terça-feira, 27 de novembro de 2012

Moto - churrasqueira




Buenas gaudériada... pra quem nunca viu nem ouviu falar, aí está a maior invenção dos últimos tempos no meu Rio Grande, que junta aventura e culinária. Mas louca de buenacha. Estamos falando da moto-churrasqueira, pra aventureiro gaúcho nenhum botar defeito. Faltaria pôr o pelego, local para carregar a cuia, a térmica e uma bandeira do Rio Grande. E o que mais? Bem, gaudério sabe o que fazer.

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tags: gaucho, bem gaudério, moto-churraqueira, moto com churrasqueira, moto gaudéria, 

Versão gaudéria de "Esse cara sou eu"



Esse taura sou Eu!

O gaúcho que pensa em você toda hora

Que encilha seu pingo e se vai campo a fora
Que toca o gado pensando em você
Que volta do rancho querendo te ver
E no meio da noite declama

Um verso pra dizer que te ama


Este Taura Sou Eu...


O gaúcho que te pega pelo braço

Te leva pro canto e te dá uns amasso
Está sempre pronto pra o que tu quiser
Lava e passa roupa e te serve um café
Por você ele enfrenta o perigo
O lobisomem e o mendigo

Este Taura Sou Eu...


O guasca que arrasta você pros pelegos

Aquele gaúcho que tu chama de nego
Que te agarra das crinas sem tu sentir dor
Te dá uns beiçassos e te chama de amor
E de noite dá tudo que tu sempre quis
De manhã tu ceva o mate feliz".♪
 
 
 
tags: gaúcho, gaudério, musica gaucha, versão, versão gaucha, versão gaudéria, esse cara sou eu, 

domingo, 25 de novembro de 2012

10 coisas dos anos 80 que deixaram saudades

Algumas coisas que deixaram saudades dos anos 80, mas é claro, que você vai lembrar de outras tantas. Aí e só postar nos comentários!!

Na minha opinião, uma das coisas mais legais desse novo milênio é o “revival” dos anos 80 que está na moda ultimamente.
Para quem viveu, a chamada década perdida foi uma época muito divertida. Foram anos incríveis. Sem trocadilho. Ou não.
Por isso, e porque hoje estou mais saudosista do que o costume, fiz uma lista de 10 coisas inesquecíveis dos anos 80 para mim. E você, tiraria alguma coisa dessa lista ? E acrescentaria o que ?


1 – Perdidos na noite: Acreditem, o Faustão já foi bem mais legal antes de ser um apresentador “global”. Irreverente, com palavrões indo ao ar, a platéia se manifestando, fios espalhados para todos os lados, surpresas acontecendo a cada minuto, o Perdidos na Noite era uma esbórnia só (vejam um trecho aqui). As noites de sabádo eram bem divertidas. Hoje temos que nos contentar com Zorra Total ou com filmes reprisados pela 10ª vez….
 



2 – Balão Mágico: Ah, os tempos da infância…tempos em que a Simony ainda era uma criança inocente e que dividia a apresentação do programa com o engraçadissimo Fofão. E como esquecer da doce Luciana, prima da Simony, que tinha só quatro anos quando entrou no programa em 1984 ? A música de abertura, então, era Nosso lindo balão azul, do Guilherme Arantes. Bons tempos que não voltam mais. Hoje em dia as crianças tem que contentar com a decadente Xuxa. Lamentável.




3 – Águia de fogo: Típico enlatado estadunidense que passava na Globo nos domingos a tarde (na época o Faustão ainda estava na Bandeirantes fazendo o Perdidos na Noite). Era a história, um tanto inverossímil, que contava com um helicóptero de altíssíma tecnologia com lançadores de mísseis, canhões e muitas outras parafernálias tecnológicas que combatia o crime. Era a maior adrenalina. Bem melhor do que o Gugu, o Faustão e o Raul Gil juntos.
 


4 – Sempre Livre: A banda formada por 4 mulheres e que tinha a sex-symbol Dulce Quental nos vocais só gravou um disco e teve duas músicas de sucesso: Eu sou free (Eu sou free, eu sou free demais..) e Fui eu (letra de Hebert Vianna) e depois acabou, mas durou o tempo necessário para ser inesquecível.




5 – Os caça-fantasmas: Os parapsicólogos desempregados (!) Peter, Winston e Louis e o ectoplasma Geléia tinham a missão de livrar Nova York dos fantasmas e matar os telespectadores de rir nesse filme de 1984. Dan Aykroyd fez o papel mais perfeito da sua carreira na minha opinião. Depois virou desenho animado, também muito engraçado.
  Os parapsicólogos desempregados (!) Peter, Winston e Louis e o ectoplasma Geléia tinham a missão de livrar Nova York dos fantasmas e matar os telespectadores de rir nesse filme de 1984. Dan Aykroyd fez o papel mais perfeito da sua carreira na minha opinião. Depois virou desenho animado, também muito engraçado.







6 – Nelson Piquet: Eu confesso. Eu torcia pelo Piquet ao invés de torcer pelo Ayrton Senna. O jeito mal humorado, quase rabugento, do Piquet não fez dele um piloto carismático como o falecido Senna, mas dentro das pistas eu ouso dizer que ele foi melhor do que o protegido do Galvão Bueno. A ultrapassagem de Piquet sobre Senna em 1986 em Hungaroring (vídeo aqui) foi descrita por Jackie Stewart como “fazer um looping com um Boeing” e considerada por muitos a ultrapassagem mais bonita da história da Fórmula 1. E, meninos, eu vi ! E ao vivo.







7 – Balas soft: Uma bala muito grande, arredondada e lisa como sabão. Quem viveu nos anos 80 e afirmar que nunca engoliu uma estará com certeza mentindo. Vinha nos sabores morango, cereja, uva, abacaxi, limão, hortelã (eu sempre confundia essas duas), laranja e caramelo (a minha preferida). Na época havia até um mito de quem engolisse uma bala Soft morreria na hora. Pura lenda. Eu engoli várias e continuo vivo depois de duas décadas. Gasp !






8 – Que rei sou eu ?: Essa foi por pouco. Exibida em 1989, a divertidissima novela da Globo foi o maior sucesso. Tanto que até hoje eu não consigo separar o Antonio Abujamra do seu personagem, o Ravengar. Cheia de sacadas geniais, como uma guilhotina que só funcionava nos testes ou um ministro da Marinha num reino sem mar, a debochada novela foi um sucesso e deixou saudades.
 




9 – Ploc Monsters: Figurinhas transfix (era só raspar no verso que o desenho ficava na superficie escolhida) vinham nas embalagens dos chicletes Ploc e tinham desenhos de monstrinhos e um nome. Eu só ficava chateado porque o meu nome era pouco comum e nunca apareceu nas figurinhas. Chegou a ter uma continuação, o Ploc Monsters 2, mas não fez o mesmo sucesso.
 





10 – Série Vagalume: Eu, rato de biblioteca desde cedo, me orgulhava de ser um dos poucos que tinha lido toda a série. Ou pelo menos todos os livros que tinham na biblioteca da minha cidade. Os mistérios de Marcos Rey, as aventuras de Xisto e os Passageiros do futuro de Wilson Rocha me fizeram tomar o gosto pela leitura ainda jovem.




tags: antigamente, programas antigos, anos 80, saudades
fonte:http://depokafe.wordpress.com/

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Boletim Hospital Moinhos de Vento - Luis Fernando Veríssimo

Luis Fernando Verissimo continua internado em estado grave


O Hospital Moinhos de Vento divulgou um novo boletim médico sobre o estado de saúde do escritor Luis Fernando Veríssimo. Ele está internado em estado grave desde quarta-feira devido a uma infecção de origem desconhecida. Segundo o último boletim, ele "encontra-se em estado ainda grave, dependente de ventilação mecânica e hemodiálise" e responde bem ao tratamento.
Confira o boletim médico divulgado agora pela manhã:





Fonte: clicrbs.com

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Luis Fernando Veríssimo é internado em estado grave em Porto Alegre

 

Ele está com uma infecção generalizada, que pode ter sido causada por uma virose. A equipe que cuida do escritor ainda não tem um diagnóstico.

 

O escritor Luis Fernando Veríssimo, de 76 anos, está internado, desde a noite desta quarta-feira (21), no Centro de Terapia Intensiva de um hospital de Porto Alegre. O estado de saúde dele é considerado grave.
Luis Fernando Veríssimo foi levado na noite desta quarta para um hospital particular de Porto Alegre. Segundo a família, ele apresentava sintomas parecidos com os de uma gripe muito forte. O escritor de 76 anos acabou transferido para o Centro de Tratamento Intensivo. Veríssimo está sedado e respira com a ajuda de aparelhos.
 
No início de novembro, ele participou de um festival literário em Araxá, no interior de Minas Gerais, ao lado de outros escritores brasileiros. Ele ainda esteve no Rio de Janeiro antes de voltar para Porto Alegre na semana passada, quando começou a sentir febre, cansaço e dores no corpo.
No boletim divulgado no fim da tarde, os médicos informaram que o estado de Luis Fernando Veríssimo é grave. Ele está com uma infecção generalizada, que pode ter sido causada por uma virose. A equipe que cuida do escritor ainda não tem um diagnóstico definitivo. Novos exames foram feitos nesta quinta. Os resultados devem sair nos próximos dias.
O tratamento é feito com antibióticos. Como o problema afetou os rins, Veríssimo precisou ser submetido também à diálise.
“O fato positivo é que, das medidas tomadas, ele tem uma resposta favorável em relação ao quadro que o trouxe à internação. Vamos ter respostas quando os exames – alguns demoram -, só vamos ter respostas mais precisas quando os resultados forem disponibilizados”, declarou Nilton Brandão , superintendente médico do hospital.


tags: hospitalizado, escritor, luis fernando, infecção
Fonte: G1 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Preso no engarrafamento

Sua mulher não entende quando você diz que está preso no engarrafamento? Pois eis a explicação!







Pra tudo sempre tem uma explicação kkkkkkkkkk









 E.... Vamos rir enquanto não ficamos banguelas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




tags: engarrafamento, bebum, bebado, garrafa, ceva, cerveja, humor, foto para facebook


domingo, 18 de novembro de 2012

Tipos de bruxas existentes

Já que as bruxas estão soltas, conheça os tipos de bruxas que existem:

 
 
 
 

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Existe 4 tipos básico de Bruxas que estão intimamente ligadas as fases da lua:
A bruxa da Lua Cheia

Bruxa que trabalha com os feitiços do coração.
Esta é a bruxa do amor.
Normalmente é muito bonita e por este motivo invejada pelas outras mulheres, que é claro, vivem chamando-a de bruxa!!!!



Bruxa Linda

A bruxa da Lua Minguante

É a bruxa que trabalha com os feitiços curativos.
Também chamada de curandeira ou feiticeira.
Esta é a bruxa da saúde.
Normalmente é bem velhinha lembrando nossa vovozinha.
Quando não usa o caldeirão para fazer um feitiço, usa para fazer uma boa comida.



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A bruxa da Lua Crescente

É a bruxa que trabalha com os feitiços da riqueza.
Esta é a bruxa do dinheiro.
São bem sucedidas profissionalmente, são econômicas, sabem investir o dinheiro.
Vivem no meio do salão, também são muito invejadas.
Fazem mágicas atrás de mágicas, principalmente a mágica da multiplicação, do dinheiro é claro.
Além disso, empurram o marido para o sucesso.



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A bruxa da Lua Nova

É a bruxa que trabalha para o mau, esta é uma bruxa perigosa.
Ela não gosta de crianças, e é a bruxa das coisas negativas.
Normalmente ela aparece quando nos casamos, vem junto com o cônjuge, dão muita despesa e reclamam praticamente de tudo e enfeitiça seu par.
Porém existem pessoas que dão sorte e em vez de vir uma bruxa, vem uma fada, mas é raro isso acontecer.



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Existem também os bruxos

Estes sempre a sombra das mulheres, seu principal feitiço é sumir quando sua sogra aparece, ou sua mulher enche seu saco, reaparecendo no bar da esquina!



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tags: bruxa, tipos de bruxa, lua cheia, lua minguante, Halloween
Fonte: tapa na cara

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O rock garagem dos anos 80



Por: Rogério Ratner



 No início dos anos 80, o surgimento de diversas bandas no universo do rock nacional (muitas delas contando inclusive com roqueiros que já haviam passado por outras formações, sendo que alguns até iniciaram a sua trajetória ainda nos anos 60), especialmente catapultadas ao sucesso junto ao grande público a partir do estouro da banda carioca Blitz, que “puxou” o movimento e a abertura de melhores brechas para o estilo – aprofundando, por sua vez, o espaço alcançado por bandas como 
14 Bis,



                                      Rock garagem

 A Cor do Som, Roupa Nova, Tutti Frutti, Patrulha do Espaço, dentre outras do início da década, etc. - junto às grandes gravadoras, fez com que o gênero voltasse a ter um grande espaço dentro do mercado musical e da mídia brasileiros, tal como já havia ocorrido na Jovem Guarda, nos anos 60. E, quiçá, em proporções talvez até maiores. Diversamente do que ocorreu nos anos 70, época em que poucos artistas ligados ao rock tiveram realmente um destaque significativo em termos mercadológicos (Secos e Molhados, Raul Seixas, Rita Lee, O Terço, Made In Brazil, entre alguns outros poucos, sendo que dentre eles se inclui o gaúcho Bixo da Seda), o espaço que o gênero alcançou no mercado musical do Brasil nos anos 80 foi enorme, e ainda faz sentir o seu eco até hoje, uma vez que muitos de seus principais ícones participam ativamente do cenário atual, além de que outros que ficaram pelo caminho ainda influenciam de forma difusa os trabalhos de muitos dos novos roqueiros que surgem na exponencial, variadíssima e vertiginosa ampla cena que hoje se verifica, reunindo milhares de bandas de rock por todo o Brasil (ainda que, em realidade, poucas sejam as que alcancem o chamado “sucesso comercial”).

No Rio Grande do Sul não foi diferente, muito embora a produção local somente tenha realmente “atravessado o Mampituba” (rio que marca os limites dos estados gaúcho e catarinense) de maneira mais significativa apenas após um bom tempo depois que a cena do centro do país já estava “estourada” e consolidada. Isto não significa absolutamente, contudo, que a cena local já não estivesse bastante ativa desde o início daquela década, num processo semelhante ao descrito acima, ou seja, congregando bandas e artistas com já larga folha de serviços prestados à música urbana e ao rock do RS com novos nomes que iam surgindo. Com efeito, tal como ressaltamos, a exemplo do que ocorreu em diversos pólos de produção pelo país afora, alguns dos componentes de bandas e artistas-solo que ganharam evidência nos anos 80 já haviam inaugurado o seu caminho musical ao menos desde o fim dos anos 70.


 

É o caso de Alemão Ronaldo, que chegou a participar de uma das últimas formações do Bixo da Seda, e que integrou, no início dos 80, o Taranatiriça; posteriormente, assumiu como vocalista da Bandaliera.
 Sem dúvida, Alemão Ronaldo (agora em carreira-solo) e as bandas de que participou, bem como a banda Guerrilheiro Anti-nuclear, exemplificam a ponte que se formou entre o rock gaúcho feito na década de 70 e o da década de 80, especialmente porque parte significativa do repertório destas formações era fornecido por Fughetti Luz, vocalista do Liverpool e do Bixo. 
 

  

Das bandas de grande destaque que passaram por um processo semelhante, também impende invocar os “Garotos da Rua”, formação que contava com Bebeco Garcia e Edinho Galhardi, ambos ex- “A Barra do Porto” (banda em que Mutuca fazia os vocais), e com a experiência de passagem por outras bandas ainda antes disto, quando ainda estavam fixados em Rio Grande, sua cidade natal. Mitch Marini, também um roqueiro histórico que participou ativamente da cena setentista, integrou os Garotos da Rua nas origens da banda, e também, posteriormente, veio a integrar o grupo de hard rock Câmbio Negro (ao lado dos também “veteranos” Deio Escobar e Gélson Schneider, dentre outros) e a banda Swing - de que também fazia parte Gélson (Prosexo, Byzarro, Trovão, Bric), e que foi responsável por abrir um show do Van Halen em Porto Alegre. Outras bandas, como o Hallai Hallai, prosseguiram, na década de 80, com seu trabalho iniciado nos anos 70 (o Hallai lançou um LP em 87 pela gravadora 3M). 
 



Também o Grupo Impacto (resultante da reunião de ex-membros dos grupos sessentistas The Cleans, The Dazzles e The Coiners) lançou nesta década diversos LPs com muito sucesso, não obstante a trajetória fonográfica do grupo tivesse iniciado ainda nos anos 70. O Impacto emplacou alguns “hits” na então nascente Atlântida FM (atualmente, a rádio de maior alcance junto ao público no dial portoalegrense e gaúcho, ligada à RBS), como, por exemplo, em sua regravação de “Hey Tchê” (música que, em verdade, fazia parte do repertório dos Discocuecas – Júlio Fürst, Gilberto Travi, Beto Roncaferro e João Antônio). foto abaixo.

 

 

 Outros, ainda, “repaginaram” a sua trajetória, caso de Zezinho Athanásio, que virou “Joe Euthanásia”, e, depois, simplesmente “Joe”. Radicando-se no Rio, Joe, que iniciou seu caminho no sul flertando com a MPB, e inclusive com a música nativista do RS, esteve no “olho do furacão” da cena roqueira nacional dos 80, estabelecendo parcerias com Neusinha Brizola, Tavinho Paes, Bernardo Vilhena, dentre outros, e lançando LPs e compactos por “majors” (o último foi pela paulista Eldorado), além de ter músicas incluídas em trilhas de novelas da Globo e em inúmeros “bolachões” de coletâneas, tão comuns naquele período. Seu grande hit foi “Me leva pra casa”, regravada pela Bandaliera em versão acústica. O talentoso cantor e compositor infelizmente teve morte prematura, em face de um acidente de carro.

De outro lado, alguns compositores tradicionalmente vinculados à chamada MPG (música popular gaúcha, ou seja, a MPB feita no RS), tais como Nei Lisboa, Léo Ferlauto, e Bebeto Alves, dentre outros, criaram hits roqueiros e se aproximaram da linguagem do rock gaúcho, obtendo grande repercussão também naquele período. O “guitar hero” Deio Escobar também lançou o seu LP “Eclétiko”, de forma independente.



Nei Lisboa

 Um grande marco para a evidenciação do rock gaúcho nos anos 80 foi o surgimento da Ipanema FM. A Ipanema, em verdade, começou como Bandeirantes FM, rádio que tocava bastante MPB alternativa, incluindo a nossa chamada “MPG”, e um pouco de rock, especialmente no programa que Ricardo Barão fazia à meia-noite. A Ipanema, no início, manteve a linha de programação da Band, mas aos poucos foi se “roqueirizando” de forma tal até chegar ao status de “rádio rock”. Foi no programa do Barão, que rodava predominantemente rock “pesado” (hoje talvez fosse mais adequado classificarmos aquelas bandas como de “hard rock”, mas na época aquele tipo de som era realmente considerado “heavy metal”), que tive a oportunidade de ouvir pela primeira vez o som folk/country de Júlio Reny, um dos artistas que obteve bastante repercussão a partir do espaço aberto pela rádio. Barão rodava uma fita cassete gravada por Júlio, do qual o principal hit era “Cine Marabá”, e que Júlio mais recentemente relançou em forma de CD.

Barão realmente foi uma figura fundamental para o surgimento e o incremento da cena roqueira gaúcha daquele período, uma vez que, além de toda a força que dava em seu programa na rádio, produziu o disco “Rock Garagem I”, um antológico LP “pau-de-sebo” reunindo diversas bandas que estavam surgindo no cenário portoalegrense. No disco “Rock Garagem”, longe de apresentar um panorama monocórdio, Barão selecionou bandas de diversos estilos então em voga no cenário do rock gaúcho: 












rock “stoneano” (Taranatiriça/ Garotos da Rua), new wave/punk (Urubu Rei), punk (Fluxo/ Frutos da Crise/ Replicantes), blues (Moreirinha e os seus suspiram blues), e metal (Valhala/ Leviaethan/ Astaroth). Além disso, Barão esteve à frente de uma das principais casas de shows que abriram espaço para o rock gaúcho e nacional dos anos 80, o Taj Mahal. O Taj Mahal ficava na avenida Farrapos, tradicional região de Porto Alegre em que é exercido o comércio sexual (antes, no local, funcionava um “cabaré/boate”), sendo que, inclusive era comum o pessoal, depois dos shows, atirar-se na piscina que havia no pátio interno, e que foi construída pelos proprietários antecessores naturalmente para o deleite dos clientes das “garotas de programa”. Depois que a casa encerrou suas atividades, o local voltou a abrigar negócios voltados à sua destinação “tradicional”. Lá eu vi, por exemplo, um show da banda argentina de hard-rock Dragon, que fez boa fama na capital gaúcha (fui também no show da banda no Araújo Vianna, ao lado da paulista Patrulha do Espaço, em sua fase posterior àquela em que acompanhou Arnaldo Baptista, dos Mutantes), sendo que o baixista gaúcho Mitch Marini chegou a assumir o contrabaixo da formação portenha, dentre muitos outros shows-festa que lá aconteciam, sempre com a casa lotada. 
 

 

 Já no LP Rock Garagem II, que também saiu pela ACIT, em 1985, predominaram os grupos punk, tais como Os Eles, Produto Urbano, Prize, Os Bonitos, e Atahualpa e os Panques. Mas também teve rock humor new wave (com a Banda de Banda, do genial Cláudio Spritzer, que, além de músico, é cartunista e editor do clássico jornal de cartum “Hienas”), e metal, com Spartacus e Câmbio Negro.

Em 1993 saiu, ainda, o 3º volume, mas pela gravadora Nova Trilha, e com produção de Miguel Castilhos, dentre outros, mas aí já foi enfocada a geração “90” do rock gaúcho, que focaremos em outra oportunidade.


Com a consolidação da equipe da Ipanema FM, especialmente com Kátia Suman, Mery Mezzari, Barão, Mauro Borba e Newton Fernando, dentre outros, conforme se disse, a rádio foi ficando cada vez mais identificada como espaço privilegiado do rock sulino, embora boa parte do “mainstream” desta cena aos poucos já encontrasse repercussão em outras emissoras, consideradas mais comerciais, como a Atlântida FM e a Cidade FM. A Ipanema “clássica” seguidamente é referida como uma estação de rádio que guarda várias semelhanças com o papel desempenhado pela também inovadora “Fluminense FM”, a “maldita”, do Rio de Janeiro. Nos anos 2000, contudo, esta identificação imediata da rádio com o rock já não ficou mais tão evidenciada, ao menos na opinião de alguns “ipanêmicos” fiéis e juramentados.


Em termos de abertura do mercado nacional às bandas gaúchas, foi fundamental o lançamento do LP “Rock Grande do Sul” (de 1986), produzido por Tadeu Valério para a RCA/BMG, que veio a Porto Alegre para assistir ao Festival de Rock do Unificado (cursinho pré-vestibular), realizado no Gigantinho. Neste disco, gravaram Engenheiros do Hawaii, Replicantes, TNT, Garotos da Rua e De Falla. Com a boa repercussão do disco, estas bandas foram convidadas a gravar seus discos “solo” pela “major”, tornando-se os principais representantes do rock gaúcho da década de oitenta em termos de sucesso comercial e repercussão nacional. 

 

 

 Nesta leva, “Os Eles” também lançaram 2 LPs, um deles pela Polygram, sendo que, de seus membros, Régis Dubin participou posteriormente da banda de “surf music” “Off The Wall”, e Léo Henkin atualmente integra a “Papas da Língua”. A “Banda de Banda” também lançou um compacto (com o seu clássico “cheese galinha”). 

 

Em 1988, estreou em disco (da BMG, pelo selo Plug) a banda “Nenhum de Nós”, que, juntamente com os Engenheiros, são as bandas de maior sucesso comercial dentre aquelas surgidas na cena gaúcha dos anos 80.

 

 

 Além de lançar os discos já mencionados, a ACIT (gravadora originária de Caxias do Sul, e que se instalou posteriormente em Porto Alegre na antiga sede da ISAEC, e, mais tarde, criou o selo Antídoto, voltado ao pop rock gaúcho) lançou alguns LPs de bandas importantes da cena local, como o “Taranatiriça” e a “Colarinhos Caóticos”. Na coletânea “Projeto 1”, a Acit enfocou as bandas: Paralelo 30, Portal da Cor, Metrópole e Apollus Band.
 

 

 Outro LP “pau-de-sebo” importante lançado em âmbito nacional foi o “Rio Grande do Rock”, de 1987. Bandas como Prize, Apartheid, Fluxo, Cascavelletes, Justa Causa e Júlio Reny apareceram nesta compilação.
 


 


 A Rosa Tattoada, criada em 1988, lançou o seu primeiro disco por uma “major” já nos anos 90, sendo uma das principais bandas gaúchas do início da nova década.

A RBS discos também lançou algumas “bolachas” do gênero, como o da “Bandabsurda”, formação que reunia músicos que fizeram parte do grupo de MPB com influências de rock “Couro, Cordas e Cantos”. Já nos anos 90, saiu por este selo o primeiro disco da “Cidadão Quem”, banda formada pelos “oitentistas” Duca Leindecker (que antes foi guitarrista da Bandaliera, e lançou um LP “solo” pela ACIT, ainda nos 80), e Cau Hafner (baterista do Taranatiriça, tragicamente falecido em um acidente em salto de pára-quedas), mais Luciano Leindecker no baixo. 

 

 


 O disco do “Circuito do Rock”, festival organizado pela RBS em âmbito estadual, em LP produzido por Ayrton dos Anjos, contém gravações das bandas: Procurado Vulgo, 525, Cinzas, Fluxo M, Surubanda, Espelho das Águas, Apocalypse, Banda Absurda, Fuga, Sócios do Silêncio e Prole Proibida.

Além dos discos lançados por grandes gravadoras e selos maiores, algumas bandas chegaram a lançar seus discos independentes e por selos menores, tais como as gravadoras “Nova Trilha” e “Pealo”. De fato, um lançamento importante do período foi o LP “Porto Alegre Rock”, registrando o som de Byzarro, Fughetti Luz, Lionel Gomes, Bandaliera, Astaroth, Sodoma, V2, Vôo Livre e Pupilas Dilatadas. Este disco mesclou bandas e artistas célebres da cena setentista com bandas então novas. Vale destacar também os discos lançados por bandas como Justa Causa, Ato de Criação, Astaroth, Geração Perdida, Estado das Coisas, Guerrilheiro Antinuclear (recheado de canções de Fughetti Luz, do Liverpool e Bixo da Seda), Câmbio Negro, Vôo Livre, Paolo Casarin, Júlio Reny e Expresso Oriente, Bandida, Apocalypse, Procurado Vulgo, Graforréia Xilarmônica, Aristhóteles de Ananias Jr., Bando de Sandino, Bandaliera, dentre várias outras. 

 



Neste esquema mais independente foi lançado o disco da “Barata Oriental”, banda de Nenung, atualmente na “The Darma Lovers”, e da “Geração Perdida”. Também a banda “K 30” (do amigo e baterista Jorge Kazado, dono do estúdio homônimo, em que gravei a maior parte do meu primeiro CD, em 1995/96) lançou um LP independente em 1988, obtendo boa projeção. Vale destacar também os discos lançados por bandas como Justa Causa, Ato de Criação, Astaroth, Geração Perdida, Estado das Coisas, Guerrilheiro Antinuclear (recheado de canções de Fughetti Luz, do Liverpool e Bixo da Seda), Câmbio Negro, Vôo Livre, Paolo Casarin, Júlio Reny e Expresso Oriente, Bandida, Apocalypse, Procurado Vulgo, Graforréia Xilarmônica, Aristhóteles de Ananias Jr., Bando de Sandino, Bandaliera, dentre várias outras. 

 



No LP “Geração Rock”, do selo Som Art, foram gravadas as bandas: Borboleta Negra, Quarto Poder, Bad Flowers, Silêncio Oculto, Última Gota, Rockanalha, Arte e Manha, Cinema, Puberdade, Hedera Helix, Silueta Sonora e Criado Mudo.



 

 O apresentador Bibo Nunes,( foto acima ) que atualmente exibe o seu programa à noite na Ulbra TV, produziu dois discos importantes para o rock gaúcho dos 80, “O Som do Sul” I e II. No primeiro, gravaram as bandas: MHZ, Liberdade Condicional, Agentes da KGB, Thule, Choque Térmico, Inovação, Farol, Porcos do Espaço, Paranóia, Os Rebeldes, Transe e Iskar. No volume 2, foi a vez das bandas Capitães de Areia, Logos, 525, Vergonha da Família, Rivais da Capital, Guerrilheiro Anti nuclear, Êxito Letal, Retrato Falado, Fluxo M, Luta, e Zabrinskie.

Lory F. (irmã da também cantora Laura Finocchiaro e da atriz Déborah Finocchiaro), infelizmente falecida, só deixou um CD lançado postumamente, .


Várias das capas dos discos que mencionamos podem ser vistas no meu blog http://bandasdorockgauchoforever.musicblog.com.br, em fotos que eu (toscamente, é bem verdade, rss) tirei e postei.


Outras bandas, ainda, marcaram forte presença na cena gaúcha do período, tais como Tinta Neutra, Brick Brothers, Os Totais, Irmãos Brothers, Holandês Voador, Lorenzo Y La nota falsa, Rabo de Galo, Abelha Rainha, Pére Lachaise, Frutos da Crise, Barba Ruiva e os Corsários, Carqueja, Bandaneon, Elétrika Tribo, O Beco, Bandaneon, Armaggedon, Auge Perplexo, Panic, Gladiator, Leviaethan, Pupilas Dilatadas, Porcos de Escort, Jack e os Estripadores, Insanidade, Frutos da Crise, dentre várias outras.


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Em termos de televisão, ganhou grande destaque na época o “Programa Pra Começo de Conversa”, da TVE, que era inicialmente apresentado por Cunha Jr., e que depois foi substituído por Peninha. Neste programa rolavam apresentações de muitas bandas e artistas gaúchos que estão vicejavam na cena local. Eu mesmo fui à gravação de um programa especial de aniversário gravado no Teatro do Museu do Trabalho, lá no final da Rua da Praia, reunindo diversas bandas do rock gaúcho de então. 

 Peninha

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Cabe enfatizar, como mudança significativa no cenário dos anos 80 em relação ao que ocorria nos anos 70 - em que a quase totalidade dos shows de rock aconteciam em teatros ou no auditório Araújo Vianna ( foto abaixo )




 o fato de que a então nova cena roqueira encontrou desaguadouro em bares e danceterias que foram surgindo na capital gaúcha voltados especificamente ao público jovem. Assim, a produção roqueira escoou por um verdadeiro circuito de casas noturnas, não obstante os teatros (de Câmara, Leopoldina-Ospa, Presidente, Renascença – Álvaro Moreira, da Terreira da Tribo) e o auditório Araújo Vianna continuarem sendo utilizados pelos roqueiros para shows. Locais como Bar Ocidente, Porto de Elis, Theatro Mágico, Escaler (que também abriu um circo ao lado do Gigantinho, no estilo do Circo Voador do Rio, O “Escaler Voador”), Ovo de Colombo, Fim de Século, Ópera Rock, Kafka Bar (depois, no mesmo espaço, funcionaram a Hooters, o Zappa, e, atualmente, o Bodega), Cord, Villa, Publicitá Café, Elo Perdido, Kilt, Theatro & Cia., Opinião (que começou sendo um bar de MPB, no início dos 80, ainda quando ficava embaixo de um prédio, na rua Joaquim Nabuco), Rocket 88 (bar de que Mutuca era proprietário), dentre outros diversos locais, deram vazão à grande produção roqueira portoalegrense. Outros botecos “clássicos” reuniam a galera jovem, como o Bar João, o Lola, o Bar do Beto, o Luar Luar, o Feito à mão, a Lancheria do Parque, o Cais, todos no Bom Fim (havia outros também cujo nome não me recordo, como um que ficava localizado no andar de cima da imobiliária Adacon e um outrp na rua Fernandes Vieira).
 Na Cidade Baixa, o Marcelina, o Zelig, o Pecados Mortaes, o Caminho de Casa, o Doce Vida, embora fossem mais voltados ao pessoal da “MPB”, também congregavam alguns roqueiros. Ainda, várias discotecas que haviam surgido no “Portinho” a partir dos meados dos anos 70, foram “convertidas” em danceterias, de forma a se “atualizarem” junto aos públicos adolescente e jovem, como foi o caso da Looking Glass, que virou “New Looking” (hoje, no mesmo local, na rua Marcílio Dias, Menino Deus, funciona a boate GLS Refúgiu’s), a Crocodilo’s, o Encouraçado 936 (Butikin), a Juliu’s, a Discoate. Quanto aos clubes, houve uma certa segmentação: ao invés de as festas ocorrerem na forma como era comum nos anos 60, e boa parte dos 70, em que os pais e os filhos compareciam no mesmo evento, o esquema mais comum nos anos 80 foi aquele que já vinha surgindo fortemente ao final da década anterior, ou seja, o da segmentação. Geralmente, à exceção de bailes de debutantes e formaturas, os clubes promoviam “jantar-baile” ou “jantar-dançante” para os “coroas”, com música romântica, ao passo que a gurizada tinha as suas próprias “festas-show”, em que os “velhos” não entravam (no máximo largavam os filhos nas portas dos clubes), nas quais era comum uma banda do nascente cenário roqueiro local abrir o show de outra “nacional”. Muitas destas festas eram organizadas por produtores ou radialistas de alguma forma ligados às rádios. 



Bandas como Blitz, Paralamas, Legião Urbana, Ira, Barão Vermelho, Kid Abelha, participaram de diversos eventos deste tipo, abrindo geralmente espaço, antes de se apresentar, para as bandas gaúchas. De fato, muitas festas neste formato rolaram em clubes como Petrópole Tênis Clube, Grêmio Náutico União, Sogipa, Grêmio Náutico Gaúcho, Leopoldina Juvenil, dentre tantos outros. 

 

Como fecho destes apontamentos, cabe enfatizar novamente que, paralelamente ao mainstream formado por várias das bandas mencionadas, que estavam então no topo de sua popularidade, foi se consolidando aos poucos uma consistente cena alternativa em Porto Alegre, que, com o tempo, desaguou no cenário atual, que é de grande vitalidade.





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