quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tradução da música Champagne de Peppino di Capri





Original em italiano

Champagne per brindare a un incontro
con te che già eri di un altro.
Ricordi...c'era stato un invito:
"Stasera si va tutti a casa mia".

Così cominciava la festa

e già ti girava la testa.
Per me non contavano gli altri,
seguivo con lo sguardo solo te.

"Se vuoi, ti accompagno, se vuoi".

La scusa più banale per rimanere soli io e te.
E poi gettare via i perché, amarti come sei,
la prima volta, l'ultima.

Champagne per un dolce segreto,

per noi un amore proibito.
Ormai resta solo un bicchiere
ed un ricordo da gettare via.

Lo so, mi guardate, lo so,

mi sembra una pazzia
brindare solo senza compagnia, ma
ma io, io devo festeggiare
la fine di un amore.
Cameriere: Champagne!

Tradução

Champanhe para brindar a um encontro
com você que já era de um outro.
Lembra....teve um convite:
"Esta noite vamos todos na minha casa".

Assim começava a festa

e já girava sua cabeça.
Para mim não contavam os outros,
eu seguia com o olhar somente você.

"Se quiser, acompanho você, se quiser".

A desculpa mais banal para ficar sozinhos eu e você.
E depois jogar fora os porque, amar você como é,
a primeira vez, a ultima.

Champanhe para um doce segredo,

para nós um amor proibido.
Agora sobra somente um copo
e uma lembrança a ser jogada fora.

Eu sei, vocês olham para mim, eu sei,

me parece uma loucura
brindar sozinho sem companhia, mas
mas eu, eu devo festejar
o fim de um amor.
Camareiro: Champanhe!



O Champagne é um vinho branco espumante, produzido na região homônima, localizada no Nordeste da França.

A descoberta da bebida é atribuída ao monge Dom Pérignon, que era o responsável pelas adegas da Abadia de Hautvilleres, na região francesa de Champagne, que fica a 150 km de Paris. Alguns vinicultores afirmavam de que certos tipos de vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados, e isso atiçou a curiosidade do monge. O que ocorria é que na segunda fermentação os gases estouravam as rolhas ou arrebentavam as garrafas, pela força da pressão, foi aí que o monge Dom Pérignon experimentou utilizar garrafas mais fortes e rolhas presas por arames. Com isso, ele conseguiu obter a segunda fermentação dentro do recipiente, e assim surgiu um vinho espumante que mais tarde seria chamado de Champagne.

Apesar do saber apreciado, o Champagne tinha um problema, o acúmulo de resíduos da segunda fermentação. Estes resíduos permaneciam na garrafa, provocando uma aparência desagradável na bebida, turva. O problema foi resolvido quando a viúva Clicquot (Viuve Clicquot) inventou os processos de remuage (girar as garrafas) e dégorgement (degolar). No processo de remuage as garrafas são inclinadas e giradas, o que provocava o descolamento dos resíduos das paredes das garrafas, acumulando-as apenas no gargalo, e no dégorgement retira-se todas as impurezas, fazendo que o vinho fique límpido e transparente, com a aparência que tem hoje.

Muitas pessoas tendem a confundir Champagne com Espumante, o que é um erro, pois o Champagne é sim um tipo de Espumante, mas nem todo Espumante é Champagne. O Champagne é o mais luxuoso dos Espumantes, e é exclusivamente produzido na região de Champagne, na França.

O método de fabricação do Champagne é ainda hoje praticamente o mesmo de séculos atrás, o que torna sua produção cara, por ser artesanal. Ainda assim, é uma das bebidas mais apreciadas do mundo, e indicada para comemorações de grande importância.


Fonte:
http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/43champag.htm




Nenhum comentário: