quinta-feira, 8 de março de 2012

Curiosidades sobre a Turma do Chaves

O seriado Chaves começou bem longe daqui, mais especificamente no México, e foi uma criação dos anos 70 de Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito (Pequeno Shakespeare).


Silvio Santos foi o responsável por trazer o seriado Chaves para o Brasil, em 1984 foi ao ar o primeiro episódio (Caçando lagartixas) de Chaves no Brasil, mais precisamente no dia 24 de Agosto.

Para quem não conhece(o que eu duvido muito), o seriado se passa em torno de uma vila, e conta as travessuras de um garoto órfão e muito pobre chamado Chaves. Muitos pensam que sua casa é um barril que fica no pátio da vila, porém ele mora no número 8, com uma pessoa que não é mostrada. Durante os episódios, Chaves apronta várias com Quico e Chiquinha, e quase sempre sobra tudo para o Seu Madruga que sempre apanha de Dona Florinda. Pra quem nunca viu, recomendo!

Personagens


Roberto Gómez Bolaños
como Chaves – um menino pobre, faminto, adora um sanduíche de presunto, que mora num cortiço e que apesar de tudo, não perde o bom-humor.


Carlos Villagrán
como Quico – um garoto muito mimado e adora exibir sua riqueza para o Chaves


María Antonieta de las Nieves
como Chiquinha/Dona Neves (Chiquinha)Filha do Seu Madruga, adora enganar o Chaves e o Quico. (Dona Neves) Bisavó da Chiquinha


Ramón Valdés
como Seu Madruga – Sempre se irrita com as travessuras do Chaves, e sempre leva a pior apanhando de Dona Florinda injustamente na maioria das vezes. Da cascudos no Chaves e beliscões no Quico


Florinda Meza
como Dona Florinda/Pópis – (Dona Florinda)Mãe do Quico, sempre oferece uma xícara de café para o professor Girafales. (Pópis) sobrinha de Dona Florinda e prima do Quico.


Edgar Vivar
como Zenon Barriga y Pesado (Senhor Barriga)/Nhonho – (Seu Barriga) Dono da vila onde todos moram, sempre vai cobrar os alugueis e leva alguma pancada do Chaves . (Nhonho) Filho do seu Barriga, o mais inteligente da turma.


Rubén Aguirre
como Professor Girafales – Sempre leva um buquê de flor para Dona Florinda. Além de ser o professor das crianças (Chaves, Chiquinha e Quico)


Angelines Fernández
como Dona Clotilde (Bruxa do 71) – É apaixonada pelo Seu Madruga e não pensa duas vezes em se declarar


Raúl “Chato” Padilla
como Jaiminho – O carteiro preguiçoso que sempre tenta evitar a fadiga


Horacio Gómez Bolaños
como Godinez – Típico aluno do fundão. Geralmente distraído com seus próprios afazeres alheios à atividade em sala de aula

Boatos

Existem vários boatos por aí sobre Chaves. Um deles é que as gravações acabaram por causa de brigas internas. Isso não é verdade! Segundo Roberto Gómez Bolaños, o seriado Chaves acabou pelo fato de muitos atores terem falecidos e com a saída de Carlos Villagran (Quico), isso teria feito o programa perder a graça, sem contar com o fato de estarem bem mais velhos. Roberto realmente brigou com Carlos Villagran, porém foi bem depois da série acabar, e tempos depois também teve desavenças com Antonieta (Chiquinha).
Outro boato é que Dona Florinda e Quico eram casados na vida real, também mentira, mas talvez não passe de um mal entendido. Antes de Chaves os dois tiveram um romance, porém nada de casamento, ficou apenas no namoro.

Personagens que já morreram


Jaiminho
(Raul Padilla) era o simpático carteiro, que veio de Tangamandápio e evitava sempre a fadiga. Na vida real, vítima de diabetes, morreu no dia 3 de fevereiro de 1994. Apesar de não aparecer em muitos episódios, muitas pessoas lembram desse divertido personagem com carinho, principalmente do bordão: “É que eu quero evitar a fadiga”


Seu Madruga
(Ramón Valdéz) foi um dos personagens mais engraçados de todos os tempos, muitas de suas frases estão eternizadas como por exemplo “Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.”, “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena” e “As pessoas boas devem amar a seus inimigos”. Infelizmente Ramón morreu no dia 18 de agosto de 1988 vítima de infarte.


Godinez
(Horacio Gómez Bolaños) é outro personagem que apareceu muito pouco, porém é bem lembrado pelas frases “Mas por que eu? Se eu não fiz nada” e “Não fui eu, não fui eu”. Horacio é irmão de Chesperito na vida real, e faleceu no dia 21 de novembro de 1999 também vítima de infarte.


A Bruxa do 71 (Dona Clotilde)
(Angelines Fernandez) em 24 de março de 1994, Angelines faleceu vítima de infarte. Sua personagem era sempre lembrada por correr atrás de Seu Madruga, na vida real, Angelines foi fazer companhia ao Ramón Valdéz que fazia o Seu Madruga. Quem sabe agora eles vivam felizes para sempre.

Personagens hoje em dia

Chaves

Chiquinha

Quico

Professor Girafales

Final Trágico

Roberto Gómez Bolaños afirmou em uma entevista, que pensou em terminar o seriado de uma forma muito trágica. O episódio final seria de Chaves morrendo atropelado na tentativa de salvar uma criança, mas para a felicidade de todos, foi desencorajado por sua filha.

Curiosidades

- Tangamandápio, o local onde o carteiro Jaiminho nasceu, existe de verdade e é uma pequena cidade mexicana localizada no noroeste do estado de Michoacán
- O personagem Héctor Bonilla é representado por ele mesmo. Ele é um ator mexicano, de grande prestígio e sucesso por lá
- Um dos maiores erros da numeração das casas da vila foi a inversão de números. Normalmente, os números das casas são: 14 (Dona Florinda), 71 (Dona Clotilde) e 72 (Seu Madruga). Em alguns episódios, como “O Dia de São Valentim” e “Vamos Ao Cinema?”, o número da casa de Dona Florinda era 24, e em outros episódios chegou a ser 42. Quanto à Dona Clotilde, o número de sua casa já foi 73 e também 14 (apenas por uma cena). Finalmente, a casa de Seu Madruga chegou a ter o número 14, no episódio que o Chaves foi mordido por um cachorro. Em um episódio, era o primeiro da série, Seu Madruga morava no 14
- Uma das versões da Patty, que rivaliza com Chiquinha, foi vivida por Veronica Fernandez, filha de María Antonieta de las Nieves
- O último episódio do restaurante, foi gravado em 1990. Da vila em 1991.
- O SBT exibe a primeira parte do episódio “Abre a torneira”, sendo que a segunda parte é inédita no Brasil. No lugar desta, é exibida a segunda parte do episódio “As paredes de gesso”, de 1978 ,sendo que este episódio tem a primeira parte que tambem é inédita no Brasil.
- Nas dublagens mais antigas, Chiquinha é chamada de Francisquinha, que é o diminutivo do seu nome, Francisca; e Seu Madruga era chamado de “Seu Ramon” referência a Don Ramon, nome original.

Street Chaves


Street Chaves é um jogo estilo Street Fighter, porém os personagens e cenários são inspirados no seriado Chaves. É possível escolher personagens como o Chaves, Seu Madruga, Nhonho, Seu Barriga, Quico, Chiquinha entre outros.
Os golpes são diferentes para cada personagem, cada um tem seu golpe especial. É possível jogar sozinho, enfrentando 7 adversários até chegar no chefão, ou também no modo multiplayer, onde 2 jogadores podem jogar um contra o outro.
Aos que gostam de jogos com ótimos gráficos, boa jogabilidade, esqueça. Provavelmente você não vai jogar mais do que 1 dia, porém para quem gosta de Chaves, é muito legal (pelo menos no começo)
Para jogar, clique aqui para baixar

Não deixe de comentar,


fonte: http://blog.celomassao.com/

Nenhum comentário: