quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

História do Refrigerante


História

O refrigerante é uma bebida rica em corantes e conservantes que contém grande quantidade de açúcar, exceto nas versões light e diet que apresentam menor quantidade. Possui aroma sintético de fruta e gás carbônico. O refrigerante surgiu em 1676 em Paris, numa empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar.

Naquela época, não havia ainda descoberto a água misturada ao gás carbônico. Em 1772, Joseph Priestley realizou experiências acrescentando gás em líquidos, mas foi somente comercializado em 1830. Nessa época, os farmacêuticos tentavam associar ingredientes curativos às bebidas gaseificadas.

Em 1886, o farmacêutico John Pemberton de Atlanta criou uma mistura de cor caramelo e juntou a água carbonatada (gasosa). Frank Robinson, contador de Pemberton batizou a bebida de Coca-Cola e escreveu a próprio punho. A partir daí, o nome da bebida passou a ser escrito da forma com que o recebeu de Robinson. Era vendida na farmácia por USD 0,05 para ajudar na digestão. Chegou ao Brasil em 1941, sendo produzida na cidade de Recife.

Em 28 de agosto de 1898, o farmacêutico Caleb Bradham criou a Pepsi-Cola na Carolina do Norte com a finalidade de revigorar, rejuvenescer e ajudar na digestão. Seu nome foi tirado com base em seus principais ingredientes, a pepsina e as nozes de cola. Chegou ao Brasil em 1953 e desde então é um dos refrigerantes mais consumidos.

Os refrigerantes podem ser classificados como:

• Refrigerante à base de sumo de frutas com quantidade mínima de sumo de uma ou de várias frutas.

• Refrigerante à base de extratos vegetais dissolvidos em água com aromatizantes podendo haver ou não sumo e outros ingredientes vegetais.

• Refrigerante à base de aromatizantes onde são dissolvidos os aromas, sumos, açúcares, dióxido de carbono, acidulantes e antioxidantes.


Curiosidades

1 - No mundo inteiro, por ano, são consumidos em média 89.8 litros de refrigerante por pessoa. Só nos U.S.A são consumidos aproximadamente 49.78 bilhões de litros por ano. No Brasil são 14.33 bilhões.

2 - A Coca-Cola detêm 60% do mercado de refrigerantes a nível mundial. A Pepsi 25% e outras marcas juntas possuem 15%. No Brasil, a Coca-Cola possui 57.7% do mercado, contra 10.2% da Ambev.

3 - Lançado em 1871, o primeiro refrigerante com marca registrada, foi o Lemon's Superior Sparkling Ginger Aleã. A primeira Coca-Cola foi vendida em 8 de Maio de 1886, em Atlanta.

4 - A primeira linha de refrigerantes industrializados lançada no Brasil, foi em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A linha incluía a Limonada Gazosa, o Guaraná Cyrilla e a Água Tônica de Quinino.

5 - A Coca-Cola é a única empresa nos U.S.A legalizada para importar a planta da Coca.

6 - 94% das pessoas do mundo reconhecem a marca Coca-Cola. É a marca mais conhecida do mundo.

7 - No mundo, 1 bilhão de produtos Coca-Cola são consumidos todos os dias e 10.450 refrigerantes Coca-Cola são consumidos por segundo.

8 - Para tentar competir com a Coca-Cola, a Pepsi tem criado ao longo dos anos inúmeras variedades de refrigerante, como por exemplo: Pepsi White (com sabor de iogurte), Pepsi Ice Cucumber (sabor pepino), Pepsi Samba (manga e tamarindo), Pepsi Summer Chill (sabor maçã), Christmas Pepsi (aromatizado com canela, noz moscada e cacau). Aqui no Brasil, no Estado do Paraná, existe o refrigerante Gengibirra, com sabor de gengibre. Recentemente na Índia, um grupo anunciou o refrigerante de urina de vaca.

9 - 21% de todo o açúcar consumido na dieta americana, vem dos refrigerantes.

10 - Em pesquisa de 2009, no Brasil 27.9% das pessoas consomem refrigerante regularmente.

11 - A data de validade em latas, varia de três meses para as versões diet e light e de seis meses para as versões tradicionais de refrigerantes. Já nas garrafas PET, o prazo de validade corresponde à metade do tempo.

12 - Um refrigerante Diet possui ausência total de alguma substância em sua fórmula. Um refrigerante Light, por sua vez, possui redução mínima de 25% de alguma substância em sua fórmula. O termo Zero é, na verdade, um padrão que indica ausência de açúcar.

Nenhum comentário: