EFEITOS DA CAFEÍNA – A cafeína é um composto químico que atua diretamente no sistema nervoso central, aumentando a produção do suco gástrico, alterando o metabolismo. Contudo, muitas pessoas ingerem devido ao estímulo do sistema nervoso, que favorece o estado de alerta.
A cafeína é a droga mais consumida no mundo, embora cause dependência física e psicológica, uma vez que para estimular o cérebro utiliza os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína.
As substâncias presentes na cafeína não apresentam nenhum valor nutricional, considerada simplesmente uma bebida estimulante. Como ela provoca uma dependência leve, é comum que as pessoas sofram de dores de cabeça caso retiram a cafeína de sua dieta.
A cafeína pode ser encontrada em alimentos como café, chocolate, guaraná, cacau, chás entre outros. O valor da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante. Por isso, quando ingerida em excesso, a cafeína pode ocasionar sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia.
O que torna a cafeína tão polêmica são seus efeitos no organismo humano que variam de pessoa para pessoa. Tudo depende do peso relacionado com a regularidade com que ingerem cafeína, e os seus efeitos são sentidos enquanto estiver presente na corrente sanguínea.
O composto químico presente na cafeína acelera o metabolismo, auxilia no bom funcionamento do coração, mas descalcifica os ossos. É importante conhecer quais as vantagens e desvantagem do seu consumo.
A cafeína, se consumida moderadamente, proporciona o aumento da atenção mental, aumento da concentração, melhoria do humor, diminuição da fadiga e etc. Estudos comprovam que a cafeína também é capaz de aumentar o desempenho em simples tarefas manuais.
Ela pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas. Tem característica de um pó branco, é solúvel em água quente, não contém cheiro e o sabor é amargo.
As principais plantas que tem o princípio ativo da cafeína são o chá mate, através das folhas e talos, a cola, utilizada em alguns refrigerantes, o café pelas sementes e pelos frutos, o guaraná e o cacau.
Importante ressaltar que alguns medicamentos também contêm cafeína como analgésico e antipirético, antigripais, relaxantes musculares, antiinflamatórios entre outros.
Não ultrapassando na quantidade do consumo adequado por dia, sua saúde e bem-estar não serão prejudicados pela cafeína, mas com certeza, poderá ser benéfica.
Fonte. www.pontoxp.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário