domingo, 8 de janeiro de 2012

Mundo da informática


Imagine esta situação: Um grupo de vândalos, em um ataque a sua empresa, joga seu computador central escada abaixo, empurra-o violentamente contra a parede e, ainda não satisfeito, passa uma empilhadeira por cima dele diversas vezes. Agora, pense em profissionais de informática de uma empresa vítima de um incêndio tendo de submeter um servidor de rede a um verdadeiro banho para livrá-lo de fuligem, já quase conformados com a perda total da máquina - e das valiosas informações nela armazenadas. Pois as duas histórias são verdadeiras - a primeira aconteceu na filial australiana da Daewoo e a segunda, na Expresso Andorinha, no Brasil, ambas em 98. Nos dois casos, a integridade dos dados foi totalmente preservada.

No caso da Expresso Andorinha, o equipamento reagiu como se o ocorrido fosse uma simples suspensão no fornecimento de energia elétrica, não apresentando sequer falha em disco. Mas afinal que equipamento é este ? Em ambos os casos, um servidor AS/400.

Estes servidores, que, baseados em arquitetura RISC, rodam o sistema operacional OS/400, são seguros não apenas do ponto de vista físico. Em operações de missão crítica, são com exceção dos mainframes Sysplex, as máquinas mais confiáveis do mundo. E a Big Blue está tão certa da imunidade dos Servidores AS/400 a vírus que, no ano passado, comprometeu-se a pagar US$ 10 mil a quem conseguisse desenvolver uma infecção eletrônica para o AS/400. Até agora, ninguém cobrou o prêmio.

Com uma arquitetura combinada de hardware e software, os servidores AS/400 fazem autochecagem utilizando mais de 500 parâmetros. E essa combinação poderosa também garante uma velocidade extraordinária na implementação de programas complexos, como os pacotes ERP, que, pode ser de duas a três vezes mais rápida que em um ambiente Unix ou Windows.

Globalmente, os servidores AS/400 detêm market share de nada menos que 28% do segmento de Servidores de Médio Porte, segundo dados da IDC. Em terras brasileiras, por uma dessas insondáveis razões do mercado, sua participação é menos significativa, mas os usuários do AS/400 no Brasil não querem trocá-los por nada neste mundo - e a procura vem aumentando, na medida em que as empresas se conscientizam da importância da segurança em seus sistemas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------O ENIAC foi o primeiro computador a válvulas a ser criado. Ele teve vida ativa curta (1946-1952).

• O transistor foi inventado em 1947 e a equipe que os criou recebeu um Prêmio Nobel em 1956. Este componente reduziu em muito o tamanho dos aparelhos, pois, substituiu a válvula.

• O IBM-PC foi lançado em 1981 com 64Kb de RAM. Era muito utilizado para uso profissional.

• Em 1979 foi lançado o chip 8086, equivalente a 60.000 transistores.

• A palavra informática surgiu da junção das palavras informação e automática, perfazendo um conceito de informação automatizada, programada. Computador – do latim computare – significa computar. Portanto, está associado à idéia de calcular, realizar um trabalho de cálculos.
• Um fio de teia de aranha com a espessura de um centímetro é mais forte que um cabo de ferro com a mesma espessura. Os peritos sugerem que um cabo de teia de aranha com a espessura de um lápis era capaz de parar um Boeing 747 em pleno vôo.


Nenhum comentário: