segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A estátua do Laçador (ou monumento ao Laçador)


é um monumento da cidade de Porto Alegre. É a representação do gaúcho tradicionalmente pilchado (em trajes típicos) e teve como modelo o tradicionalista . Foi tombada como patrimônio histórico em 2001 e, em 2007, foi transferida de seu local antigo, o largo do Bombeiro, para o sítio O Laçador para permitir a construção do viaduto Leonel Brizola. Apesar de Paixão Côrtes ter sido sempre atribuído como modelo para a estátua, o escultor usou como modelo um colono de origens alemãs, diferentemente de Paixão Côrtes que tem traços tipicamente gaúchos.

História

Em 1954, na Exposição do IV Centenário de fundação de São Paulo, no parque Ibirapuera, foi elaborado um concurso público para a execução de uma escultura que identificasse o homem rio-grandense. A escultura ficaria exposta no espaço reservado ao Rio Grande do Sul e o concurso foi disputado pelos artistas Vasco Prado, Fernando Corona e Antônio Caringi (natural da cidade de Pelotas). Este último foi o vencedor, com um modelo em gesso que deveria, após o término do evento, ser fundido em bronze e ofertado a São Paulo.

Houve reivindicação popular para a compra da estátua, o que foi feito pela prefeitura do município e, em 20 de setembro de 1958, ela foi inaugurada, sendo instalada na entrada

Após 48 anos no largo do Bombeiro, na avenida dos Estados, bairro São João, zona norte da cidade, no dia 11 de março de 2007, a estátua foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na mesma avenida, mas a uma distância de seiscentos metros do seu antigo local. O motivo para a transferência do símbolo de Porto Alegre foi a construção do viaduto Leonel Brizola no local onde a estátua permanecia, já concluído. Paixão Côrtes não pôde assistir à transposição da estátua no dia previsto para a mudança pois foi hospitalizado devido ao seu estado emocional.

O Sítio do Laçador tem seis espaços diferenciados com as cores do estado do Rio Grande do Sul em 4 000 metros quadrados de área. A estátua permanece num espaço mais elevado denominado coxilha do Laçador. Para a construção do sítio O Laçador foram investidos 1 000 000 de reais com a intenção de valorizar o folclore e a tradição gaúcha, já que a estátua continua visível a todas as pessoas que chegam a Porto Alegre pela BR-116.



tags: estatua, laçador, homenagem, folclore, gaucho, porto alegre, simbolo, monumento

Nenhum comentário: