quarta-feira, 25 de julho de 2012

Casa do Imigrante - São Leopoldo

Construída em 1788 e hoje conhecida como A Casa do Imigrante (A Casa da Feitoria), situa-se no então denominado Real Feitoria do Linho Cânhamo.

Na época, parte de uma estância conduzida pela coroa portuguesa, onde a produção de linho cânhamo (planta utilizada na produção de fibras para velas e cordas para as naus portuguesas) era explorada na região.


Em março de 1824, a Real Feitoria foi desativada, dando lugar em 25 de julho ainda do mesmo ano resguardo aos primeiros imigrantes alemães, contardos pelo comando brasileiro, iniciando-se então a primeira colônia alemã na cidade de São Leopoldo.


No decorrer dos anos, a casa teve diversos donos até o ano de 1939, quando sofreu uma restauração, passando a ser um museu destinado a história da imigração alemã. O antigo prédio da Feitoria de arquitetura Lusitana, modificou sua estrutura para estilo Enxaimel, lembrando os imigrantes ali abrigados em 1824.


No ano de 1980 a Casa da Feitoria passou ao Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.


Hoje tombado como Patrimônio Histórico Estadual, o interior do local reune um acervo peculiar da época. Apresenta ainda salas temáticas com elementos do passado, trazendo à memória a história dos descendentes alemães.

Horário de atendimento:

Terça, das 8h30 às 11h30. Quarta e sexta, das 14h às 17h30.










Nenhum comentário: