segunda-feira, 22 de outubro de 2012

o cachorro mais velho do mundo


oldestdogdiesfb2 Cão mais velho do mundo morreu com 203 anos


 o chorro mais velho do mundo morreu com 203 anos ela se chamava  Bela            


   Bella foi comprada por David Richardson há exatamente 26 anos atrás, quando a cachorrinha já tinha 3 anos de idade. Bella, uma vira-lata cruza de labradores viveu dias felizes na casa de David (76) e sua esposa, Daisy Cooper, de 81 anos.
Bella morreu sábado vítima de um ataque cardíaco na cidade de Lincolnshire, para onde o casal havia viajado no fim de semana. O  Guinness Book of World Records informou que o mais recente recorde de sobrevivência canina foi obtido pelo cão Butch, um animal que viveu 28 anos e morreu em 2003. O mais velho que se conhecia entretanto, até Bella falecer era Bluey, um cão pastor da Austrália qe viveu 29 anos. Bella poderia abocanhar o recorde se houvesse algum certificado oficial de seu nascimento, mas como ela era um vira-lata, não existe esta documentação que ateste com precisão sua idade. Portanto, Bella não figurará no livro.

Como saber se seu cão está velho?
Muitas vezes, é difícil determinar a idade de um cão. Para o próprio dono pode parecer que o cão não envelhece, dado o alto grau de convivência com o homem. Um veterinário experiente pode detectar as condições de idade global de um cão baseando-se em testes e em sua experiência profissional. Mas nem sempre o dono consegue o mesmo. Sobretudo com cães de pequeno porte.
Ocorre que muitas vezes pela proximidade, o dono do cão não consegue distinguir os sinais sutis de envelhecimento no animal, só notando quando ele está bastante debilitado, praticamente com a “pata na cova”.
Os primeiros sinais são os pêlos dos focinhos, que vão clareando. Além disso, outros sinais vão aparecendo, exigindo maior acompanhamento do médico, medicamentos e alimentos especiais. Além da pelagem do focinho, surge a surdez, e com ela, a conseqüente mudança de comportamento do animal. Igonora comandos, parece desobedecê-los deliberadamente, fica mais preguiçoso e tem dificuldade de atender aos chamados. Freqüentemente desafia o dono, experimentando agir de modo pouco convencional como querendo dizer “sou velho, tenho meus privilégios”. Torna-se mais exigente, mas fica tolerante em relação a animais mais jovens e não entra em disputas. Muitos se isolam, passando longo tempo desatento à vida em torno dele. Na medida em que a velhice vai se tornando crítica, o animal passa a defecar e a urinar em qualquer lugar, demonstrando um certo constrangimento pelo que acontece, mas perde o controle de suas funções orgânicas. Então surgem os estágios finais, à cegueira, à imobilidade e à falência total dos órgãos e finalmente à morte.
O Vira-lata vive mais.
Segundo o especialista em cães, Vet. Kenji Irio, de 51 anos, quanto mais pura é a raça do animal, mais frágil é a sua condição de vida. Os animais “SRD” (Sem Raça De- finida) ou mais comumente, os “Vira Latas” são mais resistentes, possivelmente pela capacidade que devem ter para superar as adversidades da vida.- “É a seleção natural das espécies atuando” diz o veterinário. Segundo Kenji, a vida dos animais vem aumentando graças a melhores condições, como medicamentos e rações de qualidade.
Kenji lembra que quando surgiram as rações, há cerca de 25 anos, a vida ficou mais fácil. Os cães e gatos, recebendo alimentos balanceados, começaram a ter melhor qualidade de vida e uma vida mais longa e saudável.
Cães maiores vivem menos
Para Dr. Kenji, o tempo de vida de um animal varia conforme a raça. Segundo ele, os animais maiores tendem a ter uma vida menor: “um dinamarquês, por exemplo, diz o veterano profissional, aos quatro anos já está debilitado, dando os primeiros sinais da velhice!”.
Geriatria veterinária
A geriatria veterinária é um ramo bastante recente da ciência veterinária. No Brasil ela é uma especialidade ainda sem grandes expoentes, mas já é assunto corriqueiro nos seminários que enfocam os principais aspectos do envelhecimento e já se encontram pós-graduandos dedicados aos diversos temas que envolvem a especialidade.
Do mesmo jeito que os humanos, os cães merecem uma vida feliz e saudável. Até o fim.
Como determinar a idade do seu cão?
Como vimeos aqui no caso do cão Bella, a idade de um cão é medida de forma diferente da idade humana. A idade humana é 1:1 com o passar dos anos. Já o cão não.     



tags: cachorro velho, cão mais velho, mais velho do mundo, mais idoso     

Nenhum comentário: