domingo, 8 de julho de 2012

Fotos de São José dos Ausentes - Teto do Rio Grande do Sul - Brasil


INVERNO RIGOROSO

O teto do Rio GrandeNestes dias de temperaturas polares, o Monte Negro é sinônimo de gelo

São José dos Ausentes – É neve, só pode ser neve – diz a pequena Lúcia, paulista de seis anos, olhos oblíquos característicos de oriental, mas arregalados frente à brancura do gramado.

Domingos Pereira, 67 invernos vividos, contesta com voz mansa, professoral:

– Não é neve, amiguinha. Neve vem de cima. Esse gelo brotou de baixo, da terra, é a geada, orvalho que congelou
.

Domingos é daqueles que ganha o pão de cada dia graças ao frio, fenômeno visto como martírio por muitos dos seus conterrâneos. Dono da Pousada Monte Negro, em São José dos Ausentes, ele há 12 anos era mais um fazendeiro da região, às voltas com ovelhas e dívidas. A volta por cima veio ao decidir transformar a estância em hotel campestre. Hoje aluga 19 apartamentos no ponto mais frio do Rio Grande do Sul. E a casa está sempre cheia. Assim é também com as vizinhas Pousada Aparados e Rio Negrinho.

E qual o segredo do lugar? É que a temperatura glacial que varreu o território gaúcho nos últimos dias se torna mais congelante ainda nos altitudes extremas. É o caso do ponto mais alto da parte mais alta do Rio Grande do Sul, o Monte Negro, situado a 1.403 metros de altitude, a 40 quilômetros da sede do município de São José dos Ausentes.

Se Ausentes lembra frio, Monte Negro, no distrito de Silveira, é sinônimo de gelo, nesses dias de temperaturas polares tomando conta do Estado. O nome se deve à densa e escura mata nativa que cobre o morro, 200 metros mais alto que a sede do município.


Temperatura baixa e tempo aberto provocaram a formação de geada em Portão na madrugada e manhã desta terça-feira:imagem 10
O local é o ponto turístico mais procurado da região nordeste e não é difícil adivinhar por qual motivo. Ao lado do monte existe um cânion com mais de mil metros de profundidade, com desfiladeiros atemorizantes, irresistíveis para uma pose fotográfica. Gaviões, pica-paus, lebres e graxains povoam os campos do lugar, fazendo a alegria dos turistas. Basta cruzar três porteiras e subir 200 metros por uma trilha amena – e um dos paraísos terrestres está ao alcance.

Não faltam visitantes na região. Pelo menos cinco hotéis-fazenda fizeram do entorno do Monte Negro seu ponto de captação de clientes, com preços de hospedagem três estrelas – e a vantagem de oferecerem fartas refeições campeiras, incluídas no custo.

Os turistas deram sorte na última segunda-feira. A estradinha de chão batido que leva ao Monte Negro amanheceu congelada. Quem teve coragem de subir o morro a pé pode se deliciar com o gelo quebrando sob os pés, com o gramado formando estalactites e estalagmites, a uma temperatura muitos graus abaixo de zero – certamente, bem menor que os -2º C registrados na sede do município.

– O melhor é que, se não quiser congelar na paisagem, o sujeito simplesmente fica pescando ou comendo pinhão com a família – descreve Emerson Friaça, engenheiro eletrônico de Guarulhos (SP), que passa uma semana ao sopé do Monte Negro com a mulher e dois filhos. Quando fala em pesca, Emerson se refere à truta, peixe arisco e delicioso, abundante nas águas da região.

Já o auditor fiscal paulista Tun Nin Wu prefere caminhadas e a lareira. Frequentador há 10 anos da região, trouxe uma turma de parentes, devidamente entrouxados e assustados com o gelo. Mas felizes. Sim, Ausentes tem muitos encantos, mesmo para quem não é tão chegado assim ao frio.

humberto.trezzi@zerohora.com.br
HUMBERTO TREZZI


Gelo cobriu os carros em Santo Ângelo:imagem 3



Em Portão, na Região Metropolitana, campos ficaram brancos com a geada:imagem 8

Geada em Cambará do Sul:imagem 16



























tags: são josé dos ausentes, gaucho, frio, geada, neve, região sul, turismo, serra gaucha, aparatos

Um comentário:

Unknown disse...

este e o melhor lugar do mundo minha terra