quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Veja 4 dicas para controlar o colesterol

Segundo o Ministério da Saúde, 48,5% dos brasileiros têm sobrepeso; veja como prevenir dos riscos

O Dia Nacional do Combate ao Colesterol, nesta quarta-feira, visa a conscientizar a população brasileira sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada. O alto índice, na maioria dos casos, é consequência do consumo excessivo de gorduras saturadas e trans que podem ser encontradas em biscoitos, alimentos de origem animal, além do excesso de peso que acomete grande parcela da população brasileira.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em abril de 2012, o número de brasileiros com sobrepeso e que sofrem de obesidade aumentou nos últimos seis anos. De 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Colesterol mata 2,6 mi por ano no Brasil

“Para prevenir sobrepeso e o aumento do colesterol no organismo é importante manter alimentação equilibrada, trocando alimentos de gordura saturada por ingestão de gorduras insaturadas encontradas, por exemplo, em óleos vegetais, oleaginosas e peixes”,afirma a nutricionista Laís Aliberti. “A prática regular de exercícios físicos em conjunto com uma alimentação equilibrada auxilia no combate ao colesterol”, completa.

Os tipos de Colesterol

O colesterol está presente em nossas células, participa na produção de vitamina D e também de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzida pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. Porém, quando em excesso no sangue está relacionado a problemas cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol. O HDL, chamado colesterol bom, reduz o risco de acúmulo de gordura nas artérias. O LDL, colesterol ruim, deposita gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo.

Veja quatro dicas para combater a alta do colesterol:

- Ingestão de alimentos ricos em Ômega 3 e 6 - óleos vegetais com óleo de soja e seus derivados como creme vegetal, peixes oleosos;

- Substituir alimentos de fonte de gorduras saturadas (manteiga, carne vermelha, creme de leite), por alimentos ricos em gorduras insaturadas;

- Ingestão de alimentos fontes de fibra como frutas, verduras e legumes;

- Prática de atividade Física regular


tags: colesterol, gordura, fibras, alimentação,

fonte: http://www.band.com.br

Nenhum comentário: