quarta-feira, 20 de junho de 2012

Primeiro ponto de recarga para carros elétricos começa a funcionar no Chile



petro-chile-e1304105448633 A Petrobras Chile inaugurou, na última semana, a primeira electrolinera – ponto de recarga rápida para carros elétricos – do país, em um de seus postos, em Santiago, capital chilena. A iniciativa é resultado de parceria da Petrobras Chile, da Chilectra (empresa de energia elétrica do Chile) e da Marubeni, responsável pelos equipamentos. Esta é a primeira de muitas “electrolineras” que serão implantadas naquele país, já que desde o primeiro semestre deste ano, os carros elétricos passaram a ser oficialmente comercializados, em uma tentativa de impulsionar a eficiência energética e contribuir para a qualidade do ar.

Os equipamentos serão estabelecidos em supermercados, estacionamentos e centros comerciais, onde em 30 minutos, os veículos conseguem repor 80% de sua carga, o que os permite percorrer 130 km.

O projeto está alinhado ao compromisso da Petrobras de contribuir para diversificar a matriz energética chilena e usar energias sustentáveis, como já vem sendo realizado nos projetos de etanol e de biodiesel. Segundo o presidente da Petrobras Chile, Otavio Cintra, ao chegar ao país, a empresa se propôs ir além do simples abastecimento energético, estimulando o uso de fontes de energia que incentivem a proteção do meio ambiente. O Japão é líder na utilização de energia elétrica para abastecer automóveis contando com mais de 600 unidades de carga rápida. Em todo o mundo existem, atualmente, apenas 41 pontos: 13 na Bélgica, 16 em Portugal, quatro no Reino Unido, três em Hong Kong (China), dois nos Estados Unidos, além de uma unidade na Suécia, uma na Espanha, e desde o dia 20/04, uma também no Chile.

Fonte original: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br



Leia mais: http://seboeacervo.blogspot.com/2011/05/primeiro-ponto-de-recarga-para-carros_17.html#ixzz1yNu5Y3sf

Nenhum comentário: