domingo, 15 de julho de 2012

Paciente com suspeita do Mal da vaca louca


bab769de44fd0de36a4fd5e889ee70f0.jpg
A mulher, de 54 anos, está internada no Tricentenário de Olinda há 15 dias

Doença da vaca louca, o que é?
A encefalopatia espongiforme bovina, vulgarmente conhecida como doença da vaca louca ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy), é uma doença neurodegenerativa que afecta o gado doméstico bovino. A doença surgiu em meados dos anos 80 na Inglaterra e tem como característica o facto de ter como agente patogénico uma forma especial de proteína, chamada prião (Portugal) ou príon. É transmissível ao homem, causando uma doença semelhante, a nova variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob, abreviadamente vCJD.


Sob suspeita de diagnóstico de haver contraído a doença Creutzfelt-Jakob (DCJ), variante mais conhecida como o "Mal da Vaca Louca", uma mulher de 54 anos está internada em estado vegetativo no Hospital Tricentenário de Olinda, no Grande Recife. A paciente está sob os cuidados da enfermaria da unidade há 15 dias e se alimenta com a ajuda de aparelhos.

Trazida do Hospital da Restauração (HR) com sequelas neurológicas, a paciente está apenas recebendo suporte da equipe médica do Tricentenário. Sob recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foram coletados e enviados a um laboratório de São Paulo diversos exames complementares, como ressonância magnética e tomografia. "Os exames devem demorar de dois a três meses para ficar prontos e, mesmo assim, não afirmam nada", ressaltou Isabel Ferraz, responsável pela equipe médica.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SEI), os resultados não serão conclusivos porque apenas o exame feito com tecido do cérebro (coletado após a morte do paciente) é determinante para o diagnóstico da doença. No entanto, não há riscos de transmissão enquanto a mulher estiver viva. Se a paciente vier a falecer, uma série de cuidados terão que ser tomados, já que, a partir de então, há probabilidade de contaminação. "O Ministério (MPPE) já determinou que, se por acaso a paciente vier a falecer, o corpo será cremado", afirmou a médica Isabel.

Para o diretor geral do Tricentenário de Olinda, Gil Brasileiro, apesar dos sintomas não avançarem, o estado de saúde da paciente é praticamente irreversível.


tags: doença, vaca louca, doença rara,


http://ne10.uol.com.br

Nenhum comentário: