segunda-feira, 9 de julho de 2012

Filhos relembram Gonzaguinha




Filhos do compositor montam em junho um show com repertório do pai, que é lembrado por todos como um sujeito muito sensível e atencioso

Gonzaguinha se foi, aos 45 anos de idade e pouco mais de 20 de carreira, mas deixou marcadas para sempre em nosso cancioneiro palavras como luta, coragem, esperança, trabalho, suor, raça, força e fé. Quando morreu, seus quatro filhos ainda eram bem pequenos. Daniel, Fernanda, Amora e Mariana estão hoje, respectivamente, com 25, 22, 20 e 18 anos de idade. Os três primeiros estão seguindo os passos do pai - a caçula quer ser ginecologista - e vão estrear entre o final de junho e início de julho o show Comportamento Geral, com 25 músicas do repertório de Gonzaguinha para lembrar os dez anos de sua morte. O espetáculo provavelmente será levado de início ao palco do Teatro Rival (RJ) e depois corre o país.






"O show fará uma retrospectiva da carreira do meu pai. Começa com Comportamento Geral (do primeiro disco), e termina com Cavaleiro Solitário, que foi a última música que ele compôs", explica Daniel Gonzaga, primeiro dos filhos a despontar no meio musical. Ele já gravou dois CDs e mantém a linha consciente do pai em sua obra. Segundo Daniel, felizmente a obra de Gonzaguinha não foi esquecida por conta de sua morte. "Até mesmo em propagandas estão usando suas músicas. E nós da família ainda temos músicas inéditas dele que estamos liberando aos poucos para alguns intérpretes", explica ele, que também pretende levar a cabo um show-tributo a Luiz Gonzaga, nos mesmos moldes do que fará sobre o pai.






A atriz e cantora Amora Pêra, filha de Gonzaguinha com a atriz Sandra Pêra, tinha dez anos quando da sua morte, mas se lembra dos cuidados e do apego que tinha com ela. "Meu pai era um cara extremamente carinhoso e também super severo em relação à disciplina que achava que nós, seus filhos, deveríamos ter. E também era muito atento à nossa saúde. Ele exigia que a gente comesse direito e não ficasse em frente à TV o dia inteiro, mas que fôssemos todo dia brincar", recorda. Quando o pai era vivo, Amora não tinha a dimensão da sua obra, mas já o via como uma figura popular, com muita qualidade no que fazia. "Crescendo, vi que ele era um cara de muito talento e muita coisa para dizer. É dos caras que mais admiro na música brasileira", orgulha-se ela, que é fã de músicas como Sementes do Amanhã e Ponto de Interrogação .





tags: gonzaguinha, filhos, amora, sandra pera, daniel gonzaga

Nenhum comentário: