segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Na Rússia só agora cerveja é considerada como bebida alcóolica



MOSCOU - Durante anos, a cerveja foi considerada um alimento na Rússia, país classificado entre os cinco maiores consumidores de álcool do mundo. Mas, após muito debate, o presidente Dmitry Medvedev aprovou uma lei que considera a cerveja uma bebida alcoólica - proibindo sua venda em bancas de jornais e no metrô, como era comum até então.

Até agora, os russos encaravam a cerveja como um refrigerante, o que possibilitou aos fabricantes da bebida escapar da pesada campanha pela redução do consumo de álcool na Rússia - que é, oficialmente, duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Com a nova lei, a venda de cerveja será realizada apenas à noite, e fica proibida em locais públicos ou mesmo perto de escolas. Além disso, com os impostos aplicados a esse tipo de bebida, o preço da cerveja deve subir.



- Classificar a cerveja como bebida alcoólica é a coisa certa a fazer e vai melhor a saúde da nossa população - comemorou Yevgeny Bryun, ministro da Saúde russo.

Durante os anos da União Soviética, a cerveja era pouco consumida no país - que mantinha a vodca como a clara preferência nacional. Apesar de esta última continuar extremamente popular no país, o consumo da cerveja mais do que triplicou nos últimos 15 anos, impulsionado pelos preços baixos e pelo fácil acesso ao produto.

Atualmente, a Rússia é o terceiro maior mercado mundial em consumo de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos EUA. Nas ruas das grandes cidades, não é incomum ver homens segurando uma latinha de cerveja a caminho do trabalho, ou adolescentes comprando a bebida durante o almoço.

Mas agora, o Kremlin está preocupado sobretudo com o alcoolismo entre jovens, que vem adquirindo proporções de epidemia. A doença é considerada uma das principais causas da diminuição da população no país. Entre 1991 e 2009, a Rússia perdeu 6,4 milhões de pessoas, e pode perder outros 15 milhões até 2031 se o problema continuar a se agravar, segundo estudos.



tags: cerveja,bebida, álcool, alcoólica, levedo, malte, ceva

Nenhum comentário: