quarta-feira, 18 de abril de 2012

O TIME DE FUTEBOL MAIS ANTIGO DO BRASIL






Vocês sabem qual foi o primeiro clube de futebol do Brasil? Certamente muitos devem ter imaginado se tratar do Sport Clube Rio Grande/RS. Lêdo engano...


Das equipes em atividade, realmente a agremiação gaúcha é a "vovó" do futebol, pois foi fundada ainda no século XIX, mais precisamente na data de 19 de julho de 1900 e há 107 anos ainda disputa o Campeonato Gaúcho - atualmente o da 2ª divisão. Muitos ainda podem pensar que Flamengo, Vasco, Vitória e Ponte Preta são mais antigos que o Rio Grande. Entretanto, é bom esclarecer que os 3 primeiros citados foram fundados, sim, antes dos gaúchos, mas não nasceram como clubes de futebol. Já a Ponte foi criada 23 dias mais tarde, em 11 de agosto de 1900.


Mas o time pioneiro do nosso futebol é o São Paulo Athletic Club (chamado nos dias de hoje de Clube Atlético São Paulo), fundado mais cedo ainda que os descritos acima: 13 de maio de 1888 (no dia da abolição da escravatura no Brasil). E mais interessante: a equipe foi idealizada por alguns amigos numa mesa de bar. Vale ressaltar que este clube nada tem a ver com o atual campeão brasileiro São Paulo Futebol Clube. Vejamos...


A Princesa Isabel, Regente do então Império do Brasil, assinava a Lei Áurea. No mesmo dia, numa mesa de bar na rua São Bento, em São Paulo, vários engenheiros britânicos da recém construída São Paulo Railway e outros comerciantes da cidade, entre uma bebida e outra, se animavam conversando sobre a idéia de fundar um clube social-esportivo, onde poderiam disputar seu jogo predileto, o críquete, bem como compartilhar horas de lazer com as famílias. Entre eles estavam William Snape, William Speers, William Fox Rule, Peter Miller, Percy Lupton e Charles Walker. E dessa mesa de bar surgiu o São Paulo Athletic Club, ou simplesmente SPAC, o primeiro clube da cidade de São Paulo.


A princípio, como já exposto, a associação apenas tinha o críquete como esporte oficial. Mas em abril de 1895 ocorreu oficialmente a primeira partida de futebol da história do Brasil. São Paulo Railway (SPR) X The Gas Co., a companhia de gás da cidade, duelaram num campo de terra batida na Várzea do Carmo, na capital paulista. O resultado da partida foi 4 a 2 para o SPR, com dois gols do ilustre Charles Miller, o introdutor do esporte em nossa terra.


Mas pode-se perguntar: e o onde está o SPAC nessa partida pioneira? Resposta: está nos jogadores, muitos deles atletas da associação à época. E este jogo é considerado a semente para a grande e rica história de nosso futebol no país.

O SPAC teve o futebol de competição (o profissional nos dias atuais, pois naquela época o futebol ainda não era profissionalizado) desativado antes no ano de 1912. Hoje mantém em seus quadros várias outras modalidades esportivas, além do futebol estritamente amador - destacadamente o rúgbi, cuja equipe é uma das mais fortes do cenário nacional. Mesmo em sua curta história futebolística ainda conseguiu faturar o tricampeonato paulista em 1902, 03 e 04.
fonte: http://futebolhistoria.blogspot.com.br

Nenhum comentário: