domingo, 17 de junho de 2012

A História da Torre do relógio Big Ben

Torre do Relógio (Tower Clock) ou Big Ben

Para a maioria das pessoas, esse monumento é o principal cartão postal londrino mundialmente conhecido como Big Ben. Porém, o que talvez muita gente não saiba é que o nome Big Ben originalmente foi designado para o principal dos vários sinos que estão no interior da torre. O sino, fundido por George Mears em 1858, mede quase 3 metros e pesa 13,5 toneladas. Já o conjunto arquitetônico de 96 metros de altura, com destaque para o relógio, é chamado de Tower Clock (Torre do Relógio).

O relógio começou a marcar as horas pela primeira vez em 31 de Maio de 1859, mas o sino soou suas primeiras badaladas em 11 de Julho daquele ano.

O Big Ben (como é chamado popularmente), não faz parte da construção original do Palácio de Westminster. No dia 16 de Outubro de 1834, a maior parte do palácio foi destruido por um incêndio. Após esse fato, teve inicio um curto período marcado por grandes discussões acerca da reconstrução do Palácio.

Charles Barry - Arquiteto

Em 1836, durante a gestão de Sir Benjamin Hall como Ministro de Obras Públicas da Inglaterra, depois de estudar 97 propostas rivais, a Comissão Real escolheu os planos do arquiteto Charles Barry (foto a esquerda) para um palácio em estilo gótico. Entre as suas propostas, encontrava-se a ideia da construção de uma torre no extremo noroeste do palácio que abrigaria um suntuoso relógio, conhecido como o “Grande Relógio de Westminster” (Great Clock of Westminster).

Edmund Beckett Denison - Advogado e Relojoeiro

O relógio foi projetado pelo advogado e relojoeiro Edmund Beckett Denison (foto a direita), que diversas vezes entrou em atritos públicos com Charles Barry por atrasos e despesas orçamentarias no projeto. Em cada um dos quatro lados da torre fica uma face do grande relógio. A torre também contém cinco sinos, os quais constituem um carrilhão que emite uma melodia, conhecida como “Westminster Chimes”, a cada quarto de hora. A construção da Tower Clock teve seu inicio em 1840 e foi finalizada em 1859.

A gigantesca máquina que faz funcionar o relógio é, até hoje, de corda. Para que tudo siga funcionando bem, hoje são três pessoas que cuidam da exatidão do relógio da torre de Westminster, entre elas Paul Robertson, atual relojoeiro do Big Ben. Três dias por semana – segunda, quarta e sexta-feira – eles se encarregam de dar corda na gigantesca maquinaria que o movimenta.

Big Ben em Westminster

Esse ano o Big Ben comemora os seus 151 anos de existência. Um dos mais belos espetáculos que se pode presenciar junto a esse monumento acontece durante o reveillon londrino. Apesar dos fogos de artifício estarem, em sua maioria, concentrados na grande roda gigante às margens do Rio Tâmisa, a London Eye, é para o grande relógio que todos olham e aguardam ansiosamente as badaladas que irão brindar o novo ano.

Reveillon Londrino

Não importa o que vá fazer em Londres, se for a sua primeira vez, é inevitável não parar ao menos alguns minutos para admirar tão belo monumento. Eu ao menos farei isso assim que chegar, mas antes, tenho outros dois lugares mais prioritários para visitar, porém isso, é assunto para os próximos posts.

A partir de hoje, ao término de cada post sobre Monumentos e Atrações, irei postar o Mapa Turístico de Londres (foto abaixo), onde irei marcar com um circulo verde o local referente ao post, e um “check” vermelho nos locais já apresentados aqui no blog. Dessa maneira pretendo passar por todas essas atrações e outras mais que não constam no mapa, conhecendo assim, detalhadamente, cada um desses lindos lugares que em breve pretendo visitar. (Obs: clique na foto para ampliar o mapa).

Nenhum comentário: