quinta-feira, 5 de abril de 2012

Novo vírus 'matador' já atingiu 600 mil Macs no mundo




Uma nova variação do malware Flashback para Mac OS X, BackDoor.Flashback.39, apareceu na web essa semana e, a princípio, ele explorava uma falha específica no plugin Java, da Oracle. A companhia de segurança da Rússia Dr. Web divulgou, na quarta-feira, que cerca de 600 mil computadores já foram infectados. Do total de máquinas atingidas pelo vírus, 1,8 mil estão no Brasil.

A fabricante Dr. Web teve acesso às estatísticas do servidor de controle do vírus. De acordo com a companhia, existem até 4 milhões de páginas com o código que instala o vírus nas máquinas. Acredita-se que este seja a maior botnet de Macs até hoje. Como mostra o mapa, a maior parte dos infectados está nos Estados Unidos: cerca de 300 mil.

Além das estatísticas, o comportamento do vírus ajudou a companhia a rastrear o problema. O Flashback sequestra o tráfego de buscas e redireciona o usuário para servidores próprios com anúncios. Os primeiros indícios deste malware começaram a aparecer em setembro de 2011. No dia 3, a falha no Java foi corrigida pela Apple. No mesmo dia, o Mozilla anunciou que o Firefox começará a bloquear as versões inseguras, para o Windows, do plug-in Java, que adiciona recursos extras a navegadores, como o Safari, da Apple.


fonte: http://www.correiodoestado.com.br

Nenhum comentário: