segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Um pouco da história de Campo Bom

As pessoas de mais idade certamente matarão saudades de um tempo em que tudo era diferente. Os mais jovens, por outro, vão ter um parâmetro para medir o que as gerações que os antecederam fizeram em termos de progresso no nosso pequeno gigante do vale.


Um pouco da história de Campo Bom

A colonização da cidade começou em 1825, com a vinda dos imigrantes alemães. Os lotes foram distribuídos ao longo da Avenida Brasil. Eram de maioria protestantes de denominação luterana. Em 1829 construíram o primeiro templo evangélico do sul do Brasil, provavelmente uma casa de culto em enxaimel, que seria mais tarde substituída pelo prédio até hoje existente (1851)

Inicialmente, a agricultura de subsistência era a única atividade econômica. Com o empobrecimento rápido do solo, começam a aparecer as atafonas e moinhos, como o Moinho Deuner, situado no bairro Rio Branco e atualmente em ruínas (houve um projeto de transformação deste moinho num museu e espaço cultural nos anos 80, mas foi abortado pelas administrações posteriores). O aparecimento da indústria calçadista, e também das olarias e casas de comércio, foram responsáveis pelo impulsionamento da economia do local.

A vila de Campo Bom foi elevada a distrito de São Leopoldo em 1927. A localidade se desenvolveu e conseguiu a emancipação em 31 de janeiro de 1959.




Vista da atual rua Voluntários da Pátria, no centro de Campo Bom. Encontrada no Album Fotográfico lançado na ocasião da elevação a distrito de São Leopoldo, em 1926. (fonte: Acervo digital de Roberto Atkinson/extraído do acervo do memorial do trem)









Era a estação ferroviária, hoje abriga a Biblioteca Municipal Dr. Liberato. Já foi o prédio da Prefeitura Municipal.
No lugar dos trilhos, hoje nós temos a Avenida Adriano Dias.



Além dos trens "Maria Fumaça", nos trilhos da Viação Férrea do Rio Grande do Sul também circulavam os "carros-motor", que utilizavam o óleo Diesel como combustível.


Outra foto da Estação Ferroviária de Campo Bom, que pertencia ao ramal Porto Alegre-Taquara-Canela














Colégio Sinodal Tiradentes

1828
Criação da Gemeindeschule (atual Colégio Sinodal Tiradentes) pela Comunidade Evangélica de Campo Bom – RS.



Primeira igreja evangélica do Rio Grande do Sul - Contruida em 1851

Campo_Bom_na_época_da_emancipação_1959



Igreja Luterana




Ano de 1937 - Sociedade Concórdia - Atual Clube XV de Novembro


Esta foi a primeira formação do Esporte Clube 15 de Novembro, no ano de 1911. Na foto aparecem, na parte superior, da esquerda para a direita: Carlos Blos - Osvaldo von Reisswitz e Gustavo Blos. Na parte central: Vergílio Feltes - Alfredo Blos e Oscar Vetter. Agachados: Juvenal Soares - Franz Appol - Edmundo Ermel - Alvício Lauer e Lulu Schaeffer. Este era o quadro considerado titular.



Nenhum comentário: