terça-feira, 21 de agosto de 2012

Colonizadores Alemães no Rio Grande do Sul

Nas fotos tiradas por volta de 1885 em Campo Bom está o casal Felipe Diefenbach e Carolina Damm. Felipe nasceu em 1832, era filho de Johannes Diefenbach (nascido em Aspisheim, no Hunsrück) e de Apollonia Helena Schweitzer (nascida em Nack, junto a Alzei) e faleceu em 1904 em Campo Bom. Carolina Damm que nasceu no ano de 1837 era filha de Dominicus Damm (nascido em Frankenstein, perto de Breslau na Silésia) e Maria Catharina Margaretha Schneider (nascida em Flonheim, junto a Alzey em Darmstadt). Carolina faleceu no ano de 1899 em Campo Bom. O casal que casou em 1854, teve os filhos: Maria Emília, Catarina, Pedro, Felipe, Maria Leopoldina e Elisabeth Difenbach.

Os von Reisswitz

Na foto tirada na década de 1950 em Porto Alegre, está Benno von Reisswitz e esposa Leopoldina Tondin, naturais de Campo Bom. Benno era filho do Barão Wilhelm von Reisswitz, foi funcionário do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre, ele deixou descendência e faleceu em 1983.

Pedro Adams Filho e família

Na foto tirada no início da década de 1930, está o empresário Pedro Adams Filho, pioneiro da indústria calçadista em Novo Hamburgo, com a segunda esposa e os filhos do primeiro e do segundo casamento, na cidade de Porto Alegre. Pedro Adams Filho faleceu na metade da década de 1930.

casamento do Dr. Wolfram Metzler

A fotografia traz a recordação de um momento especial na vida do Dr. Wolfram Metzler, personalidade importante entre os descendentes de imigrantes alemães, no Brasil da primeira metade do século XX. Metzler era filho do jornalista Hugo Metzler, casou na Alemanha em 1928, retornou ao Brasil, foi médico no interior, em Campo Bom e em Novo Hamburgo. Foi vereador, deputado estadual e federal, candidato ao governo do Estado e pré-candidato ao senado na década de 1950, quando faleceu alguns dias depois de assumir a presidência do INCRA no Rio de Janeiro.

Armazém dos Lanzer em Hamburgo Velho 1923







Armazém de Clementine Schmitt Fauth, viúva deAugust Fauth, Campo Bom, 1923



faonte: pufal.blogspot.com.b

Nenhum comentário: