sábado, 22 de setembro de 2012

Uma Era Monumental: A História do Estádio Olímpico (Documentário)


 

 

História

Projetado pelo arquiteto Plinio Oliveira Almeida, como vencedor do concurso para este fim, realizado em 1950. À época da sua construção, era considerado o maior estádio particular do mundo. O jogador Vitor marcou os 2 gols tricolores do jogo de inauguração, entrando para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
Em 1963 o estádio foi a sede da Universíada de Verão.
Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico, com o fechamento da última parte do anel superior, teve sua construção concluída. O projeto final do estádio, sempre coordenado pelo seu autor original, arquiteto Plinio Almeida, teve também a participação dos arquitetos e co-autores Rogério de Castro Oliveira e Fabio Boni. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.


 


Características

Sua capacidade é de 45.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras. Também possui no centro do estádio um conjunto de camarotes. A distância do gramado, até a torcida, é de 40,7 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras, do anel superior, em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras, do anel superior até o gramado é de 68,83 metros. O gramado possui 105x68m, dimensão esta determinada pela FIFA em jogos de Copa do Mundo.



 


Um novo placar eletrônico foi instalado no estádio localizado na parte inferior das arquibancadas.Uma parceria do clube com uma empresa substituiu o antigo,que era composto de diversas lâmpadas e que apenas podia mostrar textos, por um novo com capacidade de gerar imagens com mais de um bilhão de cores. O novo equipamento possui trinta e dois metros quadrados de área. A mesma empresa instalou o placar eletrônico no estádio Beira-Rio.


 


Dados

Nome oficial: Estádio Olímpico Monumental
Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff nº 1 - Bairro Azenha - Porto Alegre
Público recorde: 98.421 (85.751 pagantes) - 26 de abril de 1981 Grêmio 0 - 1 Ponte Preta - Campeonato Brasileiro de Futebol de 1981.
Camarotes: 40 camarotes com 10 lugares cada. Cinco camarotes com 20 lugares cada.
Tribuna de honra: 140 lugares especiais.
Setores para deficientes físicos: Lugar para 28 cadeiras de rodas e 22 acompanhantes.
Salão Nobre do Conselho Deliberativo: Auditório com 220 lugares.
Vestiários: Seis vestiários profissionais mais um vestiário de arbitragem. Cinco com saídas para o campo.
Dimensões do gramado: 68 x 105m - O tamanho oficial exigido pela Fifa.
Grama: Bermuda Green (o clube também utiliza a Raygrass Americana no inverno).
Iluminação: Seis postes de iluminação. 20 refletores de 1500 watts em cada poste.
Potência: 650 Lux.
Imprensa: 26 cabines duplas fixas mais 50 cabines provisórias. Duas salas de imprensa. Duas salas para entrevistas coletivas.
Estacionamento: 700 vagas.
Inauguração: O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. O jogo inaugural foi realizado entre Grêmio e Nacional de Montevideo, vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
 
 

Concertos musicais

O Estádio Olímpico Monumental foi palco para a apresentação de diversas atrações internacionais em Porto Alegre, entre eles:
Sting (1984)
Rod Stewart (1984).
Eric Clapton, com The Reptile Tour, em 10 de Outubro de 2001.
Roger Waters, com In The Flash Tour, em 12 de Março de 2002.
Rush, com Vapor Trails Tour, em 20 de Novembro de 2002.
Lenny Kravitz, com Baptism Tour, em 15 de Março de 2005.
A cantora Madonna é esperada para um show da The MDNA Tour, em 9 de Dezembro de 2012


 tags: grêmio, estádio olimpico, monumental, história do olímpico

Nenhum comentário: