sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Povoado de Walachai no Rio Grande do Sul

Walachai é um povoado do município de Morro Reuter, no estado do Rio Grande do Sul.
Foi fundado pelo imigrante Mathias Mombach, proveniente de Echternach, em Luxemburgo. Mathias era guarda pessoal de Napoleão Bonaparte, um dos motivos pelo qual ganhou do imperador a Cruz de Ferro, maior condecoração que um soldado poderia receber em sua época. Mathias lutou na Rússia e na batalha de Waterloo. Após a derrota de Napoleão, veio para o Brasil com sua esposa e seus filhos, ajudando junto com Dr. Daniel Hillebrand a proteger a cidade de Dois Irmãos contra os revolucionários a favor da Revolução Farroupilha.
Mathias também defendeu a comunidade de Walachei dos constantes ataques dos bugres, motivo pelo qual foi apelidado de "general" pelos moradores da localidade.
Faleceu aos 93 anos deixando uma numerosa descendência no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.



Assista ao vídeo de Wallachai no link do youtube aí abaixo:
 http://www.youtube.com/watch?v=SCtbvwALUig

Patrimônio histórico

igreja católica da localidade foi lamentavelmente danificada, sendo demolido o prédio original, e reconstruído em forma de imitação histórica ampliada, no início de 2009. A torre é posterior ao corpo original da igreja, teria sido construída em 1962,segundo inscrição no próprio prédio, e foi preservada durante a reforma.
No local existe um cemitério católico e um protestante de confissão luterana, onde é possível encontrar lápides dos descendentes dos primeiros colonizadores, esculpidas em pedra grês.
Também é possível encontrar algumas casas construídas em técnica enxaimel, embora não estejam protegidas pelo poder público.


















tags: alemão, descendente de alemão, descendentes de europeus, globalização, colonia alemã, alemã, colonização

Nenhum comentário: