sexta-feira, 13 de julho de 2012

13 de Julho : O dia mundial do Rock.



Hoje não poderia faltar um post sobre o melhor estilo musical já inventado: O velho e bom Rock and roll

Rolling Stones


 




Ta certo que todo dia é dia de Rock, mas hoje é especial. Pelo que sei, deve existir dia do Blues, do Reggae, da música, mas nunca vi um dia tão comemorado e que seja o centro das atenções como é o dia do Rock.

Porque 13 de Julho ?

13 de Julho de 1985 foi marcado pelo concerto do Live Aid. O evento foi organizado por Bob Geldolf e Midge Ure com o objetivo de além de proporcionar muito Rock, arrecadar fundos para a Etiópia, país situado na Afríca.

Os shows aconteceram em diversos momentos, como no famoso Estádio Wembley na Inglaterra, ocorreu também no Estados Unidos e na Austrália, Rússia e Japão. O evento reuniu um público de mais de 1 bilhão em todo mundo, ligado em seus televisores.

O evento trouxe grandes nomes como Led Zeppelin, Queen, The Who, U2, Judas Priest, Phil Collins, Bob Dylan, David Bowie, Mick Jagger, Eric Clapton, Sting, Neil Young e entre outros nomes. Superou as expectativas e faturou ao todo mais de 200 milhões.




Live Aid foi sensacional, por isso vamos retomar a velha rotina de sempre e ouvir Rock N Roll. Afinal, o bom Rock nunca parou e nem vai pensar em parar.

Começando da derivação do Blues com Jazz e mais tarde com o Rockabilly, seus primeiros passos são muito tímidos nos anos 50. Os pioneiros como Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Jerry Lewis e outros começam suas primeiras batidas, com aquele bom e famoso Rock dos anos 50.


Muitos dizem que o Rock N Roll começou em 56, quando Bill Haley fez a gravação de Rock Around The Clock. Considerado o primeiro Rock da história ! Vejam e entendam do que estou falando.


Muito diferente do que estamos acostumados hoje em dia. Rock Around The Clock explodiu nas rádios e depois começou a surgir novos músicos com a mesma proposta, e não é a toa que Elvis influênciou grande parte de rockeiros que viriam a fazer sucesso na década de 60 e 70. Mas ai a história é outra, os Beatles foram os caras que dividiram as águas, mostraram o que é o certo e o que é errado.


O termo foi se valorizando. Os Beatles mostraram o som, o The Who a explosão, Jimi Hendrix a guitarra, o Led Zeppelin mostrou o clássico, o Stones juntou com o Blues, e por fim o Sabbath mostrou o lado mais obscuro, o Heavy Metal. Temos que agradecer esses e muitos outros caras, que antigamente criaram uma nação.




Foi se desenhando através de gêneros e de estilos que marcaram época , desde o Punk ao Grunge. Os anos 50, 60, 70, 80 e 90 passam que nem vento, e junto com eles passam a lembrança de milhares fanáticos.

Hinos e gênios foram criados, e uma grande lembrança também.


Nunca devemos esquecer o nosso Rei Raul Seixas



Titãs

Rock and Roll é a minha paixão mais antiga, que me acompanha desde o nascimento. Não canso de dizer que o Amor ao Rock me foi herdado pelo meu pai, grande crooner, beatlemaníaco convicto, o cara que me apresentou ao mundo encantado do Rock.
Não consigo imaginar como seria a minha vida sem o Rock, até porque são coisas completamente indissociáveis.
Sim, eu gosto de vários outros estilos musicais, mas não adianta, é fisiológico, basta pegar uma guitarra, aumentar o volume do amplificador e mandar um acorde de Mi maior, pra eu ficar todo arrepiado.
O Rock and Roll nunca vai acabar, isso é uma verdade absoluta.
Porque o Rock está nos Riffs simples e primários da guitarra de Chuck Berry;


Está nos gritos alucinados de Little Richard

No Acorde de Potência de Pete Townshend;
Nos agudos rasgados de Robert Plant;
Na magia e no charme irresistível dos Beatles;
Nos versos revolucionários de Bob Dylan;
Na guitarra incendiária de Jimi Hendrix;
Na batida forte de John Bonham;
Na elegância de Eric Clapton;
Na inquietação de Roger Waters;

No contra-tempo de Stewart Copeland
Na atitude de Johnny Rotten;
No virtuosismo de Geddy Lee;

Está ainda na genialidade dos grandes mestres, inclusive dos brasileiros Mutantes, Rita Lee, O Terço, Raul Seixas, Erasmo Carlos, Renato e seus Blue Caps, Made In Brazil, Novos Baianos, Secos & Molhados, Celso Blues Boy, Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Ira!, Lobão, Lulu Santos, Sepultura, Dr Sin, Legião Urbana, Sagrado Coração da Terra, Raimundos, Pitty...
E acima de tudo, o Rock and Roll estará sempre vivo, no menino que sem querer acha um disco do AC/DC e se apaixona, ou na molecada que se reúne na garagem pra levar um som.



Se possível comente e deixe sua homenagem também !

3 comentários:

Nilson disse...

Ótimo artigo de um óbviamente genuíno fã do rock'n'roll. Parabéns!

sandovalpwww disse...

Falar o quê a mais do que Auri Martini já falou? A verdade, nada mais do que a verdade! O rock uma vez degustado segue pelas entranhas e passa a compor até a alma do vivente. Salve o rock'n roll!

Unknown disse...

Amo Rock desde que me entendo de gente. Era proibida de ouvir qualquer tipo de música pelo meu pai. Ouvia no ônibus quando ia pro colégio. Na minha juventude, passava o dia inteiro e só dormia ouvindo rock, quando minha mãe desligava o rádio, eu acordava...Anos 80... Simplesmente amo Rock.