sábado, 24 de março de 2012

“Porque usar ANTI VÍRUS?”

virus-digital

Bom, como nós meros mortais, as máquinas também tem seus problemas de “saúde”, graças a pessoas com bom grau de conhecimento da anatomia de um sistema de computador. Infelizmente esta pessoa usa este conhecimento para o mau.

Estas pessoas, podem ser conhecidas como Hackers, Crackers e outras diversas classificações que posso deixar para um outro Post. Geralmente, estes têm o intuito de aprender, tirar onda, destruir ou roubar informações do computador de outras pessoas. Para isso, criam programas com finalidades diferentes e dependendo da finalidade deste programa, este recebe um nome específico.

Estes nomes podem ser: Vírus, Trojans, Worms, Malwares, Spywares, Adware e Rootkits. Seus objetivos estão brevemente descritos abaixo.

Malwares - se infiltrar em um computador ou sistema, causar danos, apagar dados, roubar informações, divulgar serviços entre outros.

Vírus - Basicamente tem o mesmo objetivo do Malware, mas este tem a capacidade de se replicar dentro de um sistema e até se enviar para outros computadores. Geralmente os vírus são acionados pelo usuário.

Worms - Como o vírus, este tenta se espalhar de computador para computador, mas ao invés de ser acionado por um usuário, este faz tudo automaticamente. Resumindo, se não tiver um anti-vírus, existe uma boa chance de você ter um deste.

Trojans - conjunto de funções desenvolvidas para executar ações indesejadas e escondidas. Nem todos, por incrível que pareça, são prejudiciais, mas é sempre bom evitar.

Spywares - Objetivo principal é vigiar tudo que você faz na máquina, guardar suas senha, sites, informações de vários âmbitos. Não preciso dizer, que isso nas mãos erradas pode acabar te prejudicando.

Adware - Essas tranqueiras geralmente ficam abrindo anúcios sem que você queira.

Rootkits - tem como objetivo controlar a sua máquina, isso mesmo, transformar a sua máquina em um Zumbi. Possivelmente naquelas máquinas Zumbis que auxiliam em ataque massivos de Hackers. Imagina só, seu endereço IP (Sua identificação na internet), atacando um site e você sem saber. Depois é preso e vai ficar com PokerFace.

protecao

Depois disso tudo pode acreditar, ainda tem gente que não usa anti Vírus. Mas como você é uma pessoa sagaz, vou indicar alguns aqui. Me responde você. Porque usar um Anti vìrus? vamos nôs Proteger.

Embora exista uma infinidade de anti vírus, aqui indicos alguns. São estes:

Gratuitos:

AVGSite Oficial

Avast!Site Oficial

Avira AntiVirSite Oficial

Pagos:

KasperskySite Oficial

McAfeeSite Oficial

PandaSite Oficial

Norton AntiVirusSite Oficial

MITOS:

Bom vou deixar um link de uma matéria do G1 sobre vírus de Mac. Sim, existe. Já to careca de ouvir que “o Meu é melhor porque não tem vírus pra Mac”. Bom estou deixando aqui a dica pois Mac também é alvo, Se proteja. Fim do Mito – Matéria.

Geralmente os usuários Linux e UNIX já saber disso, mas vou deixar o Link para Mito do Linux Imune também. Fim do Mito – Matéria.

E você usuário de Smartphone, BB, Android, OS, se sente protegido? Eu também daria uma pesquisada sobre os anti-vírus. Principalmente os mais loucos como eu que vivem baixando aplicativos. Para nós também tem esses programinhas maliciosos proteja-se também.

Vamos pesquisar sobre todos os aparelhos eletrônicos que temos ao nosso redor e aprender a protege-los. Só assim, poderemos ter aparelhos cada vez mais seguros e curtir o restinho da privacidade que ainda existe.


fonte: http://tonomicro.com.br


Nenhum comentário: