quinta-feira, 19 de julho de 2012

Hoje é aniversário do primeiro clube de futebol do Brasil

Vovô de aniversário!



19 de julho de 2010


19 de julho é dia de festa para o futebol brasileiro. Hoje é o aniversário do Sport Club Rio Grande, o primeiro clube de futebol do Brasil. A data virou o DIA DO FUTEBOL, homenagem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o pioneirismo dos imigrantes europeus liderados pelo alemão J
ohannes Christian Moritz Minnemann.


 No Memorial do Clube coordenado pela historiadora Helena Portela, estão relíquias como a taça de campeão gaúcho em 1936, a taça serrada dividida com o Sport Club São Paulo e a bola manchada de sangue. São exatos 3700 recortes de jornais, 1700 documentos históricos, 1230 fotos e 270 taças. Provas de que o vovô é realmente o mais velho do Brasil. Outros clubes como Flamengo, Vitória, Vasco foram fundados antes de 1900, mas como clube de regatas. Volta e meia a Ponte Preta, de Campinas, tenta se vangloriar de ser o mais velho, mas o clube paulista foi fundado no dia 03 de agosto de 1900, 23 depois do Sport Club Rio Grande. Quer saber mais? Vale a dica para visitar o complexo na rua Bacelar, no centro de Rio Grande. O acervo ainda espera melhor espaço e mais investimentos. A ideia sempre foi organizar o material no prédio da Sociedade Germânia, local de fundação do clube, mas o prédio histórico está interditado e aguarda recursos para reforma. Hoje, a festa pelos 110 anos serão na tradicional Ceia Veterana, às 19h30min, no Complexo Esportivo Dênis Willian Lawson.


S. C. RIO GRANDE, Recordar é preciso








O Sport Club Rio Grande é o clube de futebol mais antigo ainda em atividade no Brasil. Está localizado na cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). O Flamengo, o Botafogo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o "Dia do Futebol".

Oficio de reconhecimento do Sport Club Rio Grande como o mais antigo clube do Brasil




Histórico do Sport Club Rio Grande

Foi no berço da civilização gaúcha, em meio a portugueses, espanhóis, alemães e italianos, que o esporte mais popular do Brasil deu seus primeiros chutes.
O alemão Johannes Christian Moritz Minnemann trouxe em sua bagagem a idéia de difundir na cidade a modalidade esportiva sensação na Europa: o futebol.
No dia 19 de Julho de 1900, junto a um grupo singular de senhores, composto por sobrenomes alemães, ingleses e portugueses, e com o apoio imprescindível de Arthur Lawson, Minnemann concretizou seu sonho, e fundou o Sport Club Rio Grande, o clube de futebol mais antigo do país.
Junto à euforia da novidade, toda uma estrutura foi montada, a fim de popularizar o esporte.

Os primeiros jogos aconteceram a partir do embate entre os próprios sócios, divididos em quadros, o Quadro B e o Quadro A.

A partir de infindáveis reuniões, foi-se aos poucos definindo as cores do clube (uma homenagem ao Rio Grande do Sul,estado que acolhia tantos estrangeiros), a captação de recursos, os jogos de exibição, entre outras decisões práticas.

Segundo Quadro do Rio Grande em 1910
2ª Team do Rio Grande em 1910 - Campeão Regional

Em 1911, erguia-se o primeiro Pavilhão, no Estádio das Oliveiras, palco dos belos jogos e de vitórias significativas. O Estádio foi construído com a colaboração dos sócios e com o apoio de toda a sociedade rio-grandina. O fogo que destruiu o Pavilhão em 1934 não destruiu o sonho. Pelo contrário, foi um impulso para a melhoria das condições físicas do clube. No mesmo local, um novo Pavilhão, agora de material, passou a abrigar os torcedores, que desde o início apoiavam e lotavam o Estádio para assistir as exibições do Tricolor rio-grandino.

Dentre as conquistas significativas, cabe ressaltar a Taça Centenário da Independência, conquistada em 1922, a conquista do Campeonato Gaúcho de 1936 e dos vice-campeonatos estaduais em 1941 e 1951, todos esses motivos de orgulho para o Sport Club Rio Grande.
Nesse mais de um século, o clube enfrentou todas as mazelas e glórias que se enfrenta numa caminhada longa. Criou ídolos, mudou conceitos, foi e é parte da vida de várias gerações de pessoas. O resgate e a manutenção dessa memória fazem parte do trabalho do Memorial. Nossa preocupação é manter vivo o espírito daqueles pioneiros que acreditaram num sonho e se dedicaram na construção de uma realidade que viria a tomar conta do país: o futebol.
Denise Veiga - Assessora de Imprensa





O fundador

Chegou a Rio Grande no inicio de 1900, para assumir o lugar de preposto na firma Thomsem & Cia, dedicada ao comércio exterior. Nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 17 de julho de 1875. Seu pai era professor e toda a família temia que seu acentuado amor aos esportes prejudicasse os seus estudos.



A vinda para o Brasil foi um alívio porque todos julgavam que por aqui não haveria tanta tentação. Ledo engano. O jovem Minnemann logo se filiou ao Clube de Regatas Rio Grande e se uniu a outros companheiros, como alemães, ingleses, escoceses, franceses e irlandeses para praticar a modalidade que mais apreciava, o futebol.
Johannes casou-se em Rio Grande com Dona Adélia Marques, riograndina, filha de tradicional família, e com ela teve filhos nascidos aqui, na Alemanha e em Portugal.



Em 19 de julho a dedicação e o entusiasmo de Johannes Minnemann venceu todas as dificuldades, vindo a realizar no Clube Germânia os sonhos daqueles jovens, quase todos de sua idade (ele estava com 25 anos), com a fundação do Sport Club Rio Grande.
Alguns anos depois, viajou para Portugal onde começou de imediato a dar impulso ao esporte. Desenvolveu intensa atividade como orientador da secção de atletismo do Acadêmico Foot-Ball Club.

Johannes Minnemann faleceu na cidade do Porto, Portugal, em 1929.



Mais informações: www.sportclubriogrande.com.br









Mascote Vovó




Clube mais antigo do Brasil quer aproveitar memorial para atrair visitantes na Copa
Organizado desde 2000, o acervo do Rio Grande possui 7,2 mil peças.
Publicado em 17 de julho de 2010

Criado
"aos 19 dias do mês de julho do ano de 1900", como registra sua ata de fundação, o Sport Club Rio Grande completa 110 anos na próxima segunda-feira. Atento à Copa de 2014. Reconhecido como clube mais antigo do país pela CBF, que transformou o 19 de julho em dia nacional do futebol, o Vovô quer ganhar visibilidade com o Mundial. Para atrair visitantes curiosos pelos primórdios do futebol pentacampeão, vislumbra melhorar a estrutura física do seu memorial.





Organizado desde 2000, o acervo conta com 7,2 mil peças, entre taças, medalhas, fotografias, flâmulas, recortes de jornais e atas. Palavras como scratch e ground saltam de documentos, como a carta de 23 de maio de 1909, que anuncia a criação de um novo team em Porto Alegre, o Sport Club Internacional.



No entanto, as relíquias merecem melhor acondicionamento. Duas salas escuras, úmidas e mal ventiladas, nos fundos da sede do clube, no Centro de Rio Grande, acomodam peças do quilate da taça de campeão gaúcho de 1936, principal título da agremiação.



A intenção é migrar o material para o edifício Germânia, onde alemães e ingleses fundaram o Vovô. Interditado, o local precisa ser restaurado. O projeto passa por avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Se aprovado, ainda faltará captar R$ 1,5 milhão para executar a obra.



– O sonho é ter as novas instalações em 2014. A Copa é logo ali. O Rio Grande é a história do futebol brasileiro – afirma a diretora do memorial, Helena Portella.



O Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann



Patrimônio histórico e cultural do Estado, o Memorial do Rio Grande leva o nome do alemão que fundou o clube. O acervo preserva relíquias do futebol gaúcho e brasileiro.







post: futebol, primeiro clube, 1900, gaucho



Fonte: Portal do Diário Gaúcho/Zero Hora

Um comentário:

Chichano Goncalvez disse...

muito bom, como torcedor do sport club rio grande, sempre tive curiosidade de saber dentro do possivel nomes de alguns tecnicos do clube, alguem poderia me ajudar, agradeceria muito.