diferenças sociais?

A educação e a evolução, dar-se-á sempre com 70% de exemplos e 30% de outras diversas formas, como palavras e leituras.
As diferenças sociais estão contaminadas maléficamente pelo desamor e somente poderemos diminuir este flagelo quando nos respeitarmos e nos ajudarmos como irmãos.

De que forma o centro espírita poderia auxiliar mais os jovens de hoje a fim de afastá-los das drogas, álcool e da violência?




Valorizando as relações na família. Falando e mostrando a importancia da família., pois a maior parte destes desvios tem como origem do mal ou do bem no seio das famílias, atraves da violência no lar, a falta de limites e de respeito. O que acontece em uma sociedade é a média do que acontece nas famílias

Como são encarados perante o espiritismo, exemplos de extrema violência como a deste menino de Novo Hamburgo considerado um "serial killer"?

Não tenho a pretensão de falar em nome de todos os Espíritas. Mas na minha opinião a resposta está na questão anterior, na família.

A evangelização dada dentro dos centros espíritas busca a preparação das crianças e adolescentes para viverem de um forma mais harmônica dentro e fora de suas casas mesmo assim, não existe uma frequência razoável deles nas aulas. Na sua opinião, qual o papel dos pais nisto?

Nas escolas fazem a mesma observação. Acontece que muitos pais são omissos na educação de seus filhos, na transmissão dos valores éticos e morais. Terceirizam a Educação achando que isto é um problema dos professores e na religião, acham que esta é uma tarefa dos religiosos. Engano fatal na formação das crianças e do futuro adulto, pois sem a participação responsável e direta dos Pais, continuaremos a assistir o desvio do caminho do bem de boa parcela de nossos irmãos.

A depressão, antes tida como uma doença apenas de adultos, atinge com cada vez mais frequência adolescentes. Como a busca maior pela religiosidade pode contribuir para a diminuição desse quadro?

Inflando sua auto-estima. A depressão tem origem na baixa estima e nos medos de enfrentarem no meio onde vivem.

Os jovens de hoje são e serão os futuros trabalhadores espíritas. Esse movimento tem crescido de forma agradável. A quem se deve isso?

A preparação responsável dos condutores das atuais Equipes de trabalho são responsáveis diretos por está situação.

Qual o seu recado para as crianças e adolescentes que se acham perdidas ou se sentem carentes de carinho pela família para que possam enfrentar os vícios de hoje?

Amarem seus Pais. Amarem-se independente de suas relações familiares. Amarem a Deus sobre todas as coisas e confiar no dia de amanhã pois jamais estaremos desamparados da providencia Divina.
Mesmo com a ausência da força e do carinho dos Pais materiais, o Pai Maior e os Pais da Espiritualidade sempre estarão apoiando e protegendo.

Nenhum comentário: