terça-feira, 29 de abril de 2014

Homem crava faca na própria cabeça no interior de SP



Homem ficou com faca cravada na cabeça em Agudos (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Homem ficou com faca cravada na cabeça em Agudos (Foto: Polícia Militar/Divulgação)


Cirurgião que tirou faca da cabeça de trabalhador diz que vítima teve sorte
Trabalhador rural está no Hospital de Base de Bauru, interior de SP.
Lâmina de quase 15 cm foi removida após mais de 3 horas de operação
.


Cirurgia retirou faca de quase 15 centímetros da cabeça de trabalhador rural (Foto: TEM VC/Divulgação)

O neurocirurgião que removeu a faca da cabeça do trabalhador rural atingido após uma discussão em Agudos (SP), no domingo (5), diz que a trajetória da lâmina, entre outros fatores, possibilitou que a vítima tivesse o objeto retirado do crânio quase sem sequelas.

"A sorte – ou menos azar, por assim dizer – é que a faca penetrou o crânio dele atrás da orelha e na altura do 'pavilhão superior auricular'.
Dessa forma, a lâmina de quase 15 cm fez uma trajetória ascendente, de baixo para cima. Além disso, a parte cortante da faca estava virada para cima e era fina, o que caracterizou que a lesão na região temporal esquerda do cérebro não foi tão grave”, explica o médico Lauro de Franco Júnior.


Segundo Franco Júnior, apesar da aparente gravidade da lesão, o que impressionou foi como o trabalhador rural chegou ao hospital. "Ele chegou relativamente bem. Estava confuso e com dores, mas andava e conversava. Não é sempre que o paciente chega tão consciente como no caso dele", destaca.A cirurgia para a retirada da faca foi feita no Hospital de Base de Bauru (SP) e durou mais de três horas. Após o procedimento, o homem, de 40 anos, foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um quarto, e poderá ser receber alta até esta sexta-feira (10).

O raio X do paciente mostrou que a faca, usada para destrinchar carne, não chegou a atravessar o crânio. Ela cruzou a linha média do cérebro, de um lado para o outro. 



Radiografia mostra faca alojada no crânio

Segundo as primeiras observações da equipe médica, o paciente ficará possivelmente sem sequelas graves, já que nenhuma área primária (responsável por funções como movimento e fala) foi lesionada.

"É difícil avaliar logo no começo se ele terá sequelas. O que vamos acompanhar na evolução do quadro são possíveis lapsos de memória e distúrbios de linguagem, como, por exemplo, a dificuldade de nomear objetos que ele sabe o que são e para que servem", destaca o médico.

Para Franco Júnior, a trajetória da lâmina e a espessura dela foram fundamentais para que a cirurgia fosse realizada com sucesso. "Se a faca tivesse entrado de cima para baixo, com a lâmina cortante um pouco mais grossa e voltada para baixo, ele não teria chegado vivo ao hospital, já que várias estruturas vitais seriam atingidas", diz o neurocirurgião, que trabalha com casos complexos há mais de 12 anos.

Investigação
Segundo o que a Polícia Civil apurou até agora, apesar de a vítima ter alegado tentativa de suicídio – já que disse ter golpeado a própria cabeça após brigar com o companheiro, dentro de casa –, o caso ainda tem outras hipóteses.

"No pronto-socorro, o homem relatou aos policiais que havia tentado suicídio. No entanto, a polícia não descarta nenhuma hipótese e também trabalha com uma possível tentativa de homicídio, ou até latrocínio, pois, segundo um relato preliminar da mãe da vítima à polícia, alguns objetos eletrônicos haviam sumido da casa", afirma o delegado Jader Biazon.



fonte: G1

Um comentário:

Blogger disse...

Quantum Binary Signals

Get professional trading signals delivered to your cell phone every day.

Start following our signals right now & gain up to 270% a day.