sexta-feira, 30 de março de 2012

Pirataria – Geram Milhões de Prejuízos as Empresas


eco_pirataria_01Sabe-se que a pirataria está presente em vários aspectos e diversos segmentos na sociedade em que vivemos. E que a pirataria se caracteriza pelo clássico ato de reprodução, cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento lícito dos seus direitos autorais a devida marca ou de propriedade legal a certa pessoa ou indústria, ou seja, adulterar qualquer tipo de produto, utilizar qualquer marca ou imagem protegida por direitos autorais é violação da lei, caracterizado pelo crime da pirataria.

Diversos fatores estimulam a prática da pirataria, principalmente a grande diferença de preço do produto original com o pirateado. É de praxe encontramos em camelôs uma gama de CDs e DVDs, até mesmo aqueles filmes que estão em lançamento e já encontramos nas banquinhas. Mas não para por aí! Hoje a variedade é bem maior, encontramos roupas, softwares, hardware, celulares, enfim, vários tipos de mercadorias. Com isso, gerando grandes prejuízos para quem oferece o produto original.

A Apple é uma quem tem sofrido ultimamente com a falsificação do seu iPhone. A China tem caprichado na pirataria dos iPhones, deixando super parecidos com os originais e sem sombra de dúvida com preços bem mais baratos. E não é apenas esse produto que anda sendo pirateando, sendo fabricado, vendido na China e diversos países, inclusive no Brasil. O N97 da Nokia é outro produto que faz sucesso no ramo da pirataria. Existe até um termo chinês que virou sinônimo de termo copiado, os chamados “shanzhai”.

1china_iphone_frontsx535 copyE hoje a pirataria anda tão avançada, que fica cada vez mais difícil identificar o original do falsificado. Porém, por mais que a semelhança seja enorme, no caso do iPhone Shanzhai não possui todas as funcionalidades contidas no iPhone da Apple, inclusive problemas técnicos causados por explosões de bateria. Os iPhones originais custam cerca de 580 dólares, enquanto os shanzhai custam a partir de 90 dólares, quanta diferença hein? Por conta disso, no ano passado a China fabricou 150 milhões de aparelhos ilegais no país, já que a procura foi enorme.

À vontade por ter um produto de grife, de alta qualidade ou do que está na moda, fazem com que muitos consumidores sejam co-participantes desse crime. Devido à grande vantagem aparente do produto original do pirateado ser realmente o preço envolvido, fazem com que muitos continuem a essa prática.

Porém, como foi dito anteriormente em muitos casos o ditado “barato sai caro” está presente em vários casos. Pois em termos de qualidade, desempenho, funcionalidade, durabilidade, garantia, assistência técnica, e vários outros aspectos essenciais, vale muito mais adquirir um produto original do que um produto pirateado, já que os benefícios posteriores serão maiores.

E não esqueça, pirataria é crime! Não seja um colaborador para o seu crescimento!

E você o que acha a respeito da pirataria? Comente a respeito!

22420



fonte: http://www.top30.com.br/news/pirataria

Nenhum comentário: