sábado, 3 de março de 2012

Hackers atacaram Nasa pelo menos 13 vezes em 2011, diz agência

Foto: DivulgaçãoA Agência Espacial dos Estados Unidos, Nasa, afirmou esta semana que foi vítima de 13 grandes violações em seus sistemas, provocadas por hackers, apenas no ano passado. Entre os ataques, foram roubadas credenciais de funcionários e acessados projetos confidenciais para missões do grupo.

De acordo com o inspetor-geral da Administração Nacional de Aeronáutica e do Espaço, Paul Martin, essa sensibilidade diante dos hacker pode ser prejudicial à segurança do país. Ele comentou sobre o assunto durante um Congresso que tratou exatamente das violações cibernéticas.

Ele explicou que em novembro a Nasa conseguiu identificar que os hacker estavam trabalhando a partir de um endereço protocolar (IP) da China. De lá, eles teriam invadido a rede do Laboratório de Propulsão de Jatos (JPL, sigla em inglês), um dos principais laboratórios da agência norte-americana, responsável por 23 das mais importantes espaçonaves do país. De lá são conduzidas missões como as mais recentes para Marte, Saturno e Júpiter.

Martin admitiu que os hackers conseguiram um acesso total ao sistema do laboratório, o que deu a eles capacidade para modificar ou deletar quaisquer documentos, além de criar novas contas de usuários e implantar ferramentas para drenagem de informação. Ao fim, eles puderam ainda modificar o registro de acessos do sistema e esconder suas intervenções.

O inspetor-geral explicou que a agência procura melhorar a defesa contra esse tipo de ataque, porém que tem sido lenta para codificar os dados dos computadores e laptops, o que dificultaria que as informações pudessem ser acessadas pelas "pessoas erradas".


fonte: SRZD

Nenhum comentário: