sábado, 21 de julho de 2012

A história das raças caninas


História de raças caninas





O pinscher alemão é uma raça de cão originária da Alemanha e está incluso nas origens do doberman, do pinscher miniatura, do affenpinscher, do schnauzer miniatura, do schnauzer gigante e do schnauzer standard.


História


A sua origem não é inteiramente conhecida. Alguns autores acreditam que o Pinscher alemão descende de raças europeias de cães pastores enquanto outros defendem que se trata de um descendente do superficialmente similar Black and Tan Terrier da Grã-Bretanha. A sua presença, no entanto, aparece documentada em várias obras de arte desde o final do século XVIII e os pinchers de "pelo de arame" e de "pelo macio", como eram originalmente conhecidos o Schnauzer standard e o Pinscher alemão, são vistos em livros sobre cães desde 1884.


Após a Segunda Guerra Mundial a raça esteve muito próxima da extinção, mas foi recuperada graças aos esforços de Werner Jung. Por esse motivo, só em 1988 o Kennel Club britânico fixou os padrões provisórios para a raça, apesar do Kennnel Club alemão a reconhecer desde 1879.




O galgo afegão (em Portugal) ou afghan hound é uma raça de cães de vigia muito antiga. A raça possui este nome pois é originária do Afeganistão.


História


Foi originalmente usada para caçar lobos, raposas e gazelas. Após chegar à Europa e às Américas, graças à sua extraordinária beleza, foi transformado unicamente em cão de luxo. Para que possa participar de exposições, sua delicada e longa pelagem demanda muitos cuidados, portanto não foi mais sendo utilizado na caça.

Existe uma disposição a uma doença oftálmica por um defeito hereditário recessivo, a catarata. Sempre se achou que a raça datava da era pré-Cristã, e descobertas recentes por pesquisadores estudando DNAs antigos revelaram que o Galgo Afegão de fato é uma das mais antigas raças.



A airedale terrier, oriunda do Reino Unido, é a maior raça entre os terriers, grande o bastante para não caçar no subsolo. Criado através de cruzamentos entre o old english broken-haired e o cão de lontra, este animal é classificado como versátil e corajoso.


História


A raça foi desenvolvida no século XIX, com o cruzamento do extinto Terrier preto castanho junto ao Otterhound. Essa raça foi usada na caça aos ursos, lobos, javalis, veados e às lontras, onde tinha mais êxito. Também foi uma das primeiras raças a ser recrutada pelo exército Britânico na Primeira Guerra Mundial, tendo sido usado como cão de guarda e mensageiro nas trincheiras da Flandres.




O Akita ou Akita Inu é uma raça de cães originária do Japão. O nome foi dado em relação à província de Akita, de onde a raça é considerada originária. "Inu" significa cão em japonês, e muitas vezes o animal é referido como "Akita-ken" (um trocadilho, pois a palavra "província" é pronunciada "ken" em japonês).


História


Acredita-se que havia uma grande migração de pessoas entre o Japão e a Ásia antes que estas duas áreas se separassem. Foi durante esta época que os cães foram introduzidos no Japão. Ossos de cães do tipo Spitz foram encontrados em sepulturas da Era Jomon (8000 a.C. a 300 a.C).


Após a separação das ilhas que compõe o Japão da grande massa de terra, as embarcações passaram a ser necessárias para se viajar entre as ilhas e o continente e isso diminuiu muito a migração.


A diferenciação entre os cães do tipo spitz iniciou-se a partir do isolamento das regiões e os cães tornaram-se mais apropriados para as necessidades de caça de cada área. Estes cães tornaram-se menos genéricos em aparência com a diminuição da variedade de cruzamentos, porém o tipo básico do spitz permaneceu nestes cães.


A partir do final da Era Jomon, a caça tornou-se popular e muitos ossos de cães foram encontrados junto a outros restos mortais, especialmete na parte nordeste do Japão, junto ao Oceano Pacífico. Mais tarde, na Era Yayoi (300 a.C. a 300 d.C), houve uma diminuição do número de ossos caninos encontrados em sepulturas. Porém, os cães representados em pratos e estatuetas de barro desta era tinham as orelhas eretas e caudas enroladas como os atuais cães japoneses.


Existem referências a cães em alguns livros de história japonesa como o Kojiki (uma crônica do Japão Medieval de 712 d.C) e Nihon Shoki (As Crônicas do Japão da era Yayoi). Na Era Kamakura (1192- 1333) há relatos sobre cães de briga. As briga de cães também eram muito populares na Era Edo (1603 a 1868).


No início da era Edo houve um crescimento da influência européia no Japão. Com a abertura dos portos a navios estrangeiros, a importação de cães do continente europeu tornou-se um negócio bastante próspero e até mesmo uma nova palavra, kara-inu, significando "cão estrangeiro" foi cunhada. A maioria destes cães importados eram do tipo hound. Conta-se que o Xogun Tokugawa Ieyasu possuía uns 70 destes cães para caçar cervos. A popularidade dos cães estrangeiros poderia ter causado o fim das raças nativas do Japão caso os descendentes de Tokugawa Ieyasu tivessem o mesmo interesse nos cães estrangeiros.


Ainda na Era Edo, uma lei bastante curiosa foi criada. Em 1685 o quinto Xogun Tokugawa Tsunayoshi promulgou a lei Shorui Awaremi-no-Rei, determinando a compaixão por todas as coisas vivas e proibindo a matança ou abandono de animais, especialmente de cães. O resultado foi que milhares de cães sem dono passaram a vagar pelas ruas de Edo, hoje a província de Tokyo. Mais de cem mil cães sem dono eram mantidos em canis especialmente construídos para tal.


Por volta do ano 1640 o Japão retraiu-se e isolou-se novamente do resto do mundo negociando apenas com a Mongólia, Coréia e China. O isolamento do Japão durou mais de duzentos anos e só terminou em 1853 com a chegada do Comodoro americano Matthew Perry. Mais uma vez o Japão iniciou um ciclo de interesse em todas as coisas estrangeiras, especialmente ocidentais.


Alguns engenheiros de minas europeus começaram a trabalhar nas minas das montanhas do norte de Honshu. Parte desta área faz parte hoje da Prefeitura de Akita, que nos anos 1800 era chamada de Dewa e sua cidade principal chamava-se Odate. Bastante distante das cidades da planície ocidental, era uma região montanhosa, íngreme e fria. A caça dessa região consistia em javalis, alces e o grande urso Yezo (que chegava a pesar 350Kg). Os cães utilizados para caçar no norte sempre foram conhecidos pelo seu grande porte e eram utilizados em pares de macho/fêmea para encurralar a caça até que os caçadores chegassem. Conta-se que um nobre desenvolveu um tipo de cão especialmente apropriado para este tipo de caçada e este esforço de criação pode ter sido o início do grande cão de caça japonês.


Em contraste com as regiões rurais, nas cidades japonesas, densamente povoadas, geralmente encontrava-se cães mestiços de raças nativas e estrangeiras. Ninguém parece ter feito qualquer tipo de esforço para preservar as raças japonesas das cidades, com exceção do Chin Japonês.


As brigas de cães continuaram populares na Era Meiji (1868 a 1911). Naquela época os Akitas eram chamados cães de Odate por causa do nome da sua cidade. Por volta de 1897, cães de briga Tosa foram introduzidos na prefeitura de Akita. Naquela época Tosa, hoje conhecida como Prefeitura de Kochi, era uma das duas áreas mais populares em brigas de cães.


No início a raça Akita era mais forte do que a Tosa, mas gradualmente a situação se reverteu devido a cruzamentos de cães da raça Tosa com cães de raças europeias. Com as mudanças trazidas pela ocidentalização, alguns cães foram criados especialmente para este esporte. Um dos favoritos era o Cão de Briga Tosa, uma mistura entre o Tosa nativo (Shikoku) e várias outras raças como Buldogue, Dogue Alemão, Pointer, Mastiff etc.


Para aumentar o tamanho e o instinto de briga, o mesmo tipo de cruzamentos foi feito no norte com os cães nativos da região Dewa/Akita. As raças provavelmente utilizadas nesses cruzamentos foram os Dogue Alemão, trazidos pelos engenheiros de minas alemães e os Mastiff Tibetanos trazidos por comerciantes Mongóis.


A partir da Era Meiji até a Era Taisho (1912 a 1925), os cães no Japão eram classificados em três categorias. Uma era o cão de caça japonês, que era grande, com orelhas eretas e cauda enrolada. O segundo eram os pequenos cães vindos da China, chamados Chin. O terceiro eram os mestiços com raças asiáticas e européias, verdadeiros SRD.


O início da preservação dos cães nativos japoneses deu-se pelo crescente nacionalismo japonês no século XX. A medida em que o interesse dos japoneses começou a focar-se em sua própria história e cultura, eles começaram a prestar mais atenção aos cães que sempre estiveram presentes no Japão.


Felizmente o isolamento rural do norte do país permitiu que a caça continuasse a ser uma importante fonte de alimentos. Quando a atenção voltou-se para os cães nativos, os Matagi Inu (cães de caça) ainda podiam ser encontrados para servir como base de criação.


Um nome de grande importância no movimento preservacionista foi o do Professor Shozaburo Watase, que publicou um artigo sobre os cães japoneses em 1915. Ele também começou a palestrar sobre este asssunto e fundou um comitê histórico preservacionista para o Ministério de Assuntos de Estado. Em 1919, sob sua liderança, uma lei para a preservação de espécies do Japão foi aprovada.


Nesta época a raça Akita encontrava-se em grande declínio dentre as raças japonesas, não só em números como também em pureza, devido aos diversos cruzamentos com cães de briga Tosa e com cães de diversas raças ocidentais.


Em 1920 o Dr. Watase foi a Odate para pesquisar os cães Akitas da região. Porém ficou desapontado ao constatar que devido à falta de uniformidade dos cães Akita, ele não poderia designar nenhum deles como monumento nacional. Nessa época as brigas de cães ainda eram muito populares e a ênfase na criação dos cães era muito maior na habilidade de briga do que na aparência do cão. Antes de deixar Odate, o Dr. Watase convocou os apreciadores dos cães Akita a preservar a raça antes que a mesma se tornasse extinta.


No início da Era Showa (1926 a 1988), em 1927, o prefeito de Odate, Sr. Shigeie Izumi, contrário aos cruzamentos entre os cães de Odate com outras raças, principalmente com o Tosa, fundou a Sociedade Akita Inu Hozankai (AKIHO) num esforço para preservar a pureza da raça de Odate. Ao mesmo tempo, as brigas de cães gradualmente foram perdendo sua popularidade.


Devido a uma grande preocupação da população com a sobrevivência dos cães japoneses, em junho de 1928 fundou-se o Nipponken Hozonkai (NIPPO), uma organização para os cães Akita, Hokkaido, Shiba, Kai, Kishu e Shikoku). O NIPPO passou a registrar cães japoneses, a publicar um boletim e a organizar exposições.


Na primavera de 1931, um grupo liderado pelo Dr. Tokio Kaburagi foi a Odate pela segunda vez com a disposição de que o Akita deveria ser restaurado ao que se acreditava ser o tipo puro do cão japonês. Finalmente, em Julho de 1931 o governo japonês declarou o grande cão do Japão como um Monumento Natural do Japão. A raça foi finalmente batizada com o nome da região onde se originou passando a ser conhecida como Akita Inu.


No Japão as raças caninas são tipicamente associadas com as áreas de onde se originaram: Akita, Hokkaido, Shiba, Kai e Shikoku. A palavra inu significa cão em japonês. Assim, Akita Inu = Cão de Akita.


O interesse nos Akitas recebeu um grande incremento com a publicidade sobre a raça. Primeiramente em 1932 pela publicação em primeira página nos jornais de Tóquio, da história de Hachi-Ko. Depois pela muito divulgada visita da escritora americana cega, surda e muda Helen Keller ao Japão. Ela expressou interesse na raça e foi presenteada com dois filhotes de Akita. O primeiro morreu ainda novo, mas o segundo tornou-se companheiro inseparável de Hellen até sua morte.


Felizmente essa atenção da mídia coincidiu com o crescente nacionalismo japonês, ou de outro modo os cães nativos do Japão poderiam ter desaparecido definitivamente.

Para ajudar a determinar se um cão verdadeiramente representava um tipo nativo, o NIPPO desenvolveu um padrão escrito da raça publicado em setembro de 1934. A Akiho, que colaborou com a NIPPO durante seus primeiros anos, publicou seu primeiro padrão do Akita em 1938.

De acordo com muitos dos estudiosos dos cães japoneses, o tipo puro original do cão


Akita era provavelmente do tamanho dos cães Matagi (caça) encontrados nas aldeias nas montanhas do Japão. Estes cães Matagi era ligeiramente maiores que os cães médios. O objetivo dos criadores sérios de Akitas passou a ser aumentar o tamanho dos cães, mantendo-se a aparência dos cães japoneses.


A Segunda Guerra Mundial quase causou a completa extinção dos Akitas devido à escassez de alimentos e à demanda da pele dos animais pelo exército japonês. Porém, algumas pessoas esconderam seus Akita-Inus e os mantiveram em segredo. Poucos cães sobreviveram à Guerra. Após a Guerra, alguns oficiais das forças de ocupação na Prefeitura de Akita interessaram-se pelos Akitas. Os americanos ajudaram a alimentar e a cuidar desses Akitas.


Mesmo nesses tempos difíceis a restauração da raça foi reiniciada e para preservar a raça, foram feitos alguns cruzamentos, especialmente com Pastores Alemães. Outros cães japoneses também foram utilizados. Após a Guerra os criadores japoneses passaram a tentar erradicar qualquer sinal desses cruzamentos.


Duas linhagens principais emergiram após a Guerra e foram utilizadas no processo de restauração da raça: Dewa e Ichinoseki. A linhagem Dewa veio do cão Dewa-go, do canil do comerciante de cães Yozaburo Ito. A linhagem Ichinoseki iniciou-se com o cão Ichinosekitora-go, de propriedade do Sr. Kuniro Ichinoseki.


Devido à falta de uniformidade na aparência dos Akitas durante os anos iniciais da restauração da raça, os criadores japoneses encontraram muitos problemas em seus esforços iniciais para restaurar o Akita como um cão japonês. A linhagem Dewa era estereotipada como os Akitas tipo "Pastor Alemão" e a linhagem Ichinoseki como os Akitas tipo "Mastiff".


Em 1948 foi fundada em Tóquio a Akitainu Kyokai (AKIKYO), uma outra sociedade objetivando a restauração do Akita, com a publicação de seu padrão no mesmo ano.

Hoje ainda existem três organizações que registram os Akitas. A AKIHO é a maior e mais influente. A AKIKYO foi reconhecida em 1988 e mantém-se ativa. A NIPPO, porém, passou a focar-se principalmente nos cães de raças japonesas médias e pequenas.
O padrão atual do Kennel Club Japonês e da FCI baseia-se nos padrões NIPPO, AKIHO e AKIKYO.

A raça Akita sofreu grandes mudanças até chegar ao padrão atual, porém os esforços para a melhoria da raça continuam firme a fim de melhorar os diversos problemas encontrados, tais como tórax estreito, baixa estatura, pelagem muito longa ou muito curta, falta de dentes, língua manchada, forma dos olhos defeituosa, desvios de temperamento, etc.




O American Pit Bull Terrier ou simplesmente Pit Bull trata-se de uma "raça" de cão, de origem norte-americana.


História


Em busca de um cão com agilidade e força, criadores ingleses começaram a cruzar raças como Buldogues e Terriers, em meados do século XIX. Desse cruzamento surgiu um cachorro atlético, musculoso, ágil e resistente. Os fazendeiros norte-americanos ficaram apaixonados pela nova raça trazida pelos ingleses. Nos Estados Unidos, eles foram batizados como American Pit Bull Terrier. No novo país, eles foram utilizados para ajudar nas caças, como cão de guarda, proteção, e para recuperar gado. Hoje ele participa de campeonatos como Agility, entre outros. O Pitt Bull foi criado para ser um cão de combate, mas muitos proprietários interpretaram de forma erronia e os transformaram em animais violentos. Mas, isso não quer dizer que o Pit Bull seja um animal violento. Muito pelo contrário, essa violência está inteiramente ligada a criação dada ao animal.




American Staffordshire Terrier é uma raça canina. Os American Staffordshire Terriers foram reconhecidos pelo Kennel Clube Americano em 1936. A raça é membro do grupo dos Terriers e dos Molossos.


História


American Staffordshire Terrier o nome já é um resumo de sua origem. Ele é americano, mas suas raízes remetem à Inglaterra, mais precisamente na região Staffordshire. Ele deriva da mistura do Buldogue com o Terrier. Entre os séculos XV e XVIII, o primeiro era utilizado para combates com touros e outros animais de grande porte. Mas com a proibição do ‘esporte’, os ingleses encontraram uma nova atividade para seus Buldogues: a rinha com outros cachorros. Para ganhar agilidade, muitos criadores resolveram cruzar a raça com o Terrier. Nascia então o Staffordshire Bull Terrier, parente próximo do American. Para muitos, a versão norte-americana é uma releitura do Staffordshire Bull Terrier. A diferença limita-se ao tamanho e a mandíbula mais desenvolvida.




O Basenji é uma das poucas raças desenvolvidas na África; existem registros de cães semelhantes a esta raça em antigas tumbas egípcias, e foi levado à Europa em 1934, para ser usado como cão de companhia.


História


O Basenji é uma das mais antigas raças de cães. Na África, foi usado como guia nas florestas, sendo capaz de assinalar animais ferozes, bem como de caçar presas menores. Sempre alerta, o Basenji é um cão de conformação ligeira, com a graça de uma gazela. A orelhas são pontiagudas e eretas implantadas no alto da cabeça. Finas e profundas rugas faciais surgem quando põe as orelhas em alerta. O corpo é equilibrado e o rabo de inserção alta segue enrolado sobre a garupa. A pelagem é curta e lisa. Sua altura varia entre 40 e 43 cm e seu peso entre 9 e 11 kg. As cores podem ser, vermelhos, preto e fogo e preto, todos eles com manchas brancas. No Zaire, seu país de origem, também existe Basenjis tigrados. História: A idéia de que o Basenji descende dos Spitz pode ser justificada considerando as semelhanças físicas entre eles, tais como, o rabo enrolado e as orelhas eretas. No entanto é mais provável que o Basenji descenda de cães párias da África Central até tornar-se um caçador muito eficaz por seus instintos naturais. O Basenji descoberto pelos exploradores ocidentais em fins do século XIX foram chamados “Terriers do Congo”, “Cães dos bosques africanos” e “Cães dos bosques de Lagos”. Os exploradores faziam referência a impossibilidade desses cães latirem. Os Basenjis emitem um som suave e baixo, como um grunhido, peculiaridade exclusiva dessa raça, apesar de outros cães africanos emitirem um som semelhante. No Congo eram usados para caçar guiando sua presa até as redes. Acredita-se que foram usados também para caçar ratos, daí talvez seu nome “Terrier do Congo”. Caráter: É um bom candidato para cão de companhia. Sua pelagem curta necessita de poucos cuidados. Ele costuma limpar-se como fazem os gatos. São cães com estilo, inteligentes e de aspecto chamativo. Tendem a ser brigões com outros cães, mas são absolutamente confiáveis e afetuosos com as pessoas.




O Basset Griffon da Vendeia é uma raça de cão originária da França, da região da Vendeia, de dorso longo e de patas curtas, sendo um cão farejador de caça.


História


O Griffon Vendéen, inclui quatro variedades ou sub-raças, distintas no tamanho e tipo de atividade. O Grande Griffon Vendéen, inicialmente o único existente, seria descendente dos Cães Brancos do Rei ou Greffiers, dos Griffons Fauves de Bretagne, dos Gris de Saint Louis e dos Griffons de Bresse. Os caçadores utilizavam-no no faro do lobo e do javali. Em 1946, a raça esteve a beira da extinção, e um novo standard foi publicado em 1969, com o cruzamento de cães da raça Billy e da raça Grande Anglo-Francês, que os trouxe leveza, tornando-os mais rápidos e mais disciplinados. Outra variedade é o Briquet Griffon Vendéen, selecionado no início do séc. XX, designado como uma "redução harmoniosa e melhorada do Grande Griffon". Após a Segunda Guerra Mundial, foi introduzido sangue de Harrier cinza-porcelana. Uma terceira variedade é o Grande Basset Griffon Vendéen, descendente direto do Grande Griffon. A menor e mais popular variedade é o Pequeno Basset Griffon Vendéen, mais sólido e mais quadrado na sua constituição que os outros.




O Basset Hound ou simplesmente Basset é uma raça de cães de patas curtas e grossas e baixa estatura, criada para caçar pelo faro.


História


A raça é originária da França, se nome é por causa da palavra francesa bas, que significa "baixo". As características da cabeça do Basset e seu olfato apurado, sugere que a raça seja uma mutação anã do Bloodhound. A rainha Alexandra, esposa de Eduardo VII, era uma expositora e amante dessa raça, em 1909 um de seus cães ganhou. Basset Hound chegou na Grã Bretanha na segunda metade do século XIX.




O Beagle é um cão de porte médio, do tipo sabujo, originário da Inglaterra, onde até hoje é usado para a prática da caça à lebre e à raposa.


História


O Beagle é uma raça inglesa muito antiga, mencionada no século III pelo bardo escocês Ossian. Foi altamente privilegiado nos reinados do rei Henrique VIII e da rainha Elizabeth I. Nessa época eram descritas três variedades: O do sul, o maior deles, com pelagem branca e preta. O do norte, de tamanho médio. O pequeno, menos de 35 cm de altura, o beagle Isabel, também conhecido como "cantor" por causa da sua voz melodiosa. Os primeiros beagles foram introduzidos primeiramente na França por volta de 1860 e em 1914 foi fundado o Clube Francês do Beagle. Por ser um cão que agrada a todos seus proprietários, rapidamente tornou-se o sabujo mais popular na França e no mundo. As pessoas apreciam o seu tamanho reduzido, seu temperamento, sua versatilidade, sua eficácia e velocidade.




O bedlington terrier, oriundo do Reino Unido, é um cão cuja primeira aparição em exposições foi em 1870.


História


O Bedlington surgiu da região das minas de carvão de Northumerland, Inglaterra, onde foi de desenvolvido para a caça. Inicialmente chamado Terrier de Rothbury, esta versão do Bendlington era mais pesada e tinha pernas curtas, o que foi revertido no final do século XVIII, com cruzamento de cães Whippet, Dandie Dinmont e possivelmente com cães tipo Poodle, tornando-o um animal mais rápido e elegante.




O Bichon Frisé é um cão de porte pequeno e pelagem fina e sedosa. São animais de estimação populares, e muito semelhantes com os poodles em aparência, resultante geneticamente da cruza de Maltes e Poodle.


História


Embora seja considerada uma raça de origem francesa, o Bichon Frise pode ter tido suas origens nas Ilhas Canárias, onde seus antepassados teriam sido trazidos pelos espanhóis e, de lá, navegadores do século XIV o teriam levado para a Europa, onde rapidamente disseminou-se a raça. Encantava os Castelos de toda a Europa e principalmente da França, onde ganhou mais fama. Na época haviam quatro variedades, o Maltais, Bolognais, Havanais e o Teneriff. Na Revolução Francesa não veriamos apenas o declínio da Aristocrácia, mas também do cão favorecido por ela. Assim o Bichon Frise trocaria o luxo dos palácios, pelas lantejoulas de muitos circos pelo mundo. Seu padrão foi estabelecido em 1933, onde o cão ficou conhecido pelo seu nome atual, que significa "cão de colo de pelo encaracolado".




O Bloodhound, Sabujo ou Cão de Santo Humberto é um cão de porte médio.


História


Esta raça de Ardennes (Bélgica), foi ali conservada até 1790. Introduzida na Grã-Bretanha, no século XI, por Guilherme, o Conquistador, passou a ser denominada de Bloodhound. Dele que descendem as raças de cães sabujos que conservaram, parcialmente, as características essenciais da cabeça do seu célebre ancestral. Na verdade, até ao reinado de São Luís, o Bloodhound era o elemento das matilhas reais de caça. A partir dessa época, um cruzamento de Bloodhound branco com um Braco italiano deu origem à raça dos Cães Brancos do Rei que o substituíram e passaram a fazer parte da guarda dos reis de França, desde Francisco I até Luís XIV.




O boiadeiro australiano, também conhecido como Australian Cattle Dog, Queensland Heeler, Blue Heeler e Red Heeler, é uma raça de cão originária da Austrália, é um cão de médio porte com muita energia.


História


Na década de 1830, os pecuaristas australianos desenvolveram esta raça pois necessitavam de um cão de trabalho forte e resistente para o ambiente extremo dos outbacks australianos. Nascido do cruzamento de Smithfields (já extinto), Dingos, Coolies, Bull Terriers e Dálmatas, surgi o Boiadeiro Australiano que vemos hoje em dia, também chamado de Australian Cattledog. Este cão é uma figura indispensável aos pecuaristas australianos da atualidade, em meio das grandes dimensões de terrenos inóspitos e do calor abrasador, o Boiadeiro Australiano mostra seu valor. A raça foi reconhecida por volta de 1890 e só passou a ser vista nos EUA e Europa a partir de 1970.




O boiadeiro de Berna (também conhecido pelos nomes de Berner Sennenhund, em alemão, e Bouvier Bernois, em francês, ou ainda cão da montanha de Berna) é uma raça de cães de trabalho originária do cantão de Berna, na Suíça.


História


Seus ancestrais provavelmente teriam vindo para a Suíça como cães das legiões romanas onde, então, foram cruzados com cães pastores da região, dando origem aos quatro boiadeiros suíços: o Boiadeiro Bernês, conhecido também por Sennenhund Bernês, ou Bouvier Bernois, o Grande Boiadeiro Suíço e os Boiadeiros de Apenzeller e de Entlebuch. No século XIX, o Boiadeiro Bernês esteve sob o risco de extinção, mas essa fatalidade foi revertida, o que levou à criação do clube da raça na Suíça em 1907.




O Bouvier des Flandres, também conhecido como Bouvier des Flandres, Vlaamse Koehond, e também como Toucheur de Bouef e Vuilbaard (barba suja), é uma raça de cão de Flanders, parte da Bélgica e a França.


História


A origem do Bouvier de Flandres é incerta, mas, há cerca de 100 anos, Flandres produziu vários tipos de cães boiadeiros. Surgia então o Boiadeiro da Flandres, estabelecendo um padrão da raça no ano de 1912. A Primeira Guerra Mundial trouxe o reconhecimento internacional da raça por sua força e coragem demonstradas nas Forças Armadas, muitas vezes como mensageiros e como cão de busca, encontrando soldados feridos e espreitando o inimigo. Sujeita à extinção quase total durante a guerra na região da Bélgica e no nordeste da França, seus habitats naturais, a raça voltou ao cenário mundial em 1920 graças à dedicação de criadores flamengos. Em 1965, o seu padrão foi estabelecido pela FCI.




Collie é uma raça de cães desenvolvida na Grã-Bretanha. Descende de antigos cães pastores de renas, que foram trazidos para a Escócia durante as invasões vikings.


História


Acredita-se que tenha tido como antepassados os cães nórdicos que guardavam os rebanhos de renas. Trazidos para as Ilhas Britânicas pelos Vikings, teriam sido seguidamente cruzados com cães pastores locais. Deve o seu nome à região dos vales de Borders, que faz fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, zona onde esta raça se desenvolveu. É o Collie mais difundido e continua a ser especialista na guarda de rebanhos, atividade para a qual é utilizado desde o século XVIII. O seu trabalho processa-se à distância, fixando intensamente, parecendo "hipnotizar" o gado à sua guarda, do qual se aproxima rastejando como um cão de caça. É a raça com a melhor representação nos concursos de pastoreio. Um padrão só foi fixado no século XIX e reconhecido em 1976 pelo Kennel Club.




A border terrier, originária do Reino Unido, é uma raça cuja origem não é claramente conhecida.


História


O Border Terrier deve o seu nome à região de Borders, ao sul da Escócia, onde foi criado. Resulta provavelmente do cruzamento entre uma antiga variedade de Bedlingtons, com sangue de Lakeland Terrier, e Dandie Dinmont Terrier. Antes de 1880, quando seu nome foi estabelecido, este cão era conhecido como Reedwater ou Coquetdale Terrier. Foi criado um clube especializado em 1920. Inicialmente foi utilizado para a caça à raposa e para acompanhar as matilhas de cães corredores.




O Borzói é uma raça de cães desenvolvida na Rússia. Os originais foram importados da Arábia por volta de 1600, por um nobre russo, e foram cruzados com o Collie e outros cães de trabalho da Lapônia.


História


O Borzói é provavelmente originário do Oriente Médio, onde era conhecido como cão lebréu de pêlo curto. Foi levado para as ilhas do norte, sendo cruzado com um cães tipo Collie russos, os quais possuem pernas compridas e uma pelagem longa mais adaptada para o clima frio. Nasceu uma espécie que se tornou um tradicional presente real. A raça é originária da Rússia do século XVI, onde por anos foi a companhia favorita das grandes famílias russas, que a utilizavam para a caça aos lobos. Em 1842 foram enviados exemplares para Inglaterra como presente para a princesa Alexandra. Chegou na Europa ocidental por volta de 1850 e, depois, nos Estados Unidos em 1889.




Boxer é uma raça de cão de médio porte e pêlo curto, de cor dourada ou tigrada, de mandíbula proeminente, corpo quadrado e de porte atlético.


História


Seus principais ancestrais foram dois cães alemães da família dos Mastiffs, o Bullenbeiszer e o Barenbeiszer, que eram usados nas rinhas de cães e na caça ao javali e ao veado. No século XIX foram cruzados com outras raças, em especial com o Bulldog, para que se criasse o atual Boxer. Apesar de suas origem alemã, seu nome é inglês, que descreve seu estilo de pugilista ao utilizar muito das patas nas brincadeiras e para estabelecer liderança.




O Bracco Italiano è uma raça de cão Italiana muito antiga.


História


Registros históricos datam a presença do cão Braco Italiano desde o século V a.c. Nascido do cruzamento de Mastiffs, originários da Mesopotâmia (atual Iraque) com cães mais esguios, os ágeis sabujos de corrida egípcios devem ser a linhagem da qual o pointer espanhol e todos os outros pointers da Europa derivam, inclusive o Braco Italiano. Inicialmente conviveu com caçadores medievais e falcoeiros para, na posteridade, tornar-se um cão de aponte de excelência.




O buldogue campeiro (também bulldog campeiro) é uma raça de cão que nasceu a partir do antigo buldogue inglês (raça já extinta)


História


O antigo buldogue inglês foi bastante comum, encontrado em boa parte da Europa Ocidental durante a segunda metade do século XIX, ao ponto de em estados como o Vaticano existir legislação própria para regulamentar o trânsito desse tipo de animal em vias públicas.


Simultaneamente, despertava em setores abastados da sociedade européia o interesse no desenvolvimento sério da criação e conformação de várias raças distintas: todas derivadas do antigo buldogue inglês, como o buldogue inglês moderno e o bulldog francês.


No Brasil a imigração europeia (alemães, italianos, poloneses, etc.), que foi incentivada em vários momentos durante o início do século XIX e meado do século XX, trouxe além de seres humanos, muitos animais, dentre estes, cães, certamente muitos do tipo buldogue, como o próprio antigo buldogue inglês.


Ao passo que nesta época, na Europa, com algumas exceções, a orientação em busca da padronização da maior parte das raças pautava-se principalmente na beleza, já os animais trazidos para o novo mundo tinham que provar na labuta diária sua eficiência e excelência física, além do ótimo temperamento que deveriam conservar e desenvolver, sendo portanto selecionados e procriados de maneiras diversas, gerando raças distintas daquelas que surgiam na Europa na mesma época.


Assim, esse tipo de cachorro buldogue em terras brasileiras se preservou, sobretudo, graças ao seu talento para a guarda e o trabalho com gado, os melhores cães para o trabalho de submeter bois e porcos eram os mais apreciados, e também aqueles que sabiam guardar a carroça e o cavalo do tropeiro enquanto este descansava, conservou os traços funcionais de seu antecessor, o antigo buldogue inglês, podendo arrastar porcos pelas orelhas até o local do abate ou dominar sozinho um boi arisco de até 400 Kg, esta aptidão foi muito utilizada em antigos abatedouros da região sul e da região onde hoje é o Estado do Mato Grosso do Sul, nestes estabelecimentos, foram utilizados para subjugar gado e porcos no momento do abate. Porém com o desenvolvimento destas atividades, medidas da vigilância sanitária impediram o uso de cães nestes estabelecimentos, e com o também desenvolvimento da pecuária, estes cães tiveram seu uso cada vez menor, e com isto chegaram a quase extinção.


No final da década de 70, este cão estava em via de extinção, então o cinófilo Ralf Schein Bender começou um trabalho de resgate destes cães, que veio a ser concretizado em 2001 quando a CBKC passou a reconhecer a raça buldogue campeiro.




O buldogue (do inglês Bulldog, onde bull é "touro" e dog é "cão") era originalmente um cão de rinha usado em brigas com touros.


História


O Bulldog é descendente dos cães tipo Mastiff introduzidos na Grã-Bretanha pelos fenícios no século VI a.C. Seu nome, Bull, quer dizer touro em inglês, pois este cão era criado para degladiar com touros. Até meados do século XVII, os cães usados nesse esporte haviam sido denominados Bulldogs, tinham pernas maiores e eram certamente mais agressivos que a raça que conhecemos na atualidade. Em 1875, foi publicado o primeiro standard da raça, e as seleções realizadas desde então fizeram do Bulldog um cão de companhia.




O Bulldog Francês é um cão de companhia de pequeno porte. Seu nome indica que a França é seu país de origem, mas os Americanos e os Britânicos podem ter tido papéis mais decisivos em seu desenvolvimento.


História


A origem do buldogue francês não é certa, mas é de opinião geral que seu berço é francês e que pertence ao grupo dos molossos.


A Revolução Industrial – ocorrida em meados do século XIX - provocou a migração de artesãos ingleses, especialmente da região de Nottingham (Inglaterra), para o extremo norte da França, na região de Calais e Normandia. Esses artesãos ingleses carregavam consigo pequenos buldogues, chamados de "toy bulldogs".


O que eram os “toy bulldogs” é bastante especulado. Há quem diga que eram miniaturas de buldogues ingleses, escórias dos criatórios tradicionais que almejavam cães grandes e fortes. Há quem diga que é resultado de sucessivos acasalamentos entre buldogues ingleses, pugs e terriers de terras inglesas. Entretanto, essas duas teorias falham em explicar as orelhas eretas do buldogue francês contemporâneo.


Por sua vez, em terras Belgas e Francesas, existam os "Terriers Boules ou Ratiers". Havia inclusive criadores dessa raça caçadora de ratos! Monsieur Charles Petit foi um parisiense, que criou terrier boules na Bélgica por muitos anos, antes de retornar à França com seus melhores cães. Os historiadores contam que entre os ancestrais dos terriers boules estão os pugs, os affenpinschers e alguns terriers.


Em solo francês, os toy bulldogs e terrier boules acasalaram-se e, os frutos dessa mistura agradaram. Eram ótimos no extermínio de roedores e bons de companhia. Em pouco tempo espalharam-se pelo país. Estes foram os primeiros exemplares dos "bouledogues françaises"!


Os açougueiros e ajudantes do matadouro de La Villette, em Paris, foram os primeiros a criar o Buldogue Francês. Depressa foram imitados por cocheiros, sapateiros, vendedores ambulantes de frutas e até por agentes da polícia que se entusiasmaram com o pequeno Boule (Boule é a apócope de Bouledogue Français, nome francês do Buldogue Francês). Nos cafés organizavam-se reuniões para comparar os melhores exemplares; trocavam-se conselhos e, sobretudo, tentava-se obter cães mais fortes sem medir sacrifícios. Transformado na estrela de Paris dos ofícios humildes, o boule frequentava os bairros populares de Pantin, Belleville e Lês Halles. O seu físico, o seu tamanho reduzido, a sua peculiar fisionomia, o seu caráter absolutamente encantador começaram a impor-se e a cativar os cada vez mais numerosos aficionados dos cães de cara chata.


Pouco depois, o Boule introduzir-se-ia nas casas públicas onde as mulheres de Belle Époque o adotaram por causa do aspecto excêntrico. Imortalizado por Toulouse-Lautrec no seu quadro Le Marchand de Marrons (O Vendedor de Castanhas) em 1901, o Buldogue Francês percorria como um conquistador os Champs Elysées, os grandes boulevards, o Bois de Boulogne...


Em 1888, foi fundado o 1º clube francês oficial da raça. Em 1894, a “Sociedade Central Canina”, reconheceu o Buldogue Francês como raça e pediu a união dos dois clubes pré-existentes, dessa maneira, foi fundado o “Clube do Bouledogue da França”.


A raça foi reconhecida nos EUA em 1898. É indiscutível que sem a influência e dedicação de criadores do continente Americano, a raça talvez não seria o que fosse hoje. Foram eles que organizaram o 1º clube do buldogue francês do mundo e foram eles que insistiram com as “orelhas de morcego”.


Um ponto de interesse histórico do Buldogue Francês: um Boule que foi segurado pelo valor “astronômico” (para a época) de U$750,00 (setecentos e cinquenta dólares) estava a bordo do famoso e naufragado Titanic. Seu nome era Gamin De Pycombe, propriedade do banqueiro Mr. Robert W. Daniels.


Realmente, o buldogue francês é uma das poucas raças que deve sua existência aos esforços de criadores de diferentes países, França, Bélgica e Estados Unidos.




O bulmastiff (em inglês: Bullmastiff) é uma raça canina inglesa, desenvolvida no século XIX, mas que só foi reconhecida no século seguinte.


História


Na Inglaterra do séc. XIX o Bull Mastiff era utilizado como defensor e companheiro ideal do Guarda-Caça, homem que vigiava locais de caça e pesca exclusivos de propriedades contra intrusos. Este cão unia a ferocidade e coragem do Bullldog, com a força, velocidade e olfato apuradíssimo do Mastiff. Tornou-se um cão conhecido como "Cão Noturno do Guarda-Caça", atacava sob comando de voz, derrubando e imobilizando o invasor sem causar ferimentos.




A bull terrier (em inglês: English Bull Terrier) é uma raça cuja história está atrelada às rinhas de briga.


História


No século XVII, Bulldogs foram cruzados com cães do tipo Terrier para que se tornassem cães de luta. O sangue terriers e Whippets foi incorpado à linhagem dos Bulldogs para dar-lhes agilidade e rapidez. Em meados de 1860, James Hinks refinou a raça ao adicionar-lhe características do terrier branco inglês, possivelmente de Dálmatas e de Pointers espanhóis, o que produziu um cão branco, bem musculoso, com cabeça de linhas suaves pernas mais curtas que as de seus antepassados. Na década de 1920, para evitar uma tendência genética à surdez, associada a todas as raças de pelagem completamente branca, outras cores foram associadas a pelagem do cão.




Cairn terrier, originário da Escócia, é uma raça de cães antes chamados de skyes terriers de pelo curto. Considerado dócil, apesar de ousado, e que não requer muitos cuidados, seu nome atual foi inspirado em sua função de afugentar pragas e presas escondidas nas pilhas de pedras denominadas cairns.


História


Sua história tem aproximadamente uns 500 anos. Desenvolvido na ilha de Skye, o Cairn Terrier possui ancestrais comuns com o Terrier Escocês e o West Highland White Terrier. Quando não estava trabalhando na caça a predadores, curiosamente também perseguia coelhos, desenterrava toupeiras e até mesmo era levado para a caça à lontra. A raça foi oficialmente reconhecida pelo clube Kennel Inglês em 1912, e pelo clube Kennel Americano em 1913.




O cane corso é um molosso de origem italiana muito utilizado como cão de guarda.


História


A origem do Cane Corso é bastante antiga e historiadores afirmam que esta raça italiana seria uma descendente direta dos antigos molossos romanos (canix pugnax). Seu nome deriva da palavra latina "cohors" que significa "guardião, protetor". Até o início do século, se concentravam principalmente na zona rural da região Sul da Itália. Apesar de sua antiguidade, a criação sistemática da raça data da década de 80, quando um grupo de cinófilos italianos estabelecidos na região Norte da Itália deu início à criação organizada da raça, fundando a Società Amatori Cane Corso (SACC). A partir daí, a raça teve um desenvolvimento bastante acentuado, popularizando-se de forma impressionante na Itália, onde foi reconhecido em 1994. Em 1997, finalmente a raça foi oficialmente reconhecida pela FCI.




O Cão de Montanha dos Pireneus (Chien de Montagne des Pirénées) ou Pastor dos Pireneus é uma raça de cães pertencente ao grupo dos Molossóides tipo montanha, ao lado de raças como o São Bernardo e o Landseer.


História


Por vários séculos o Cão Montanhês dos Pirineus foi utilizada para proteger rebanhos contra ursos e lobos. Também utilizada em guerras, se tornou moda como cães de guarda no século XV, fazia a guarda do rei Luiz XIV e em castelos por toda a França, inclusive o museu do Louvre já teve animais destes guardando seus tesouros. Seu ancestral mais certo é o Mastiff Tibetano, trazido da Ásia há mais de mil anos. Fundados em 1907, os clubes de Argelès e Cauterets estabeleceram o primeiro standard que só foi admitido nos anos 60. Faz parte das raças francesas mais bem implantadas no estrangeiro, em particular nos Estados Unidos da América e no Japão.




O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo. Seu nome vem da região de Chihuahua no México. É extremamente inteligente, afetuoso e possessivo.


História


São considerados serem descendentes de uma raça antiga, parecida, porém um pouco maior da raça associada com a realeza da civilização Asteca conhecida como os Techichi. É a raça mais antiga da América do Norte, com origens mexicanas, seu nome está relacionado a um estado de lá, o Chihuahua e parece que apesar dele estar ligado ao México, existem suposições de quem introduziu o cão lá foram os chineses.


O chihuahua está muito relacionado ao techichi, devido a imagens cravadas em pedras no período tolteca que são muito parecidas com esse cão, alguns dizem que este cão viveu de forma selvagem, na época da civilização tolteca, onde foi capturado e domesticado por seus habitantes, os techichi, eram um pouco maior que os chihuahuas, suas cores também eram similares, os techichi, não trabalhavam para os humanos, eles eram muito pequenos para o rebanho de gado ou para a caça, ele não conseguiam carregar pacotes ou puxar carga, mas, mesmo assim os toltecas valorizavam os techichi, eles acreditavam que a amizade entre humanos e cães continuava após a morte, e também que o techichi os levava para a vida após a morte, sendo assim quando o seu dono morria, o techichi tinha que morrer também, o cão tinha que ser enterrado junto com o dono, fato que ficou comprovado em tumbas onde fora encontrado o techichi. As evidências de que o cão seja mexicano, são comprovadas pelo fato de que a maioria dos registros dessa antiga raça sejam localizados próximos a Cidade do México, ou seja no estado que tem o nome do cachorro, por essas razões, especula-se que ele tenha sido criado, a partir do cruzamento do techichi, com um pequeno cão que foi trazido da Ásia para o Alasca, esse cão que não tinha nenhum pelo , supostamente seria o responsável, pela baixa estatura do chihuahua. Depois disso vários outros indícios vieram sobre a origem do cão, alguns deles apontam para a ilha de Cuba, e Egito, onde muitas pessoas acham que é de lá que o chihuahua tenha se originado, devido a achados de cachorros parecidos com o chihuahua, esses achados eram de aproximadamente 1000 anos A.C., mas, ninguém sabe como os egípcios conseguiram chegar tão perto dos mexicanos na aparência do cão.


Antes de a raça ir para os Estados Unidos, ainda houve um problema, depois que os espanhóis invasores deixaram a costa mexicana, a civilização asteca havia sido destruída, e o chihuahua foi deixado nas mãos do povo nativo do México, na época que ocorreu isso havia um grande risco de este cão fosse extinto, pois, o chihuahua perdeu as pessoas que criavam ele, então onde essa raça iria encontrar apoio para que ocorresse a sua disseminação pelo mundo, porque nem todos iam querer ter um cachorro em casa. Mas, acabaram acolhendo o chihuahua, e continuando a sua reprodução, até que os norte-americanos descobriram esta raça exótica que nomearam de Arizona ou Texas, provavelmente por esses estados estadunidenses, fazerem fronteira com o México. Os norte-americanos se apaixonaram pelo pequeno cão e ajudaram a aumentar o número de chihuahuas.


É certo que várias histórias existem a respeito do misterioso passado deste cão, e em todos esses registros, de onde possivelmente ele pode ter se originado, sempre a descrição é cachorro que se assemelha com o chihuahua de hoje. Mas, enquanto os historiadores tentavam desvendar as origens desse cão, ainda era preciso que ele tivesse reconhecimento mundial, que na época só existia nos Estados Unidos. Foi então, que no século XIX, aproximadamente em 1890, que finalmente começaram as importações do Chihuahua, primeiro para os Estados Unidos, onde ocorriam exposições do kennel club americano. Alguns anos mais tarde, o primeiro chihuahua neste país seria registrado, em 1914, para depois ser reconhecida nos Estados Unidos, sendo hoje uma das raças mais antigas registradas no American kennel club. Foi aí que se iniciaram as mudanças, primeiro, reduziram seu tamanho, trabalharam sua fineza, e em meados do século XX, sua variedade de pelos foi reconhecida. O chihuahua saiu do anonimato, para aparecer ao lado de personalidades como, Lupe Velez, atriz mexicana, que fez filmes hollywoodianos, e Xavier Cugat, onde chamou muita atenção. O advento da 2ª guerra mundial, foi quase responsável pela extinção, após a guerra, a criação e a seleção desta raça, voltou ao ritmo normal, e pouco a pouco, esse cão iria ganhar notoriedade mundial. E hoje, como podemos notar, o chihuahua é um cão conhecido mundialmente, por diversos fatores, como por exemplo, sua baixa estatura, mas também suas aparições em filmes, na televisão, sua lealdade, e pelo fato de ser um cão que necessita de poucos cuidados, seu aspecto exótico, com sua cabeça grande e orelhas posicionadas em 45o, aliados ao tamanho diminuto, tornavam-no bastante adequado para viverem em pequenos espaços e explicam, em parte sua enorme popularidade. Outro fator importante, que ajuda a popularizar ainda mais a raça, foi a adoção dela como garoto-propaganda de uma rede de fast-food mexicana chamado de taco bell. A raça também é uma das preferidas de celebridades, como a socialate americana Paris Hilton, e outros famosos, que levam seus chihuahuas em todas as ocasiões, e aos poucos, a vai se eliminando a figura de um cão feroz e raivoso, para dar lugar a um cão de companhia adorável e amoroso.




Chow chow é uma raça de cachorro originada da Mongólia, levada pelos chineses na Invasão da Mongólia, na China, é chamada de Songshi Quan (鬆獅犬 Pinyin: sōngshī quǎn), que significa literalmente "cão leão-empolado". A raça também é chamada de Tang Quan, "Cão da Dinastia Tang".


História


É um tipo único de cão, pensa-se que é uma das mais antigas raças conhecidas. A raça é originária da Mongólia e não da China, como muitos pensam. Na invasão da Mongólia pela China, os chineses se admiraram com essa raça e pegaram exemplares para levar para a China. Um baixo-relevo de 150 a.C. (durante a Dinastia Han) possui um cão de caça similar em aparência com o Chow Chow. Análises de DNA recentes confirmam que é uma das mais antigas raças de cãesChow Chows foram originalmente ensinados com o propósito de serem cães de pastoreio, caça, e guarda. A raça também foi usada para puxar trenós e pela carne e pele.


No Tibet o Chow-Chow foi um dos cães prediletos dos monges, ali eram criados nos mosteiros para a guarda, mais tarde o povo Ainú foi o primeiro a valorizar as suas qualidades, foi usado como cão de trenó, guarda de pastoreio, de briga e até de refeição. O nome Chow-Chow deve-se aos habitantes de Cantón, mas não é uma raça típica chinesa, segundo estudos provém da Sibéria e foi levado a China pelos tártaros durante as invasões. Até épocas bem recentes o Chow-Chow foi usado na China para guarda e caça, sabemos que a nobreza Chinesa mantinha seus Chows com o máximo conforto servidos por criados que estavam a sua disposição para satisfazer-lhes qualquer necessidade. Na China a carne de Chow-Chow se come como uma iguaria. O hábito de se comer carne de cachorro era, e segue sendo comum na Ásia. Os cães eram alimentados somente de grãos e sacrificavam-se ainda jovens aproveitando também seu pêlo para fazer roupas.


Ainda no começo do século XX os Chows podiam ser vistos na China e seus filhotes sendo vendidos normalmente nos mercados.


Pela política da China de portas fechadas, este cão só foi conhecido no Ocidente somente em torno de 1780, quando alguns marinheiros o levaram de contrabando para a Inglaterra e o exibiram no zoológico de Londres como o cão selvagem Chinês, até que a Rainha Vitória, amante e protetora da raça, levou um exemplar com ela.




O Cocker Spaniel Americano é capaz de desenvolver considerável velocidade com grande resistência. Acima de tudo, é livre e alegre, saudável, todo bem proporcionado e, na movimentação, apresenta ótima inclinação para o trabalho.


História


A história do Cocker Spaniel Americano confundiu-se com a do Cocker Spaniel Inglês (que é considerado mais popular no mundo) até o final do Século XX, mas a partir daí teve evolução própria. A raça surgiu, oficialmente, em 1946, mas desde 1880, criadores americanos e canadenses buscavam exemplares diferentes dos Cockers tradicionais. Nos EUA, é chamado simplesmente de Cocker, apesar da raça inglesa ser mais conhecida e é a 4ª raça mais registrada lá. Os Spaniels são cães de caça com ancestrais de provável origem egípcia, desenvolvidos na Península Ibérica. Entraram na América acompanhando imigrantes desde 1620 e por importações no Século XX. Tornaram-se apreciados pela habilidade de "levantar" aves para o caçador, por sua disposição e capacidade de adentrar terrenos com vegetação de difícil acesso, velocidade em campo aberto e agilidade ao nadar, qualidades que o Cocker inglês também possui.




O cocker spaniel inglês é um cão de uma raça de porte médio.


História


Apesar do nome, seu surgimento deu-se na Espanha, local onde levantava aves do mato ou pântano para que fossem abatidas e depois recolhidas. Chegados à Inglaterra e ao País de Gales, foram usados até 1800 para caçar galinholas. Ali, passaram a serem chamados de cocker spaniel - a origem do inglês moderno. Apesar de haverem achados de pinturas representando animais de Filipe II da Macedónia parecidos com estes cães, acredita-se em três hipóteses: surgiram na Espanha; foram criados por John Dudley, Duque de Northumberland, para o Rei Henrique VIII; ou apareceram em 1570, no livro de John Caius, que descreveu 22 raças, colocando-os como usados na falcoaria. A partir do século XVII, o desenvolvimento destes cockers seguiu uma linha mais clara. Primeiramente pela palavra spainel ter sido aceita, em particular na Inglaterra, onde foi considerado raça especificamente inglesa.




Bearded Collie, Highland collie ou Collie Barbudo é uma raça canina, originária da Grã-Bretanha, mais precisamente da região das Highlands, Escócia.


História


Surgiu da cruza ao acaso de diversas raças de cães pastores como Old English Sheepdog, Polski Owczarek Nizinny, (conhecido também por Lowland Polish Sheepdog), Rough Collie e Border Collie. De acordo com a história, o mais antigo registro visual mostrando um Collie barbudo data de 1771, um retrato do Duque de Buccleigh feito por Thomas Gainsborough. A raça Lowland Polish Sheepdog, antepassados dos Collies Barbudos, chegou a Escócia em 1514, com um capitão da marinha polonesa chamado Kazimierz Grabski, que vendeu 3 de seus 6 cães a um pastor escocês por um carneiro e uma ovelha.


Em 1912 foi fundada a Bearded Collie Society em Edimburgo que não sobreviveu à Primeira Guerra Mundial. Devido a estas convulsões sociais que se arrastaram na primeira metade do século XX, o Bearded Collie esteve quase extinto. Contudo, conseguiu recuperar na segunda metade do século, mas ainda não é uma raça muito divulgada.




O Rough Collie ou Collie Rough, também conhecido como Collie de Pelo Longo, é originário da Escócia, com data de origem não definida.


História


A maioria acredita que a raça é derivada da Escócia, e que seu nome tenha sido extraído das ovelhas Coleey, as quais pastoreavam com muita habilidade. Seus antepassados eram grandes cães de pastoreio, e uma de suas heranças genéticas é a sua audição extremamente apurada. O Collie de pelo longo é capaz de ouvir a voz humana a mais de 1km de distância. Em 1860, ao encantar a rainha Vitória, esta raça adquiriu muita visibilidade. Na década de 1940, com os filmes da cadela Lassie, a qual reproduzia muito bem as qualidades da raça, este cão alcançou projeção mundial, obtendo assim grande popularidade.




O Black and Tan Coonhound, conhecido nos países lusófonos como coonhound preto e castanho, é o coonhound mais popular de todos, comum principalmente na zona rural da costa leste dos Estados Unidos. Considerado barulhento e amigável, descende dos grandes cães franceses, irlandeses e ingleses.


História


Entre seus antepassados estão o Bloodhound, o Foxhound, o Kerry Beagle Irlandês e no século XVIII o Foxhound da Virgínia. Os Coonhounds tiveram suas origens a partir do velho Talbot Hound no século XII. Em suas caçadas, ao encontrar e acuar sua presa, ele muda o tom de seu latido para avisar ao seu dono da presa garantida. Os Coonhounds Preto e Castanho não conseguem ficar muito concetrados, se estão no meio de uma caçada e passa um coelho ou um esquilo, automaticamente eles fogem do alvo.




O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.


História


Alguns haviam teorizado que as raízes do Dachshund provém do Egito Antigo, onde gravuras foram feitas com cães de caça de pernas curtas. Mas na encarnação moderna, o Dachshund surgiu de cruzamentos de raças européias, e inclui elementos de hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra. Dachshunds foram mantidos nas cortes reais em toda Europa, incluindo a da Rainha Vitória, que era particularmente apaixonada pela raça.


As primeiras referências verificáveis ao Dachshund vêm de livros escritos no começos do século XVIII. Antes disso, existem referências à "cães-texugo" e "cães de buraco", mas elas provavelmente se referiam mais aos própositos do que à raça em específico. Os Dachshunds Alemães originais eram maiores que a variedades de hoje em dia, pesando entre 14 e 18 kg, e originalmente tinham as pernas mais compridas ao invés de pernas curtas (o Dachshund moderno descende de variantes mais recentes). Ainda que a raça era mais famosa para o seu uso em exterminar texugos, Dachshunds também foram geralmente usados para a caça de coelhos e raposas, para localizar cervos, e em grupos eram conhecidos por caçar animais grandes como javalis.




Dandie Dinmont Terrier é uma raça de pequenos cães, da família dos terriers. A raça se caracteriza pelo corpo comprido, pernas curtas e um característico topete de cabelos no topo da cabeça.


História


Surgiu na região de fronteira entre Inglaterra e Escócia, e pode ser considerado uma raça definida desde os primórdios do século XVII. Pode ser que exista sangue de ancestrais Terriers, como o Otterhound, o Basset Hound, o Skye, o Cairn, o Terrier Escocês e o Bedlington Terrier.




Dálmata é uma raça de cão muito apreciada por sua típica pelagem manchada. É marca registrada desta raça e faz dos dálmatas cães especiais no gosto dos amantes de cachorros.


História


A sua origem é bastante remota é uma raça bastante antiga e esse é um dos fatores que a tornam um pouco confundível atribuindo-lhe vários países de origem. Alguns pesquisadores afirmam que a raça tenha se originado no Egito antigo onde o cão aparece em imagens sobre as tumbas dos faraós. Outros afirmam que a raça seja originária da região da Dalmácia (atual Croácia). Afirmando também que o nome da raça advém do nome da região.


O dálmata era um cão vistoso atribuindo-lhe um estatuto de cão preferido pela nobreza e era utilizado para acompanhar as carruagens para as proteger de supostos ataques. É um cão que se dá bem com cavalos, já que estes fazem também um pouco parte dos seus primeiros desenvolvimentos como raça. Tanto que tornou-se mascote dos bombeiros americanos (resquício do tempo em que os caminhões de bombeiros eram puxados por cavalos).


A raça é muito popular, tal popularidade pode ser atribuída em grande parte pelo livro 101 Dálmatas da escritora Dodie Smith, cuja história celebrizou-se quando Walt Disney lançou um desenho animado baseado no livro "Os 101 Dálmatas", em 1961. O filme relata como a milionária do mundo da moda, Cruela De Ville obcecada pela combinação entre o pelo branco e as pintas da raça de dálmata, decide raptar diversos filhotes em toda a Inglaterra para fazer um belo casaco. Entre esses filhotes estavam a cria de Bingo e Perdita, dois belos dálmatas que partem numa viagem cheia de aventuras para salvar seus filhotes, mas acabam se vendo em sérios perigos, ao descobrir que terão de levar consigo 100 filhotes raptados.




Dobermann é uma raça de cães muito utilizada para guarda de patrimônio (cão de guarda).


História


O doberman é uma raça relativamente recente, desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Dobermann e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Dobermann, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Louis Dobermann também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães "dos açougueiros" (ancestrais do Rottweiler), Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner, Greyhound e o Manchester Terrier. Contudo, Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do doberman e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Dobermann Pinscher em homenagem ao seu criador.


Como era a intenção de seu criador, o dobermann é realmente um cachorro de grande coragem, inteligência e agilidade. Seu temperamento é equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e possui um grande instinto protetor e é considerado uma das melhores raças de cães de guarda. É um cão muito sensível e muito inteligente, com facilidade de aprendizado que é utilizado em diversas funções no mundo todo, desde cão policial e cão militar até cão guia (embora esta não seja sua maior aptidão). Contudo esta não é uma raça para qualquer dono, seu dono deve ser um justo e equilibrado e saber como se impor com paciência e suavidade.


Dobermanns são cães que precisam de exercício e espaço. Seu pêlo deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos. Cães desta raça podem estar sujeios à incidência de torção gástrica, por isso deve-se tomar cuidado com sua alimentação, e de atrofia progressiva da retina, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.




O Dogo argentino é um cão de guarda, valente e corajoso, mas extremamente equilibrado, sendo aclamado por criadores e proprietários como um cão não feroz.


História


A raça Dogo Argentino é relativamente recente, foi desenvolvida na Argentina como diz o nome no ano 20 do século passado, por Antonio Norez Martinez, amante dos cães e da caça. Seu objetivo era dar equilíbrio físico e psicológico ao antigo cão de luta de Córboda, uma raça forte e enérgica que tinha sangue de Mastiffs, Bulldogs e Bull Terriers. Martinez buscava uma raça que atendesse suas expectativas em relação a caça e à companhia, ele desejava um cão robusto, forte, resistente, fiel, obediente e de rara beleza. Com isso realizou cruzamento com várias raças: Irish Wolfhound, Pointer, Bull terrier, Dogue de Bordeaux, Dogue Alemão, Mastim Espanhol, Boxer, Bulldog, entre outras, até obter a ninhada que lhe agradou. A raça foi reconhecida pelas associações cinófilas argentinas em 1964 e obteve seu registro pela FCI em 1973 como a primeira e única raça argentina.




O dogue alemão, também conhecido como dinamarquês, grand danois ou como grande ou gigante dinamarquês é uma raça canina que pertence à categoria dos molossóides, tendo sido criado para a caça ao javali.


História


Muitas das antigas civilizações tinham cães semelhantes aos grandes mastiff representados em seus artefatos. Uma das hipóteses é que teriam sido introduzidos nos países do Mediterrâneo pelos fenícios. Outra é que as legiões romanas os trouxeram diretamente para a Alemanha. Um cão muito parecido com o Dogue Alemão aparece nas moedas gregas do século I a.C., esta conexão com a Grécia que lhe gerou o apelido de Apólo dos cães. Na idade média a raça não era apenas um símbolo de condição social, onde viviam em amplos castelos da realeza e dos nobres, mas também pela sua arte em caçar javalis, veados e lobos.




O dogue de Bordeaux (ou Bordéus) é um molosso de origem francesa muito utilizado como cão de guarda.


História


Existem várias hipóteses sobre a origem desse raça; alguns afirmam eles são descendentes dos alanos, antigos molossos de origem indo-européia, já para outros especialistas essa raça nada mais é do que o resultado do cruzamento de mastifes com buldogues ingleses.


Considerando que o cruzamento de mastifes com buldogues produz outra raça, o bulmastife, a hipótese mais provável é a de que o dogue de Bordeaux seja descendente de uma das linhagens do Alaunt, o Alaunt Veutrerer. No século XII, em 1151, Henrique II da Inglaterra se casou com Eleanor de Aquitânia, da região de Bordeaux - sul da França - e toda a corte britânica se mudou para esta região levando todos seus cães de caça. Esta região permaneceu sob domínio britânico até 1411. Durante 260 anos estes cães habitaram, caçaram e se espalharam no sul da França.


As três linhagens de Alaunt (Alaunt Gentil, Alaunt Veutrerer e o Alaunt of the Butcher) eram usadas nas caçadas de javalis, ursos e outros grandes animais.


Como consta no livro Livre de la Chasse ("Livro da Caça"), escrito em meados do século XIV por Gaston Phoebus, Conde de Fois, que viveu no sul da França e conheceu profundamente estes cães, eles tinham a cabeça grande, cana nasal larga e curta, lábios pendentes, e eram extremamente agressivos. Características morfológicas típicas do dogue de Bordeaux.




O Elkhound Norueguês Cinza é a raça de cães nacional da Noruega.


História


Antigas ossadas fossializadas de cães semelhantes a este foram descobertos na Noruega, comprovando a sua convivência com caçadores nórdicos datados com cerca de 1000 anos antes de Cristo. Estes dinossauros caninos já foram os mascotes dos Vikings em suas travessias oceânicas. Caçador implacável, ainda hoje em regiões escandinavias este cão é usado na caça aos veados, alces, ursos, lobos. Foi apresentado pela primeira vez em 1877 e o seu reconhecimento por parte do Kennel Club data de 1901. Esta raça comporta duas variedades, o Elkhound Norueguês cinzento e o Elkhound Norueguês Negro.




O fila brasileiro é uma raça de cão de grande porte desenvolvida no Brasil. São usados frequentemente como cães de guarda e cão boiadeiro. Pertencem à categoria dos molossóides.


História


Sua real origem é um pouco desconhecida, mas o que se tem relatos é que os conquistadores espanhóis e portugueses, ao desembarcarem no Brasil do século XVII, trouxeram consigo Matiffs, Dogues, cães de Santo Humberto entre outros gigantes que foram cruzados talvez até com cães indigenas, selvagens do Brasil. Porém como foi dito não se tem certeza disto, o que se sabe é que a raça se estabeleceu aqui e seus padrões foram apurados em 1950, com uma última atualização em 1983. E hoje em dia, cada vez mais a raça ganha com o controle dos plantéis e cruzamentos, assim, aumentando a estabilização de seus padrões puramente nacionais. No Brasil colonial era usada como pisteiro para capturar escravos fugitivos, condutor de rebanhos e na caça à animais de grande porte.




Terrier brasileiro (ou fox paulistinha) é uma raça de cão desenvolvida naturalmente no Brasil, tipo terrier de porte médio para pequeno.


História


O terrier brasileiro ou fox paulistinha, como também é chamado, apesar de comprovada a existência histórica desta raça em vários estados do Brasil, originariamente foi mais comum no interior do Estado de São Paulo, por isso é mais comum o nome fox paulistinha, do que o nome de registro, terrier brasileiro, que foi criado por ocasião do processo de registro da raça, também sempre foi conhecido no Rio Grande do Sul como fox, e em Minas Gerais como foquinho. Foi a terceira raça de cão originalmente brasileira a ser reconhecida pela Federação Cinológica Internacional, e é a segunda com reconhecimento mais antigo das que ainda são reconhecidas.


Não se tem certeza de suas exatas origens, mas há três hipóteses mais difundidas, a oficial, que consta no padrão oficial da raça terrier brasileiro, diz que descendem de cães do tipo terrier trazidos da Europa pelas esposas dos filhos de fazendeiros, que muito comumente, a partir de meados do século XIX e início do século XX, iam estudar na Europa, e quando retornavam, muitas vezes casados, traziam pequenos cães do tipo terrier, que eram muito comuns entre as famílias mais abastadas de Londres e Paris nesta época, possivelmente eram das raças parson russel terrier, jack russel terrier e fox terrier de pelo liso, que eram raças muito comuns na Inglaterra neste período. E estes cães ao cruzarem com cães das fazendas no Brasil, e no campo sendo aproveitados na caça, na guarda e em menor escala no pastoreio de ovelhas, teriam criado em poucas gerações uma nova raça. Com o desenvolvimento das grandes cidades, os fazendeiros e suas famílias migraram para os grandes centros urbanos, desta forma o fox paulistinha sofreu outra mudança de ambiente que teria contribuido em sua formação. Onde inclusive teve a importante função de guardar as mercadorias dos armazéns da ação predatória de roedores.


Há outra hipótese bem forte, e com dados históricos que diz que cães de tipo terrier, sem precisão de raça definida, viajavam como caçadores de ratos em navios mercantes, principalmente nos ingleses, desde o século XIX. Os cães teriam sido tripulação fixa nestas embarcações devido ao receio que a população européia tinha da peste negra, e os cães ajudavam no controle dos ratos. E ao aportarem em portos brasileiros, teriam cruzado com cães locais adaptados as características ambientais brasileiras, e assim acredita-se que o terrier brasileiro teria se originado. Este mesmo processo teria criado outras raças em outros países. Uma ultima hipótese menos difundida diz que o terrier brasileiro é um cão autóctone da região onde é hoje o Estado de São Paulo.


Tendo o mesmo padrão racico desde 1920, a primeira tentativa de reconhecimento ocorreu em 1964, mas pelo baixo número de registros o processo foi cancelado. Depois de muito trabalho por parte de alguns criadores, a raça recebeu o reconhecimento provisório em 1995 e o definitivo em 2006. Esse processo é feito pela FCI, com sede na Bélgica e que tem uma série de regras a serem cumpridas antes do reconhecimento definitivo (como comprovar ausência ou controle de doenças genéticas, número mínimo de exemplares sem parentesco próximo, ninhadas que nasçam homogêneas, etc).




O Fox Terrier é uma raça de cão médio-pequeno, originária da Inglaterra.


História


A raça Fox Terrier, conhecida desde o século XVI na Inglaterra, apresenta duas variedades, o Fox Terrier de pelo liso, o mais antigo, e Fox Terrier de pêlo duro. Os seus antepassados foram Teckels, Beagles e antigas raças de Terriers. Este destemido cão foi selecionado por volta de 1810 para a caça ao javali, ao texugo e principalmente à raposa (de onde provém o seu nome), quando entrava vorazmente em sua toca para o combate mortal. Com a criação do Fox Terrier Club, foi estabelecido um standard para as duas variedades. Tornou-se no Terrier mais célebre do universo cinófilo. A variedade de pelo liso está menos difundida que a variedade de pelo duro.




O foxhound inglês, conhecido apenas como foxhound, é considerado um exemplar do cão de caça moderno.


História


Existem algumas possibilidades no surgimento dessa raça. Pode ter sido criado por volta do século XV na Grã-Bretanha, para a caça à raposa, a partir de sabujos de caça ao veado, os Staghounds. Os caçadores queriam cães menores, mais rápidos e resistentes, deixando para segundo plano o faro e a voz. O livro das origens da Associação Inglesa do Foxhound é anterior a 1800. A caça à raposa, com matilha e a cavalo, atingiu o seu ponto mais alto na Inglaterra, durante a primeira metade do século XIX. Napoleão III apreciava muito esta raça. No século XVII, a raça foi utilizada nos Estados Unidos para desenvolver o American Foxhound. Também contribuiu para o desenvolvimento da criação francesa de cães de matilha, utilizados para a caça grossa, introduzindo estrutura óssea, vigor e saúde. A FCI reconheceu esta raça em 1964.




Golden Retriever é uma raça canina, historicamente desenvolvida como cão de caça para caçar aves aquáticas e aves selvagens.


História


Até 1952 a história mais aceita do início dos Golden Retrievers, que se contava era que em 1858, o escocês Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth, estava em visita à cidade inglesa de Brighton. Quando viu em um circo uma troupe de cães pastores Russos executando truques e performances que o encantou, ao qual de imediato tentou comprar um casal. instrutor dos cães não venderia um par, reivindicando que este quebraria a troupe. Assim sendo Majoribanks comprou o lote todo, oito cães, levando-os a sua propriedade em Guisachan na Escócia, dando assim o início da raça. A história foi públicada em 1952, seus descendentes apresentaram registros produzidos de 1835 a 1890, mas não tendo nenhuma menção dos cães Russos. O senhor Tweedmouth iniciou o desenvolvimento do Golden em sua propriedade, perto de Inverness, na Escócia, bem perto do famoso Lago Ness, ele desejou desenvolver um cão que fosse leal e amável, contudo espirituoso e esperto, silencioso para não espantar a caça, que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa. Lorde tweedmouth foi em seu tempo um grande entusiasta da caça em seu país, ao qual, encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros, que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta raça. Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden.




Galgo inglês ou Greyhound é um cão antigo, provavelmente descendente do galgo árabe Sloughy, acompanhando à Europa os navegadores fenícios.


História


Vinda do Oriente, a raça teria chegado à Europa pela Grécia e à Grã-Bretanha pelos Fenícios. O seu nome de origem, Greyhound, pode derivar de Greek Hound, Galgo Grego. O Galgo Espanhol, importado para Inglaterra, também teria contribuído para a sua criação. Foi selecionado durante o reinado de Henrique VIII para a caça à lebre ou para as corridas de apostas. O duque de Norfolk, sob pedido de Isabel I, estabeleceu um código para avaliação dos Galgos na perseguição da lebre ao ar livre. Desde 1927 é utilizado nas corridas com lebres artificiais nos cinódromos ("racing"). Criado para a corrida, o Galgo Inglês, ou Greyhound, está para os galgos o que um puro sangue está para os cavalos, ou seja, uma magnífica máquina de correr.




O husky siberiano é uma raça antiga de aparência primitiva, ao seu lado tem-se a impressão de estar junto ao elo entre cães e lobos. Esta raça de cães nórdicos destaca-se pela beleza física e pela energia que dispõe.


História


A raça é provavelmente uma das mais próxima dos lobos, ao invés de latir este cão muitas vezes uiva. Foi desenvolvida pelos Chukchi, uma das tribos nômades do norte da sibéria com decêndencia esquimó. Sua finalidade era puxar trenós por longas distâncias, arrebanhar as renas e servir de cão de guarda. Por estas qualidades a raça se estabeleceu por centenas de anos na Sibéria, e apenas no ínicio do século XX apareceu na América do norte trazida infelizmente por comerciantes de pele. Eram animais extremamente fortes, capazes de se agrupar em pequenas matilhas e resistir horas à fio no trabalho pesado. Não demorou muito para se tornarem soberanos nas competições de corridas de trenó. Por estas razões genéticas de costume com o trabalho pesado, é necessário que o dono crie o hábito de exercitar bastante o animal. Tanto em um apartamento como em casas, o Husky Siberiano precisa de longas caminhadas para mantêr o equilibrio de um cão de companhia.




Também chamado de Podengo ibecenco e de Hound de Ibiza, este cão, de origens antigas é originário das ilhas Baleares no mar Mediterrâneo, principalmente de Ibiza e Maiorca na Espanha.


História


Esta raça é originária dos mesmos cães criados pelos faraós egípcios, que deram origem ao pharaoh hound. A separação as duas raças teria ocorrido quando, a aproximadamente 8 séculos A.C exemplares foram levados pelos Fenícios até as ilhas Baleares e ficaram isolados do continente por muito tempo, adaptando-se ao estilo de vida e às condições climáticas das ilhas. Eram e são utilizados como caçadores de coelhos e lebres, pegam também presas maiores, servem como recolhedores na caça às aves.




Jack Russel Terrier é uma raça de cachorro feita de um cruzamento entre duas raças para caçar raposas. No cinema o Jack Russel teve seu principal papel no filme O Máscara de Jim Carrey e em Hércules.


História


Foi selecionada pelo Reverendo Jack Russell, da cidade de Devon, onde estabeleceu a raça no início do século XIX. Jack precisava de um cão mais ativo e tenaz, com um maior espírito de luta, que pudesse aguentar horas de caça e também ter a coragem necessária para adentrar nas tocas das raposas.




O Jamthund, conhecido como cão caçador de alces da Suécia, é o maior entre os cães caçadores de grandes cervos (elkhounds) nórdicos.


História


Os ancestrais do Jamthund eram cães muito antigos, semelhante aos cães que acompanhavam os homens das cavernas. Eram criados e apreciados pelos caçadores que habitavam a região de Jamtland, na Suécia, recebendo seu nome desta região. São grandes caçadores, capazes de caçar animais muito maiores que ele, como o alce e o urso, o jamthund é um cão de força, usado como cão de trenó e guarda de rebanhos, cães desta raça também já foram utilizados pelo exército suéco para transportar mantimentos para os soldados.




Keeshond é uma raça canina muito antiga e uma das poucas que, através da história, sempre foi criada para companhia e guarda.


História


O Keeshond é descendente dos mesmos ancestrais dos quais evoluíram raças como os Samoiedas, Huskys, Elkhounds, e os Lulus da Pomerânia. Aparentemente, vieram para a Europa com antigos viajantes do Norte, há muitos séculos.


Nos séculos XVII e XVIII, eles foram muito usados como cães de guarda em fazendas, barcaças e grandes barcos nos rios. Eram conhecidos na Alemanha, França, Itália e Holanda com nomes diversos. Porém, na Holanda do século XVIII, surgiu dentre a classe média um grupo de resistência que se opunha ao poder reinante. O líder desse movimento tinha um cão chamado "Kees" que passou a ser o símbolo da coragem do novo partido. O cão alcançou uma grande popularidade naquele país, e a raça passou a ser conhecida como "Keeshond" por toda a Europa, e tornou-se o cão nacional da Holanda.




A kerry blue terrier, originária da Irlanda, é uma raça reconhecida nacionalmente em 1922, usada como rateira e caça no Sudoeste desde o século XVIII.


História


Alguns acreditam que o Kerry Blue é simplesmente um cão nativo da Irlanda e que no século XVIII foi usado na Ilha Esmeralda como um cão de luta, de rebanho e de guarda. A partir de então, pode ser que tenha recebido uma contribuição dos sangues dos Dandie Dinmonts e dos Bedlingtons Terriers. Seu modelo atual foi apresentado na inglaterra em 1922 e dois anos mais tarde reconhecido pelo Kennel Club Americano.




O King Charles Spaniel é um pequeno cão muito utilizado como companhia.


História


Desenvolvido na Inglaterra a partir do século XVI,o King Charles Spaniel, também chamado de “English Toy Spaniel”, é uma raça bastante antiga. Seus ancestrais são bem mais longínquos, originários da Ásia, aparentados com os spaniels asiáticos que foram levados do Oriente para o Ocidente, provavelmente do Japão e da China para a Espanha, e da Espanha para a Grã-Bretanha, onde se tornou conhecido. Acredita-se que spaniels caçadores ingleses como os Cocker spaniels ingleses e Springer Spaniels possam ter tido influência na formação da raça. Com o tempo cães asiáticos de focinho curto, como o Pug e o Pequinês, acabaram sendo misturados com os King Charles que tiveram seu tamanho reduzido e o focinho encurtado. Devido a estas diferenças existentes entre os King Charles atuais e os antigos, a raça acabou sendo dividida em duas a partir do século XX, o King Charles Spaniel e o Cavalier King Charles Spaniel sendo que o Cavalier King Charles apresenta um tipo físico mais próximo ao dos ancestrais da raça e o King Charles já encontra-se mais modificado em função da criação e do tempo.




O Komondor é uma raça de cão originada na Hungria.


História


Como a grande maioria das antigas raças, não se sabe ao certo a origem desta. Há duas versões sobre a chegada do animal à Hungria: eles teriam vindo com os nômades magiares, ou com os mongois. Para alguns estudiosos da raça, o Komondor tem parentesco com o Pastor de Bergamasco e o Old English Sheepdog. O standard que estabeleceu as características do animal foi definido em 1920, dando início a participação da raça em exposições. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Komondor foi quase extinto. Ainda hoje é pouco comum encontrar na Europa exemplares do animal.




Retriever do Labrador (Labrador ou em alguns países de língua inglesa, Lab), é uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. Devido a estas características, são frequentemente treinados para cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço.


História


Na planície de Terra Nova (Canadá) existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes.


Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.


Esse cães foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca "macia" (que carrega objetos sem danificá-los), a docilidade e a obediência. Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pelos, como ocorria com cães de pelagem mais longa.


Foram usados cães locais e cães de outras raças, além do Saint John. Eram selecionados os filhotes mais aptos ao trabalho.


Com isso chegou-se ao Labrador. No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.


Assim, o local que originou a raça através da seleção é a Grã Bretanha. Apenas um conselho de criadores dessa localidade, sob aprovação do kennel club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial.

Os labradores são excelentes companheiros e adoram estar perto dos humanos.



Leonberger é o nome de uma raça de cão gigante. Seu nome deriva da cidade de Leonberg, ao sul da Alemanha.


História


Apesar de alguns acreditarem que a raça tenha surgido na Suiça, sendo o último descendente do Grande Cão dos Alpes, o mais provável é que tenha sido na Alemanha do século XIX, na cidade de Leonberg. A partir de cruzamentos entre São bernarndos, Terra Novas e até cães montanheses dos Pirineus. O primeiro standard foi definido em 1895. Durante a Segunda Guerra Mundial quase não se viu mais Leonbergers, porém atualmente vêm aparecendo em lares de todo o mundo.




Lhasa Apso ou apso tibetano é uma raça de cão doméstico.


História


O Lhasa Apso é uma raça antiga, criada durante séculos apenas pelos nobres e monges do Tibete. "Lhasa" é o nome da cidade sagrada da região e "Apso" poderá ter origem em cabra, devido à pelagem lanosa, ou "leão", devido ao seu papel de protector de templos.


O Lhasa Apso é considerado um cão sagrado na sua Terra Natal. Os tibetanos acreditam que a alma de um homem virtuoso descansa no seu animal preferido, depois de morrer.

Como guarda de templos e mosteiros, ladrando furiosamente a desconhecidos, o Lhasa Apso é tido como um amuleto de boa sorte, mas teria de ser oferecido, não podia ser comprado. Assim, estes cães permaneceram desconhecidos do resto do mundo até ao início do século XX. Por volta da década de 1920, Dalai Lama começou a procurar apoios internacionais para a causa tibetana e ofereceu alguns cães desta raça como presente a diplomatas, sobretudo a britânicos.

A raça só se tornaria conhecida nos Estados Unidos da América uma década mais tarde. Mas a popularidade que conheceu foi imediata e em 1935 já tinha sido reconhecida pelo AKC, apesar de ter sido mal classificado como Terrier.




Malamute-do-alasca é uma antiga raça de cães nórdicos.


História


Seu nome provavelmente derivou da tribo dos Mahlemuts, uma das tribos esquimós que habitam as regiões árticas. Antes dos veículos apropriados para a neve, eram necessários cães fortes e resistentes para as longas jornadas em direção ao extremo norte. A tribo dos Mahlemuts foi muito invejada pelas outras tribos por terem um meio de locomoção tão eficiente. A raça Malamute do Alaska já esteve próxima à extinção, contra à qual os Eua tomaram as devidas providências no ano de 1926.




O Maltês é uma pequena raça de cães que não troca de pelos.


História


Como um nobre do mundo canino, essa raça antiga foi sendo conhecida por uma variedade de nomes através dos séculos. Originalmente chamado de Cão Melitaie ele também foi conhecido como "Vos Ancião Cão da Malta", o cão das Damas Romanas, o Cão Consolador, o Spaniel Dócil, o Bichon, o Cão Choque, o Cão Leão Maltês, e o Terrier Maltês. Em algum momento dentro dos séculos passados, ele se tornou conhecido simplesmente como o Maltês. A história da raça pode ser traçada de volta em muitos séculos. Alguns colocaram a sua origem em dois ou três milhares de anos atrás e até Darwin colocou a origem da raça em 6000 a.C.


O Maltês é considerado de ter descendido de tipo de cão chamado Spitz Alemão achado junto com os habitantes do Lago da Suíça. Ainda que exista alguma evidência que a raça se originou na Ásia e é parente do Terrier Tibetano, a origem exata é desconhecida. Malteses são geralmente associados com a ilha de Malta no Mar Mediterrâneo. Os cães provavelmente foram para a Europa através do Oriente Médio com a migração de tribos nômades. A Ilha de Malta (ou Melitae como era conhecida então) foi o centro geográfico do comércio antigo, e exploradores sem dúvida acharam ancestrais dos pequenos e brancos cães deixados ali para trocas por suprimentos. Os cães foram criados pelos ricos e igualmente pela realeza e foram sendo cruzados para serem especificamente um cão de companhia. Alguns membros da família real que significadamente tinham Malteses foram Maria I da Escócia, Elizabeth I de Inglaterra, Rainha Vitória, Josefina de Beauharnais e Maria Antonieta.


No tempo de Paulo de Tarso, Publius, o governador romano da Malta, tinha um Maltês com nome de Issa com o qual era bastante aficionado. Nesta conexão o poeta Marcus Valerius Martialis (Marcial), nascido c.38 em Bilbilis na Espanha, fez essa famosa dedicatória em um de seus célebres epigramas:


"Issa é mais brincalhona que o pardal de Catulla.
Issa é mais pura que um beijo de uma pomba.
Issa é mais delicada que uma donzela.
Issa é mais preciosa que jóias indianas...
Com receio de que os últimos dias em que ela vê a luz
devem roubá-la dele para sempre,
Publius tinha tido o retrato dela pintado."


Era dito que a pintura do cão era tão vívida, que ninguém podia diferenciar o cão da pintura.


Durante o Renascimento, o poeta Ludovico Ariosto em algumas linhas da sua obra-prima literária, Orlando Furioso, descreve um cão que certamente só pode ser um Maltês.


"O menor cão que a Natureza já produziu --
Seu pêlo de longos cabelos, mais branco que arminho
Seus movimentos perfeitamente graciosos e
Elegância incomparável de aparência."




O manchester terrier, popular como o "terrier do cavalheiro inglês", é uma raça criada na Inglaterra desde a Idade Média.


História


O Manchester Terrier representa a versão moderna de um cão caçador de ratos de nome "Old Black and Tan Terrier" muito difundido antigamente no norte e oeste da Inglaterra. Por volta do século XVIII, o então extinto caçador de ratos Terrier preto e castanho foi cruzado com o Whippet por um criador de Manchester, chamado John Hulme. O sangue do West Highland White Terrier pode ter sido introduzido posteriormente, criando a versão moderna deste esperto e eficaz cão rateiro. Por volta de 1850, uma variedade menor deu origem a versão Toy. O primeiro clube foi fundado em 1879.




O mastiff inglês ou simplesmente mastiff (em inglês: English Mastiff) é considerado uma raça de cães tradicionalmente inglesa. Seu antepassados devem ser buscados entre os mastins assírios, descendentes por sua vez do mastim do Tibete.


História


Artefatos datados de 3.000 a.C. achados no Egito antigo representavam cães similiares aos Mastiff. Cão de origem britânica, descendente dos Dogues Assírios, que por sua vez derivam dos Dogues do Tibete, trazidos para a Europa pelos Fenícios e, mais tarde, dos molossos romanos. Tendo sido usado como cão de guerra até o século XVII, é certo que os Mastiffs acompanharam os celtas nativos quando Julio César invadiu a Grã-Bretanha em 55 a.C. e que em 1415 ele lutou na batalha de Agincourt. Entre tantas utilidades, esta raça era usada na caça à ursos, lobos e inevitavelmente em rinhas caninas.




O norwich terrier é uma raça que, em 1965, foi dividida para definir padrões. Seu semelhante, o norfolk terrier, se diferencia apenas nas orelhas: enquanto as suas são caídas, as dos norwich são eretas. Cão vigoroso e travesso, tem no instinto a caça, embora seja de adestramento moderado. Dócil, é tido como bom companheiro de adultos e crianças mais velhas. Apesar da energia comum aos terriers, não necessitam de grandes atividades.


História


A raça Norwich Terrier é conhecida na Inglaterra desde o século XIX, onde seu nome servia para denominar tanto cães de orelhas eretas quanto os de orelhas caídas (que posteriormente passaram a se chamar Norfolk Terrier). A partir do século XX, os criadores começaram a separar essas variedades, sendo que os exemplares de orelhas eretas passaram a ficar conhecidos como Jones Terriers ou Trumpington Terriers. Em 1964, o nome Norwich Terrier, segundo a cidade de Norwich, no leste da Inglaterra, foi reconhecido para a variedade que apresenta orelhas eretas, e o nome Norfolk Terrier, conforme o condado inglês, foi recon'hecido para a variedade de orelhas caídas.




Norfolk Terrier é uma raça de cão, a menor do grupo Terrier.


História


O Norfolk Terrier é conhecido desde o século XIX, na Inglaterra. Naquela época, a raça era muito popular junto aos estudantes da Universidade de Cambridge e recebia o nome de Norwich Terrier.


De fato, a diferença entre as duas raças é o fato de o Norwich Terrier apresentar orelhas eretas e o Norfolk Terrier apresentá-las caídas.


A variedade de Norwich Terrier de orelhas caídas era mais numerosa, e durante a Segunda Guerra Mundial os exemplares de orelhas eretas quase desapareceram. Em 1964, na Inglaterra, as duas variedades passaram a ser conhecidas como duas raças distintas: Norwich Terrier e Norfolk Terrier.




O old english sheepdog, também conhecido como bobtail devido a sua cauda cortada, é um cão de origem Inglesa.


História


Desenvolvida na região oeste da Inglaterra, os fazendeiros de lá precisavam de um ágil condutor de rebanhos e um bom pastor de ovelhas com tamanho para intimidar qualquer possível predador do rebanho. Acredita-se que o Collie Barbudo é seu ancestral mais próximo. Só foi apresentado publicamente em uma demosntração canina britânica em 1873.




O pastor-alemão é uma das raças de cães mais difundidas e estudadas ao redor do mundo, apesar de não ser considerada uma raça antiga.


História


Suas origens remotam ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois, no neolítico, com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e de movimentação rápida acompanhada de um mínimo gasto de energia, além de uma inteligência excepcional, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Para essa função foi criada toda a família de cães pastores. Durante 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães de pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, por Max von Stephanitz. O Pastor alemao é uma raça de cães de guarda. É muito rápido, agil, forte e preparado, sendo considerado um dos cães mais inteligentes. Foi considerado 3 vezes o melhor cão para se adestrar. Um dos maiores cães de guardas na segunda guerra mundial recebeu a alcunha de 'el diablo' (o diabo, em português).




A pastor belga é uma raça de cães que possui variedades de aparência bastante distintas entre si no que toca a pelagem e as cores.


História


Muitas raças ligadas ao pastoreio existiram na Bélgica no final do século XIX, mas como esta tarefa foi ficando obsoleta, os criadores refinaram a raça em 4 tipos. O Clube do Pastor Belga foi fundado em 1891 por um professor de zootecnia - A. Reul - que estabeleceu as bases de identificação racial, criando um primeiro standard em 1894, na sequência da classificação em 4 variedades. Em 1898, o Pastor Belga de pêlo comprido e negro recebeu a denominação Groenendael, nome do castelo do seu principal criador, N. Rose, atualmente é o mais popular das variedades, geralmente à ele é dado o nome de Pastor Belga sem precisar citar o Groenendael. Na mesma época, no castelo real de Laeken, os Pastores Belgas fulvos de pêlo duro foram batizados com a designação Laekenois, esta variedade tornou-se bastante rara. A grande maioria dos Pastores Belgas de pêlo curto da região de Malines recebeu a designação de Malinois. Na comunidade de Tervueren, um fabricante de cerveja, Corbeels, empreendeu a criação de Pastores Belgas de pêlo curto fulvo, mais tarde conhecidos por Tervueren. O Malinois, que a partir do final do século XIX foi selecionado para as atividades de guarda e de desporto é mais viril, evidenciando um caráter mais forte do que as outras variedades que são "obedientes-ousados", devido às suas origens específicas como cães de pastoreio.




O Cão Pastor de Maremma, também conhecido como Cão Pastor dos Abruzzos ou Pastor Maremmano Abruzzesse, é uma raça italiana originária da região de Maremma, na Toscana e nos Abruzzi, existente há 2.000 anos.


História


O uso de cães no pastoreio era um hábito típico dos pastores que vagavam por planícies e montanhas, o rebanho pastejava nas áreas ao longo da costa (como em Maremma) durante os meses de inverno, e quando o calor secava as pastagens, os pastores de ovelhas subiam as montanhas dos Abruzzos, com os seus grandes cães brancos, sendo o motivo para que a mesma raça fosse conhecida como Abruzzesse e também como Maremmanos. Estes animais viviam junto ao rebanho, geralmente de ovelhas, onde facilmente se camuflavam entre elas protegendo-as de furtivos ataques de lobos e quaisquer ladrões de rebanho.




O cão Pastor de Shetland, também conhecido como Sheltie é um cão originário das Ilhas Shetland. Sua função inicial é o pastoreio de ovelhas, sendo que essa atividade era praticada por esses cães há um bom tempo na Ilha Shetland.


História


Por vários séculos estes cães pastores foram utilizados para reunir e guardar rebanhos nas ilhas de Shetland, localizadas na costa escocesa, onde o terreno é muito dificil e árduo, e os animais possuem estatura pequena. Acredita-se que seus ancestrais sejam o Collie de pelo longo, o "Yakkie ou Yakin" islandês - cão dos baleeiros da Groenlândia - e o Spitz, companheiro dos pescadores escandinavos. O refinamento da raça foi realizado principalmente no século XX, quando foi criado o Clube em 1908 nas Ilhas Shetland e reconhecida em 1914.




O pequinês é uma antiga raça de cão miniatura, originária da China. É um cão pequeno, bem equilibrado e valente.


História


Análises de DNA recentes indicam que os pequineses são uma das mais antigas raças de cães do mundo. Pelo menos desde a Dinastia Ming (1368-1644), sua posse estava restrita aos membros da corte imperial chinesa, sendo que o cruzamento e a criação ficavam a cargo dos eunucos. Estes, por sinal, disputavam arduamente entre si as boas graças dos governantes, tentando produzir os exemplares mais ferozes e de aparência mais leonina.


Companhias constantes do imperador, quando este seguia para o salão de audiências, muitos dos seus pequenos companheiros lideravam a procissão anunciando sua chegada com latidos agudos (uma dica para que os simples mortais virassem o rosto para o outro lado). À noite, eles carregavam lanterninhas penduradas nos pescoços.

Ao longo dos primeiros dois séculos da Dinastia Manchu (1644-1912), o pequinês e o Lhasa Apso eram mais parecidos entre si do que são hoje. Mas foi somente nos últimos 100 ou 150 anos que programas especializados de cruzamento na Cidade Proibida e no Ocidente estabeleceram uma conformidade que permitisse distingüir claramente entre ambas as raças.

Durante a Segunda Guerra do Ópio, em 1860, a Cidade Proibida foi invadida pelas tropas inglesas. O imperador Xianfeng fugiu com toda a sua corte. Todavia, uma tia idosa do imperador ficou para trás e, quando os ‘diabos estrangeiros’ entraram, ela suicidou-se. Junto do corpo, os soldados encontraram cinco pequineses que pranteavam sua morte.


Os animais foram recolhidos pelos ingleses antes que o Velho Palácio de Verão fosse queimado. Lord John Hay levou um casal, posteriormente chamados de ‘Schloff’ e ‘Hytien’ e os deu à sua mãe, a duquesa de Wellington, esposa de Henry Wellesley, 3° duque de Wellington. Sir George Fitzroy levou outro casal, e os deu para seus primos, o duque e a duquesa de Richmond e Gordon; este dois, que receberam o prefixo de Goodwood, são os fundadores da linhagem inglesa. O tenente Dunne presenteou o quinto pequinês para a rainha Vitória do Reino Unido, que o denominou Looty.


A Imperatriz Viúva Tzu Hsi presenteou com pequineses vários americanos, incluindo John Pierpont Morgan e Alice Lee Roosevelt Longworth, filha de Theodore Roosevelt.

Os primeiros pequineses na Irlanda foram introduzidos pelo Dr. Heuston. Ele fundou clínicas de vacinação contra varíola na China e o efeito foi dramático. Em reconhecimento, o ministro chinês Li Hung Chang presenteou-o com um casal de pequineses. Eles foram chamados de Chang e Lady Li. O Dr. Heuston fundou o canil Greystones.

O ápice do pequinês como queridinho dos palácios imperiais chineses ocorreu durante o reinado da Última Imperatriz (Tzu Hsi), que ascendeu ao poder em 1861. Para obter prestígio, ela se fez cercar dos diminutos "cães-leões", insistindo para que sua semelhança com o leão fosse tão próxima quanto possível. Após a morte dela em 1908, os serviçais da corte mataram a maior parte dos animais para que eles não caíssem em mãos indignas. Os poucos que escaparam desapareceram em residências particulares sem deixar vestígios; não fosse a raça estar firmemente estabelecida no Ocidente, teria muito provavelmente sido extinta nesta ocasião.




O pointer é um cão cujo trabalho original era como de tiro. Daí, passou a ser utilizado como rastreador, localizando presas e ficando imóvel, em forma de seta, permitindo que os greyhounds perseguirem e capturarem as presas ou que os caçadores atirassem nelas.


História


Os primeiros Pointers particapavam da caça aos pássaros com o uso de redes. No início do século XVIII, atirar em passáro com arma de caça tornou-se popular, assim o Pointer espanhol logo entrou na Inglaterra. Era um cão pesado, lento que mantinha seu focinho no chão. Para melhorar sua velocidade e olfato foi cruzado com Greyhounds, Foxhound ingleses e Bloodhounds. No século XIX, houve misturas de Bracos franceses e italianos. O clube da raça foi criado em 1891. É uma raça bastante difundida na Europa, onde disputa o primeiro lugar com o Braco Alemão entre os cães melhores cães de aponte.




Poodle ou Caniche é uma raça de cães de companhia e estimação. É considerada a segunda raça mais inteligente, vindo logo após o border collie e antes do pastor alemão.


História


Os poodles são retrievers, ou seja, cães que capturam a presa e levam-na até o caçador. Acredita-se que o poodle tenha sua origem na Alemanha, onde é conhecido por Pudel. A palavra inglesa "poodle" vem do baixo alemão pudel ou puddeln, com o significado de chapinhar a água. A raça foi padronizada na França, onde é frequentemente utilizada como retriever de água.

Acredita-se que o corte tradicional de pêlos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas, pulmões, coração e rins eram mantidas com pêlo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água.




O Pug é uma raça de cão de companhia originária da China. Era uma raça de realezas.


História


O PUG foi levado à Holanda por volta do século XVI pela Companhia Mercante de Navegação Holandesa, dita Companhia das Índias, e foi bastante apreciado pelas damas da sociedade como cão de colo. Depois chegou à Inglaterra que o adoptou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XVII, já era difundido em vários países europeus como Itália, França, Espanha e Alemanha. Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajectória remonta os episódios com Napoleão Bonaparte, o rei da Holanda: Guilherme o Silencioso, e mais recentemente com o Duque de Windsor.


Sem o aviso de um pequeno Pug, Guilherme teria morrido nas mãos dos espanhóis. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida real. O Pug tornou-se o cão oficial da corte, e o túmulo de Ghilherme exibe, além dele, seu querido cão de estimação.


Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou europeia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagüi de aparência (também chamado de Pug).

Possui também outros nomes como por exemplo: Mops do verbo "Moppen" que significa "de aspecto franzido", na Alemanha.

Os ingleses o baptizaram-no Pug ou "Pug-Dog", o que significa "coisa diminuta" ou "cão diminuto".


O nome Carlino ou Carlini foi usado pela primeira vez em França, pelo aspecto cómico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um actor, célebre no papel de Arlequim, com o qual o rosto redondo, com mascara preta, revelava certa afinidade.




O rottweiler figura entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos romanos, onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro.


História


O Rottweiler é uma raça com origens muito antigas, existem diferentes teorias sobre seus ancestrais e sobre a formação da raça. Alguns acreditam que o Rottweiler é uma raça tipicamente alemã, descendente do boiadeiro Bávaro, atualmente extinto, enquanto outros defendem que ele seria descendente dos molossos romanos que acompanharavam as tropas através dos Alpes, fazendo a guarda e conduzindo os animais, outros ainda sugerem que suas origens seriam bem mais antiga, e que o rottweiler seria desecendente de cães aparentados com o dogue do Tibete que se espalharam pela Europa seguindo soldados que retornavam de campanhas na Ásia.




O Saluki é originário da Pérsia, provavelmente fruto de antigos cruzamentos entre galgos egípcios e asiáticos.


História


Pode-se afirmar que o Saluki é a mais antiga raça de cães domésticos, já que existem registros de sua existência em tumbas egípcias datadas de milhares de anos antes de Cristo. Esta é a única raça aceita pelo Islamismo, que a considera um presente de Alá, por isso, o Saluki recebe o nome de El Hor, que significa "O nobre". Popular no Irã, país ao qual se credita sua origem, bem como no restante do Oriente Médio e Ásia, o Saluki é pouco difundido em outras partes do mundo. A raça só chegou ao Ocidente no século XIX.




O Samoieda é uma raça de cão muito primitiva, que muito pouco evoluiu nos últimos 5 mil anos (período em que surgiram a maioria das raças conhecidas nos tempos atuais). Considerado pela maioria dos criadores do mundo como a raça mais bela de todos os cães, é possivelmente a mais dócil de todas. Também é considerado o animal mais domesticável pelo homem. Não possui glândulas subcutâneas e, portanto, não exala nenhum odor característico de cães.


História


Esta aristocrática raça tem suas origens no norte da Sibéria com a tribo dos Samoyeds. Os cães Samoiedas viviam perto dos seus donos, dormiam dentro dos abrigos e serviam como aquecedores. A vinda deles para o ocidente se dá ao fato de o zoólogo britânico Ernest Kilburn Scott que passou 3 meses entre as tribos Samoiedas e ao voltar a Inglaterra levou consigo um filhote macho chamado "Sabarka". Mais tarde ele importou uma femêa chamada "Whitey Petchora". Os samoiedas foram muitíssimo pouco modificado desde o início da convivência com os humanos há 5 mil anos. Era utilizada e ainda é nos tempos de hoje em certas localidades para tração de pequenos trenós que transportavam as mudanças e pastoreio da renas do povo Samoiedo.




São-bernardo é uma raça de cães natural dos Alpes. Foi originalmente cruzado para ser um cão de trabalho e de resgate.


História


O Albergue, no cimo do Passo do Grande São Bernardo, a 2469 m de altitude, foi fundado no século XI, para oferecer refúgio aos viajantes e peregrinos. A partir da metade do século XVII, os monges do Albergue, muniram-se de cães grandes, do tipo de cão de montanha, destinados a guarda e defesa. A presença de cães no Albergue do Grande São Bernardo é confirmada por documentos iconográficos que datam de 1695 e por uma nota nas actas do Albergue, do ano de 1707. Desde então, esses cães foram utilizados para acompanhar os viajantes, e sobretudo, para encontrar e salvar aqueles que se perdiam na neve e no nevoeiro. As crónicas, publicadas em numerosas línguas, sobre o modo como estes cães salvaram um grande número de vidas humanas da morte branca, e dos testemunhos de soldados que em 1800, atravessavam o Passo com o exército de Napoleão Bonaparte, espalharam no século XIX a fama do cão de São Bernardo por toda a Europa. O cão mais famoso a salvar pessoas foi o lendário Barry, que se tem notícia de ter salvo 40 vidas humanas. Existe um monumento à Barry em Cimetière des Chiens, e seu corpo está preservado no Museu de História Natural em Berna.


Os ancestrais diretos do Cão de São Bernardo foram os grandes cães das quintas, muito difundidos entre os lavradores da região. Após algumas gerações, através de uma criação sistemática no sentido da procura de um tipo ideal, criou-se a raça actual. Em 1847, Henrick Schumaker de Holligen, perto de Berna, foi o primeiro a estabelecer os documentos genealógicos para os seus cães. O livro de origens Suíço, foi criado em Fevereiro de 1884. O primeiro cão a ser inscrito neste Registo Nacional foi o Cão de São Bernardo com o nome de "Léon"; as 28 inscrições seguintes dizem igualmente respeito a Cães de São Bernardo. O Clube Suíço do Cão de São Bernardo foi fundado em Basileia em 15 de Março de 1884. Na ocasião de um Congresso Cinológico Internacional, em 2 de Junho de 1887, o Cão de São Bernardo foi oficialmente reconhecido como raça de origem Suíça e o Standard declarado como obrigatório. A partir dessa data o Cão de São Bernardo foi declarado como Cão Nacional da Suíça. Em Portugal existem actualmente dois clubes de Raça, o Clube Português do Cão de São Bernardo e a Associação Portuguesa de Amigos do Cão de São Bernardo. No Brasil há diversas linhas de sangue, sendo que as mais se destacam são a Americana e a Italiana, em 2006 foi criado o primeiro clube da raça no país o Clube do São Bernardo do Estado de São Paulo, pelos seus principais fundadores, Alexandre Presidente, Canil Chicaroni e Walter, Presidente do Conselho Deliberativo, Canil Antahkarana.




Schipperke é uma raça de cães pequena, originária do começo do século XVI. São pequenos no tamanho, mas grandes no caráter. É classificada como sendo um cão pastor, mas vêm ocorrendo um longo debate se é um terrier, spitz ou um pastor miniatura.


História


A primeira citação da raça por escrito data do século XV, onde o monge Wencelas falava de pequenos cães flamengos negros e sem cauda que eram a personificação do Demônio.


O famoso cinófilo Belga especializado em cães pastores Charles Huge afirmou, no fim do século XIX, que cães pretos com aparência lupina de diversos tamanhos eram comuns na província flamenga de Brabant (Bélgica) no século XVII. Os maiores eram utilizados para pastoreio e os menores como cães de guarda e rateiros. Mais tarde, a classe dominante francesa impediu a posse de cães de grande porte por pessoas que não pertencessem à aristocracia, porém o restante da população continuava precisando de cães para guarda e pastoreio de seus animais. Foram selecionados então cães de pequeno porte, que originaram as raças Schipperke e o Leuvenaar, das quais só o Schipperke permanece, aparentados com os grandes pastores belgas (Groenendael, Mechelaar, Tervueren e Laeken).


Os Schipperkes também foram utilizados largamente como cães de guarda e rateiros em barcaças nos canais holandeses, o que foi citado erroneamente por um criador inglês como sendo sua origem, segundo ele o nome derivaria da palavra holandesa schipper, barqueiro.


O nome na verdade é derivado da palavra scheper, que é flamengo para pastor. Desse modo, Schipperke significa simplesmente pequeno cão pastor. Eles também eram carinhosamente chamados spitzke por causa de seus focinhos pontudos ou moorke (moorish, preto) por sua cor.


A raça se popularizou muito em fins de século XIX por causa da rainha belga Maria Henriqueta (que até mandou fazer um retrato de seu cãozinho), a família real inglesa também passou a possuir muitos exemplares e a raça se espalhou rapidamente por toda a Europa. Os cães eram muito comuns nas casas de comerciantes e homens de negócio de classe média na Bélgica central.


O primeiro padrão foi descrito em 1933 pelo Royal Belgian Schipperkes Club, fundado em 1888 com o propósito de defender a raça que se tornou popular demais, fato que ocasionou alterações no padrão devido à exploração comercial indiscriminada.


Muito do que se sabe das origens do Schipperke vem da revista Chasse et Peche (francês: Caça e Pesca). Foram primeiramente formados como uma raça em 1880, com o padrão sendo escrito em 1889.


O nome "Schipperke", adotado oficialmente em 1888 pelos ingleses, tradicionalmente significava "pequeno capitão". No começo da década de 1920, entretanto, ficou popular na Bélgica que na verdade a palavra era na verdade uma distorção da palavra flamenga "Schapocke" ou "Scheperke", que significa "pequeno capitão". Foi sugerido que a idéia de "pequeno capitão" era uma invenção dos ingleses, que confundiram o Schipperke com um cão holandês.


Antes do nome "Schipperke" ter sido adotado oficialmente, a raça era também conhecida coloquialmente como "Spitzke". Pensa-se que a troca de nomes foi para diferenciá-lo do Spitz Alemão.




Schnauzer é uma raça originária da Alemanha, descendente de antigos cães do tipo terrier, embora também tenha sangue de affenpinscher nas veias.


História


O Schnauzer médio tem sua origem extremamente antiga e pouco conhecida, provavelmente de raças já extintas. O Gigante apresenta indícios que sua origem deve-se ao cruzamento entre o Schnauzer médio com o Dogue Alemão e cães de Wurttemberg e da Bavária, ao sul da Alemanha. Eles puxavam carruagens, tocavam rebanhos, acompanhavam os cavalos dos oficiais e caçava os roedores que entravam nos estábulos. E o miniatura tem origens de cruzamentos com cães de pequeno porte, como provavelmente raças tipo Poodle, e Pincher de pêlo duro alemão.




O Sealyham Terrier foi desenvolvido para acompanhar os sabujos em perseguição à lontra, ao texugo e à raposa. Com suas pernas ágeis, seu espírito de luta e determinação, ele seguia suas presas nas tocas subterrâneas, lutando até o fim.


História


O capitão John Edwardes desenvolveu o Sealyham Terrier en Gales no meio do século XIX. Embora não faça exame de nenhum registro da criação, as fontes diferentes pensam que o Sealyham foi desenvolvido da cruza entre o Corgi Terrier, o Dandie Dinmont, o Fox terrier e o Bull Terrier e alguns bloodhounds. O nome do Sealyham deriva-se das terras de seu criador. Como os outros Terriers longo e do estatura baixa, o Sealyham foi usado para caçar animais nos bosques, como raposas, texugos e lontras. O capitão Edwardes fez testes com todos os filhotes e ele deixava somente os caçadores mais valentes. A linhagem fundando era certamente muito forte. O temperamento do Sealyham atual é bastante mais calmo, pois começou a ser selecionado para companhia devido a sua beleza. Hoje em dia principalmente é um cão da companhia, embora continue sendo um bom exterminator dos roedores.




O setter inglês é um cão, como os demais setters, descendente dos spaniels.


História


A raça do Setter Inglês é a mais antiga entre os cães de aponte briânicos, seus ancestrias mais prováveis são spaniels espanhois e pointers franceses. Seu tipo físico atual foi desenvolvido a partir de 1825, pelo Sr. Edward Lawerack que, viajou pela Inglaterra a procura de bons exmplares para utilizar em seu programa de reprodução no qual ele teria se utilizado de muitos acasalamentos consanguíneos durante o processo de formação do setter inglês. O sr. Lawerack teria passado mais de cinquenta anos selecionando a raça e é em homenagem a ele que o setter inglês recebeu seu outro nome, o de setter Lawerack. Após Lawerack, o setter continuou a ser aperfeioado e refinado por outros criadores.




O Setter Irlandê é uma raça canina européia proveniente da Irlanda.


História


O Setter Irlandês foi desenvolvido na Irlanda como um cão de trabalho para a caça. Alguns pesquisadores afirmam que foi resultado do cruzamento do cão de água Irlandês, do Braco Espanhol, do Setter Inglês e do Gordon. O Clube do Setter Irlandês Vermelho foi fundado em 1882 para apurar a raça. O Clube conseguiu fixar um padrão de raça em 1886 e organizou trabalhos de campo e exposições para divulgar este padrão desde aquela época.




O Shar Pei, também conhecido como Cão chinês de combate, foi desenvolvido na China, com origem incerta. Alguns acreditam ser descendente do Chow Chow.


História


O Shar Pei é uma raça muito antiga da China, possivelmente podem existir há mais de 2 mil anos, obras de arte da dinastia Han apresentam gravuras de um cão semelhante a ele. Porém, o passado verídico do seu surgimento ainda é incerto. Guardião de templos, cão de combate, caçador de Javalis e vigia de rebanhos, faziam do Shar Pei um cão bastante versátil. Seu futuro por muitas vezes esteve ameaçado, em 1947 os cães foram proibidos na China, mas em 1970 foram exportados alguns epécimes de Hong-Kong para os Estados Unidos, e criadores americanos assumiram o compromisso com a raça, por volta de 1980 o Shar Pei chegou à Europa.




O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso.


História


Sua origem exata permanece um mistério. Porém o lamaísmo, religião do Tibete, nos deixam algumas pistas. O deus lamísta do aprendizado, Maujusri, estava sempre acompanhado de um pequeno cão que podia se transformar em um leão. Os imperadores chineses foram presenteados com Lhasa Apsos pelo líder do Tibete, o Dalai Lama, e então, quando chegaram na china provavelmente foram cruzados com pequineses para que se formasse a raça que conhecemos.




O soft coated wheaten terrier foi uma das raças prediletas dos camponeses europeus no século XVII, usado posteriormente para caça, pastoreio e guarda.


História


Acredita-se que em sua árvore genealógica estejam presentes os Terriers preto e castanho, o Irlandês e o Kerry Blue. O soft-Coated Wheaten foi reconhecido pelo Clube Kennel Inglês em 1943, e apesar de cruzar o atlântico em 1946, só foi reconhecido oficialmente pelo Clube Kennel Americano em 1973.




O spaniel bretão é a raça de cão de tiro mais popular da França e favorita nos Estados Unidos, salva da extinção na década de 1900 pelo criador Arthur Enaud.


História


Os Spaniels Bretão eram criados desde a idade média para a caça de aves e são descendente do “Cão de Oysel”, uma variedade de cão desenvolvida na região de Callac, no centro da Bretanha, provavelmente mesclada com raças de perdigueiros alemães. Os cães de Oysel existentes na região foram cruzados com raças de cães de caça inglesas, como os pointers, setters e springers que foram deixados na França por caçadores ingleses principalmente no século XIX. A partir daí o brittany foi cada vez mais aperfeiçoado pelo criadores locais que apresentaram a raça pela primeira vez em 1896 em Paris e escreveram o seu primeiro padrão em 1908.




O spaniel japonês, originalmente chamado chin (em português: como gato), é uma raça primordialmente conhecida como de companhia, quando mimada pela nobreza japonesa desde a Idade Média.


História


Documentos presumem que essa raça é originada de cães da aristocracia chinesa. Um dos imperadores chineses presenteou o imperador do Japão com um par desses cães, fazendo deles bem populares em terras japonesas. Lá, existem os cães Inu e cães Chin. Os Chins são considerados a realeza entre os cães. Antigamente, eles eram usados como presentes para diplomatas e estrangeiros que prestavam serviços de destaques para o país.




O Spitz Alemão é uma raça de cães muito antiga. Porém seu reconhecimento oficial é relativamente recente, remontando ao século XIX.


História


Descendentes dos cães de puxar trenó originários da Islândia e da Lapônia, seus ancestrais foram introduzidos na Inglaterra pela Rainha Vitória, no começo do século XIX, trazidos da região da Pomerânia na Alemanha - daí o nome popular da raça. Muito difundido na Europa e nos Estados Unidos da América, este cão foi o companheiro de Mozart, em Viena, enquanto compunha. Os exemplares primitivos possuíam ossatura mais pesada, orelhas maiores e não possuíam profusão de pelos.


Os primeiros spitz eram empregados como hábeis condutores de gado por seu porte grande e pesado, porém, na Inglaterra, foram criados menores e mais leves, com pelagem copiosa. Recentemente os Lulus da Pomerânia ou Pomeranian nos EUA (AKC) são chamados oficialmente pelo sistema FCI (da qual o Brasil faz parte) de Spitz Alemão Anão. Em 1995 e 1996 a CBKC não registrou nenhum exemplar da raça. A raça foi re-introduzida no Brasil no final dos anos 90 principalmente pelo canil Love Blue, que importou diversas matrizes dos EUA, principalmente o macho "Starfire's Thunder Wind" (veja ascendência na imagem do pedigree ao lado).




O spitz finlandês é uma raça originalmente vigorosa e independente, usada para a caça na região leste da Finlândia e na Carélia.


História


Por volta do ano 100 d.C no Golfo da Finlândia os antepassados desta raça acompanhavam o povo ugro-finês. No decorrer dos séculos, houve cruzamentos com muitos outros tipod de cães, devido a isso a raça até a metade do século XIX ficou seriamente em extinção. Em 1892 depois de muito esforço para localizar qualquer Spitz de sangue puro, os filandeses definiram um padrão para a raça. Desse modo, o Spitz Filandês foi salvo da extinção e do esquecimento.

Spitz Finlandês é muito popular na Suécia, Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.




O Spitz Japonês é uma raça canina completamente branca que acredita-se ter sido criada do Spitz alemão branco no final do século XIX no Japão.


História


Para alguns estudiosos da raça, o Spitz Japonês teve origem no Samoiedo Siberiano. Já outros acreditam que o pequeno cachorro do Japão é descendente do Spitz Alemão Branco e do Lulu da Pomerânia. Em 1921, o animal estreou pela primeira vez em uma exposição em Tokyo, período em que os primeiros exemplares começaram a ser exportados para a China, Austrália e Canadá. O padrão da raça foi estabelecido apenas depois da Segunda Guerra Mundial pelo Kennel Clube do Japão.




Staffordshire Bull Terrier é uma raça de cão oriunda dos antigos Bulldogues com os Terriers. Assim, unia-se a força e estrutura dos Bulldogues, com o temperamento e agilidade dos Terriers.


História


No século XVII, com o fim das brigas entre touros e bulldogs aumentou a popularidade das rinhas entre cães. O objetivo era fixar características de um cão com a cabeça grande como a de um Bulldog associado à agilidade, força e determinação. Isso foi alcançado com o cruzamento do antigo bulldog com alguns Terriers, dando origem ao bull and terrier ou Pit Dog, que não eram reconhecidos como raça.


As rinhas eram o passatempo dos aristocratas e dos mineradores, isso se tornou um hábito no tempo da aristocracia, ficava revelado, quem tivesse o melhor cão de combate tinha a melhor ascendência na aristocracia . Os direitos humanos, em 1993, proibiram todos os esportes ligados a lutas de animais, os chamados blood sports (esportes sangrentos). Um grupo de homens de Staffordshire, apreciadores de cães em shows (exposições) preservaram a raça e muito se discutiu sobre o padrão. Descrevendo como um cão de atribuições físicas. Esse cão foi chamado de Staffordshire Bull Terrier.


Coragem, tenacidade e apesar da agressividade dentro das rinhas, sempre foram excelentes companheiros inclusive para crianças.


A história da raça nos mostra que o Staffordshire Bull Terrier antes da proibição das rinhas e sua oficialização como raça, era dividida em três “tipos”, o primeiro de cães até 8 kg, que eram utilizados em rinhas com ratos, texugos e similares; o segundo, cães de até uns 13kg, esses normalmente utilizados em rinhas com outros cães e por último os cães de 14 a uns 17kg, utilizados em brigas com touros e similares, esses mais conhecidos como BULLDOGUES, logo, a história nos mostra que o Staff Bull, seria o antigo Bulldogue de função, e a distinção seria feita única e exclusivamente por peso.


As rinhas eram realizadas em sua maioria por integrantes da aristocracia, ou seja, pessoas economicamente bem sucedidas, porém, os empregados eram destinados a cuidar dos cães, mas os mesmo tinham de trabalhar para seus patrões a fim de garantir o sustento da família (tendo em vista que na época a estrutura patriarcal era muito forte), logo, os cães passavam a ser de responsabilidade da mulher e dos filhos, como a mulher devia cuidar da casa, alimentação, dos filhos, etc, os cães eram praticamente cuidados pelos filhos dos empregados e provavelmente devia brincar ativamente com o mesmo, tal situação aliada a uma rígida seleção de temperamento, acabaram por tornar a raça muito dócil com crianças, sendo a mesma apelidada de Cão Babá.


O rígido controle de temperamento se dava, principalmente, pelas regras que regiam a rinha entre cães, onde o exemplar era tratado nos intervalos dos “rounds” pelo dono do cão adversário, (para dessa forma evitar falcatruas que poderiam levar a vitória, como exemplo eu por veneno no pelo do meu cão para o oponente morder e morrer envenenado, tais práticas eram inibidas, porque, os envolvidos cuidavam do cão adversário), assim sendo o cão não poderia em hipótese alguma ser agressivo com os seres humanos e menos ainda com crianças, que acabavam por serem as responsáveis pelos cães destinados ao combate.




O terra-nova é uma raça de cães natural do Canadá. Com pelagem longa e de cores variadas (preto, bronze e landseer), têm como característica a pelagem impermeável, devido ao gosto por água. Acredita-se que é uma das origens do labrador.


História


Seus ancestrais são quase um mistério, alguns acreditam que a raça tenha sido trazida pelos vikings no século X, outros acreditam que ele seja um decendente direito do cão montanhês dos Pirineus.

Independente de teorias a raça evoluiu até o Terra Nova que vemos hoje, exímio cão de resgate no mar e perfeito para trabalho de tração. A raça chegou a Europa acompanhando barcos de pescadores de bacalhau e ganhou a admiração de nomes importantes da época como a do escritor Lord Byron, do retratista de animais Sir E. Landseer e do dramaturgo J. M. Barrie, que teria utilizado um cão da raça como modelo para a criação da personagem “Nana” em seu trabalho mais famoso “Peter Pan”, apesar de, na peça, a personagem “Nana” ser retratada como um cão da raça São Bernardo seu modelo teria sido um terra nova.




O terrier australiano é a primeira raça oriunda da Austrália ser reconhecida por outros países.


História


O primeiro Terrier de pelo duro, na cor preto castanho, foi apresentado em Melbourne em 1868, em 1889 a raça se tornou conhecida como o Terrier Australiano de Pelo duro. Foi reconhecido pelo Clube Kennel Inglês em 1933 e pelo Clube Kennel Americano em 1960. Uma de suas especialidades é matar cobras, desde o seu surgimento era usado para tal, suas ações rápidas conseguiam fazer com que saltasse e pegasem as cobras de surpresa.




O Terrier de Boston foi seleccionado para a luta com touros, mas este trata-se de um bem-humorado cão de companhia, paciente e inteligente.


História


Os primeiros Terriers de Boston foram criados a partir do cruzamento de Bulldogs, e mais tarde foram modificados pela prática de cruzamentos entre parentes próximos, entre eles o Bull Terrier. Em 1891 o Clube Americano do Bull Terrier em Boston candidatou-se ao reconhecimento da raça, que foi prontamente recusado até que o nome "Bull Terrier" fosse alterado. A partir do conhecimento do Clube Americano do Terrier de Boston, no ano de 1893, a raça se tornou uma das mais populares nos Estados Unidos tanto como cão de exposição quanto de companhia.




Terrier escocês ou Scottish Terrier é um cão de origem escocesa conhecido pelo seu forte temperamento.


História


A história do Terrier Escocês se confunde com a dos outros Terriers escoceses: o Skye Terrier, Carirn Terrier e o West Highland White Terrier. Estas três raças, atualmente consideradas independentes tiveram um passado em comum e eram conhecidas apenas como Aberdeen Terrier. Aberdeen é o nome de uma cidade escocesa, de onde estes Terriers eram populares. Até o final do século XIX, cruzavam-se os cães deste grupo entre si e era possível encontrar em uma única ninhada, exemplares dos vários tipos de Terrier. O único interesse era que estes cães desempenhassem sua tarefa de manter a casa livre de roedores. A luta para tornar o Terrier Escocês uma raça independente foi longa e polêmica. Em 1887 foi fundado o primeiro clube da raça, ironicamente, não na Escócia e sim na Inglaterra. Um ano depois da criação do "Scottish Club of England", os escoceses fundaram o "Scottish Club of Scotland. Décadas depois, os dois clubes entraram em acordo sobre a definição do padrão da raça e seu nome, Scottish Terrier, que foi aceito pelo Clube Kennel em 1930.




O Tosa Inu é uma raça japonesa que foi originalmente utilizada para briga, sendo atualmente usada para cão de guarda.


História


O Tosa foi desenvolvido a séculos atras no Japão, com o intuito de guarda, caça e luta, sendo aperfeiçoado exclusivamente para luta. Ainda hoje o Tosa pratica sua finalidade na sua terra de origem. Hoje em dia é um cão muito desejado na guarda, mas ao mesmo tempo pouco conhecido. O desconhecimento dos Tosas se deve principalmente por sua raridade e pela proteção exercida pelos criadores japôneses, que dificilmente permitem a saída dos Tosas originais do Japão. A raça quase foi extinta, mas graças as suas inúmeras qualidades, seu equilíbrio e importante tradição que representa na cultura do Japão, hoje ainda está felizmente preservada e assim deve permanecer.




Weimaraner ou Braco de Weimar é um cão de alguns séculos, pois já aparece numa pintura de Van Dyck do século XVII.


História


Alguns acreditam que esta cor única seja resultante de um processo de albinismo ocorrido na época da formação da raça, que teria resultado no Weimaraner atual. Alguns registros falam da raça já no século XVII, enquanto outros datam sua origem do século XIX. O Weimaraner, ou braco de Weimar, deve seu nome ao duque de Weimar, que teria sido um dos principais idealizadores da raça. Esta raça era utilizada para caça em matilhas, nas quais cercava e encurralava a presa. Atualmente em seu país de origem muitos ainda gostam de utilizá-o para a caça de diversas modalidades.




A raça Welsh Corgi possui duas variedades, Pembroke e Cardigan. A inteligência deste cãozinho emprega muita versatilidade, é usado em busca de drogas, e salvamento de pessoas por todo o mundo, além de ser um grande companheiro da família.


História


Seu nome Welsh Corgi provavelmente deriva da palavra corcci, que em Gaulês significa "cão anão". A maioria acredita que o Cardigan teria sido introduzido no País de Gales pelos Celtas, onde teria sido cruzado com cães nórdicos e cães pastores britânicos. Enquanto o Pembroke teria sido trazido, durante a Idade Média, por tecelões flamengos e, como tal, aparentado a alguns cães nórdicos. Outra corrente de pensamento, no entanto, acredita que o comércio entre a Suécia e Gales introduziu o Vallhound sueco nos grupos de cães da região. Assim como o Cardigan, o Pembroke se deu muito bem no pastoreio, e até hoje, se não for bem treinado revela as caracteristicas de dar mordiscadas nos calcanhares, assim como fazia com os animais do rebanho que não queriam cooperar. Adquiriu fama de cão Real, quando o rei Jorge VI presenteou sua filha com um deste.




West Highland White Terrier, também conhecidos pelo apelido de Westie, é uma raça de cães conhecidos pela personalidade alegre e sua pelagem branca e brilhante.


História


Os Westies descendem do Cairn Terrier que por vezes davam a luz a filhotes brancos, e também de filhotes brancos do Terrier Escocês. Filhotes brancos de outros terriers britânicos, como o Bedlington Terrier ou o Dandie Dinmont Terrier também foram introduzidos nos cruzamentos para agregar características desejadas, mas esta prática se encerrou a partir da década de 1850.


Alguns indicam o Coronel Edward Donald Malcolm de Poltalloch, na região de Argyll ao oeste da Escócia como o primeiro criador dessa raça no século XIX. Outras fontes dão o mérito a George Douglas Campbell, oitavo Duque de Argyll e chefe do Clã Campbel como o primeiro criador. Entretanto pode ter havido colaboração entre estes dois criadores. É provavel que tenha levado mais de 100 anos de cruzamento selecionado para gerar todas as características desejadas na raça. A pelagem branca faz com que fiquem bem visíveis durante as caçadas pelos descampados escoceses, facilitando distinguí-los das suas presas. Esse fator era de extrema importância pois os caçadores confundiam os cães de cor parda com as raposas, e acabavam por matá-los por engano.


De início os Westies eram conhecidos como Poltalloch Terriers (por causa da região onde residia Edward Donald Malcolm), mas também foram conhecidos por Roseneath Terriers, já que Roseneath era o lar dos Duques de Argyll. Em seguida, foram chamados de White Roseneath Terriers e no final do século XIX como variante branca do Terrier Escocês.




O Whippet é uma raça de cães que faz parte da família dos galgos ou lébreis.


História


Sobre as origens desta raça não existe consenso por parte dos autores que se têm dedicado à história do Whippet. Uns defendem que a sua origem remonta aos tempos dos faraós. Outros são menos ambiciosos e referem que o Whippet é o resultado de cruzamentos do Greyhound com algumas espécies de terrier feitas pelos mineiros e tecelões do norte de Inglaterra nos finais do século XIX. Com estas combinações de raças pretendia-se obter uma espécie de menor porte, mais económica, mantendo contudo as características do greyhound no que respeita à velocidade e aptidão para a caça à lebre e ao coelho. Por isso, o whippet terá sido conhecido como sendo o "greyhound dos pobres". Hoje o seu estatuto é completamente distinto, sendo considerado, ao invés, como símbolo de elite.




O wolfhound irlandês ou irish wolfhound é um lébrel (que caça pela visão).


História


Este Galgo, o maior do mundo, talvez seja descendente de cães introduzidos na Irlanda por Celtas ou de uma antiga raça Irlandesa. Alguns crêem ser o resultado do cruzamento entre os Cães Pastores Irlandeses e os Galgos Árabes. Outros acreditam que o Galgo da Escócia terá participado na sua criação. No início, foi desenvolvido para caçar e matar lobos. Junto ao lobo, Tornou-se quase extinto por volta do século XIX. A partir de 1860, o capitão G. Graham decidiu renovar a raça, cruzando os últimos espécimes com o Galgo Escocês, Dogue Alemão e o Borzói. A raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1897.




Xoloitzcuintli é um cachorro raro, (praticamente) sem pelos que pode ser encontrado em diferentes tamanhos.Seu nome é derivado do nome do deus Asteca Xolotl, divindade responsável por guiar as almas dos mortos no outro mundo, chamado de Mictlan pelos nativos.


História


Cão muito raro e de aparência exótica. Acredita-se que seus antepasados foram levados do Nordesde asiático até o México pelos Toltecas, povo que habitou A região do México e da América Central antes dos Astecas. A lenda diz que o Xoloitzcuintle era um presente de Xolotl para os humanos, um guia espiritual no outro mundo e que deveria ser protegido e guardado como algo sagrado em troca de seus serviços de guia no Mictlan. Outra particularidade da raça é sua grande variação de tamanho, podendo existir desde cães pequenos como um pinscher (variedade anã) até exemplares de tamanho médio, que alcançam o tamanho de um Brittany.




Yorkshire é uma raça canina de pequeno porte da família dos terriers.


História


O surgimento desta raça está atrelado a fatos históricos ocorridos na Grã-Bretanha, mais precisamente na Escócia, antes de seu reconhecimento oficial. Ao fim do século XI, servos e trabalhadores adquiriram a permissão de criarem cães, porém, seu tamanho não deveria ultrapassar o de um aro metálico de sete polegadas de diâmetro, o que acredita-se ter sido possível fator para o início dos cruzamentos artificias que deram origem às raças posteriormente chamadas de terriers. Nessa época, o cão que passasse sem problemas por este aro, era considerado pequeno o suficiente para não caçar, já que a classe servil à qual perteciam seus donos não tinham o direito à caça de subsistência.


Até o século XVIII, a maioria dos britânicos trabalhava na agricultura, mas com o advento da revolução industrial houve grandes mudanças na vida familiar e muitos, ao lado de seus cães, deixaram o campo para transferirem-se ao Condado de Yorkshire, onde cresceram pequenas comunidades ao redor das minas de carvão, dos moinhos têxteis, e das indústrias de lã. Mais diretamente ligado ao surgimento dos yorkshires, dita uma raça relativamente recente, estão os cruzamentos entre vários cães de pequeno porte já conhecidos desde então, que se aglomeraram junto a seus donos, próximos a estes centros de trabalho. De todas as teorias sabidas, a mais aceita fala de cruzamentos naturais entre black and tan, skye terrier, dandie dinmont e até mesmo maltês, todas tradicionamente conhecidas como caçadoras em tocas, presentes nas regiões de Manchester e Leeds, ocupadas pelo novo cenário surgido, o crescimento urbano.


essas comunidades, em destaque a composta pelos operários de West Riding, passaram a serem vistos não apenas como companhia em casa e nas minas de carvão, mas como úteis na caça aos roedores que se escondiam por baixo dos terrenos das casas, e nas competições de bar, nas quais estes caninos disputavam o posto de maior matador em apostas para posteriormente serem vendidos como valiosas peças. Bem sucedido como companheiro e caçador, chamou a atenção de criadores que, entusiasmados, iniciaram um novo processo seletivo, na busca de um melhoramento do padrão e das características de beleza e como rateiro. Estes processos iniciais, acredita-se, foram os que geraram o primeiro cão projetado e produzido com sucesso, cujo comportamento deveria ser corajoso, o tamanho diminuto e a aparência bela. Fisicamente estes cães acabaram por pesar entre 5 e 7 kg e tinham o pêlo macio e rajado como visto na raça moderna.


À criação da específica raça, dá-se o crédito ao cavalheiro inglês Peter Eden, um notável criador da época e respeitado juíz de competições oficiais. De sua posse faziam parte exemplares de palagem longa e acetinada azul e fulva, bem como o ancestral de um dos mais conhecidos yorkshires de exposição da época, além de ter-lhe sido atribuído o primeiro registro de um yorkshire no Livro de Criação, sob o nome "terrier escocês de pêlo curto e yorkshire". No século seguinte ao início do êxodo para as cidades, por volta do ano de 1861, o yorkshire foi apresentado pela primeira vez à nação inglesa, em Birmingham, quando desfilou como variedade especial de uma outra raça. Alguns anos mais tarde, apareceu em sua primeira exposição canina, foi reconhecido como raça pelo American Kennel Club, e inserido no Britsh Kennel Club sob o nome de yorkshire terrier, cujo primeiro padrão previa dois grupos distintos: um para os exemplares de até 2,3 kgs, preferidos para companhia, e outro para os de até 6 kgs, prediletos para a caça aos roedores. Em 1898, teve o primeiro clube restritamente da raça criado.


Ao fim da Era vitoriana, atingiu ascensão social por ter sido escolhido pela rainha Vitória como seu cão de estimação, passando então a figurar como companhia das senhoras aristocratas e da alta burguesia, que ornamentavam seus animais de acordo com o modelo da roupa que usavam no dia. Nesse momento, o ora caçador eficiente, tornou-se em definitivo um cão de companhia de luxo, como visto modernamente ao lado de celebridades. Foi devido ao seu diminuto tamanho - ele é o menor de todos os terriers - e aparente fragilidade, que o yorkshire, quase sempre chamado de york, manteve sua popularidade no mundo, sendo frequentemente escolhido por pessoas que moram em locais pequenos e apartamentos para serem suas companhias. Em adição ao seu tamanho, sua personalidade também o colocou ao lado de donos que ocupam grandes mansões, não o limitando então, a reduzidos espaços.


O yorkshire terrier como conhecido nos dias mais próximos difundiu-se por todo o mundo. Em 1932, apenas trezentos foram registrados no Kennel Clube Britânico, ao passo que em 1957, este número subiu para 2 313 e em 1970 chegou a ser a raça mais popular da Inglaterra. Na década de 1990, atingiu o ápice de exemplares em lares, ao atingir os 25 665. Contudo, este número reduziu-se próximo da metade em apenas quatro anos. No ano de 2009, foi eleita uma das dez raças mais populares do mundo, em pesquisa ressaltando seu temperamento corajoso, seu companheirismo e o seu tamanho, próprios para companhia sem restrição de idade.


A primeira aparição nas exposições foi em 1861, em Birmingham. A primeira inscrição no livro de registros do Kennel Clube foi feita em 1886. Assim, sua história atual tem mais de cem anos. Em 1898, o Kennel Club da Inglaterra, que acabava de ser criado, reconheceu-o com o nome de Yorkshire Terrier.
tags: raças, animais, cães, cachorros, canino,

fonte: http://rhbjhistoria.blogspot.com.br

Nenhum comentário: