domingo, 17 de junho de 2012

Roger Waters - O gênio



Se ontem o dia era de celebrar os 65 anos do nascimento de Freddie Mercury, hoje também se comemora o aniversário de um gênio da música. Para mim, um dos maiores da história: Roger Waters, baixista, vocalista, compositor, fundador e principal mentor do Pink Floyd, que está completando 68 anos.

Depois de Syd Barret ter se afastado da banda, em 1968, Waters assumiu para si a responsabilidade de ser o letrista, ao passo que para a guitarra foi recrutado David Gilmour. Se à época estas mudanças podiam ser vistas com desconfiança, o tempo provou que elas transformaram o som e os rumos da banda, alçando-os à condição de ícones do rock, consagrando a banda que os fãs, como eu, aprenderam a amar de forma incondicional. Tornaram-se uma das maiores bandas da história da música.

Waters saiu da banda na década de 80, após o disco The Final Cut – que na visão equivocada de muitos críticos não é um bom disco. Ao meu ver, é um dos maiores trabalhos do Pink Floyd, ainda que praticamente seja um disco solo de Waters.

O baixista enveredeu por uma carreira solo com pouco apelo pop, após perder o direito de usar o nome Pink Floyd num longo litígio. Para nossa sorte, nos anos 2000, Roger resolveu botar o pé na estrada, apresentando gigantescas turnês desde então, levando a públicos inéditos, que nunca puderam ver sua antiga banda em ação, toda a genialidade e a grandiosidade de sua música e seus espetáculos. Ele é o único membro do Floyd que já se apresentou por terras brasileiras.


Ano que vem ele desembarca no Brasil mais uma vez, apresentando o show The Wall. Lá estaremos, sem falta! Nos últimos anos, Waters e os remanescentes da banda reaproximaram-se, sendo que Nick Mason e David Gilmour até participaram de um dos shows desta sua turnê.

Parabéns e vida longa, Roger Waters! Sua música é indispensável e faz parte de minha formação.


tags: roger waters,pink floyd, rock, the wall, show de rock, genio,


fonte: http://debaixodochapeu.wordpress.com

Nenhum comentário: