terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CROWDFUNDING – O QUE É? – COMO FUNCIONA?



CROWDFUNDING – Quem está pensando em tirar do papel um projeto não precisa mais correr atrás de bancos e instituições financeiras para conseguir um apoio em dinheiro. Atualmente, pessoas com boas ideias na cabeça podem conseguir um auxílio de pessoas do mundo todo através do crowdfunding, que nada mais é do que um financiamento colaborativo. O objetivo dessa ação é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, para ajudar a viabilizar um projeto ou uma ideia. A parte boa desta iniciativa é que quem colabora o faz porque gosta ou porque o projeto o agradou. Dessa forma, cada pessoa contribui com a quantia desejada, sem um mínimo obrigatório, fator que torna a colaboração ainda mais prazerosa.

CROWDFUNDING CROWDFUNDING   FINANCIAMENTO COLETIVO   REDE COLABORATIVA

CROWDFUNDING – O QUE É? – COMO FUNCIONA?

Quem pretende contar com a participação e financiamento de outras pessoas para colocar em prática seus projetos, geralmente corresponde ajudando também a outras ideias virarem realidade. Sob a perspectiva da solidariedade, da troca e da recompensa é que a proposta do crowdfunding tende a ganhar corpo atualmente, quando o mundo precisa de tantas ações.

Isso está presente no conceito do negócio e a recompensa pode se revelar nas práticas mais simples. Um exemplo está no documentário que o diretor Walter Carvalho está produzindo sobre Raul Seixas, batizado de Raul, o início, o fim e o meio. Os fãs que quiserem aparecer no final do filme, enquanto os créditos são mostrados na tela, podem contribuir com uma pequena quantia em dinheiro e assim, terão o direito de darem depoimentos sobre o cantor. Ainda é possível, com uma pequena colaboração, ser recompensado com ingressos para pré-estreias ou com o nome incluído nos agradecimentos.

Agora, é bom lembrar de um detalhe importante: é claro que fica bem mais fácil pedir a colaboração de pessoas quando se é uma pessoa conhecida ou quando se trabalha para uma produtora, mas longe dos holofotes também dá para conquistar seu espaço e atrair financiamento para o seu projeto. Nesse ponto, vale pedir ajuda nas redes sociais.

CROWDFUNDING – NO BRASIL

A internet ajuda e muito nessas horas, por isso, já existem até mesmo alguns sites voltados para esse sistema colaborativo de financiamento. O pioneiro no Brasil foi o portal Catarse, quem tem uma ideia super legal ao divulgar projetos sociais no intuito de angariar fundos e levar adiante as melhores propostas. Basta criar um vídeo com a descrição do projeto e também com as razões pelas quais as pessoas deveriam contribuir com ele. Os vídeos ficam expostos na página principal por um período determinado e a ideia só é viabilizada caso o mínimo de dinheiro necessário seja atingido.

Outros sites que também trabalham com essa proposta do crowdfunding são os portais Produrama e o Incentivador. Sobre o último, já falamos aqui, confira. Se você tem um projeto que merece ser financiado, entre em algum destes portais e divulgue sua ideia. Quem sabe ele finalmente não vira realidade?


fonte: http://www.pontoxp.com

Modelo permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas

São Paulo - De carona no sucesso de iniciativas estrangeiras, empreendedores brasileiros estão se aventurando no crowdfunding, modelo que permite que indivíduos ou empresas financiem seus projetos através de doações coletivas.

A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos que se interessem em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.

Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os donos da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto, ficando com uma comissão – em geral, 5%. Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta - em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos.


Uma das referência mais importantes em crowdfunding, o site americano
Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.

Versões brasileiras

Aprovada lá fora, a ideia começa a ser testada por aqui. O site brasileiro
Catarse estreou esta semana com a mesma proposta – financiar ideias criativas. Com cinco projetos no ar, a plataforma aceita doações de 10 reais até 10 mil reais. O objetivo é abrir até 600 projetos para captação de recursos por meio do site ainda este ano. As áreas prioritárias incluem arte, música, design e produtos inovadores em geral.

“Como o critério ‘criatividade’ é muito subjetivo, incentivamos que enviem todo tipo de projeto para nossa avaliação”, diz Diego Reeberg, estudante da FGV-EAESP que criou o serviço junto com o colega Luis Otavio Ribeiro e com a empresa de tecnologia Softa. A iniciativa é abertamente inspirada no Kickstarter. Assim como na versão estrangeira, quem colabora com os projetos tem direito a recompensas exclusivas.


Quem patrocinar o livro “Uma Breve História do Amor” (descrito pelo autor como “uma narrativa com elementos de ficção científica sobre o amor”), por exemplo, pode ter desde seu nome estampado na dedicatória do livro, se doar 10 reais, até uma consultoria do próprio autor na busca do amor verdadeiro se fizer uma generosa doação de 1 mil reais ou mais. O autor pede 5,5 mil reais para viabilizar o projeto – até o fechamento desta matéria, já tinha arrecadado 160 reais.


tags: compra coletiva, financiamento,negócio

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