quarta-feira, 25 de abril de 2012

a Banda Inglesa de Manchester - Oasis





Oasis, banda nascida no início dos anos 90 na cidade inglesa de Manchester, teve uma trajetória das mais particulares, se mantendo como um dos nomes mais influentes e populares nos anos 90 até os dias de hoje. A banda, liderada pelos irmãos Liam e Noel Gallagher, mesmo marcada por um marketing assumido, se justifica pela sua música, mantendo assim uma integridade musical incontestável. Prova disso é a posição da banda como o maior ícone do BritPop, que teve seu início na segunda metade dos anos 90, logo após o enfraquecimento do movimento Grunge nos EUA, com a morte de Kurt Cobain.




A história da banda começa em 1991. Enquanto a mídia do Mundo inteiro dava toda a atenção à Seattle e seus arredores, uma nova banda, chamada Rain, se apresentava pela primeira vez em um bar de Manchester. A platéia não fazia idéia que a banda faria sucesso alguns anos depois. Nessa platéia, repleta de bêbados e hooligangs, o irmão do vocalista assistia atenciosamente à banda. Seu nome era Noel Gallagher.
Noel achou que a banda em si, composta por Paul “Bonehead” Arthurs, Paul “Guigsy” McGuigan, Tony McCarrol e Liam Gallagher, era promissora, musicalmente falando, mas suas composições eram um lixo. Liam pediu para seu irmão juntar-se a eles. Noel aceitou, com duas condições: a primeira era que ele deveria ser o compositor único da banda; a segunda era que ele deveria ser o líder da banda. Pronto, esse era o início do Oasis (nome de um bar de Manchester no qual os Beatles se apresentaram), como hoje o conhecemos.




Ironicamente, entre os irmãos Gallagher, Noel sempre foi mais interessado na música, tocava guitarra desde cedo, mas nunca tinha montado uma banda “séria”. Na época ele era roadie da banda Inspiral Carpets e acompanhava a turnê do grupo na Alemanha quando soube que seu irmão Liam, que nunca havia sequer se aproximado de um instrumento, havia montado uma banda.
O Oasis ia aumentando seu público, e a credibilidade junto a crítica acompanhava esse sucesso. A banda lotava cada vez mais shows e seu nome se tornava o mais comentado na Inglaterra. Seu primeiro álbum, “Definitely Maybe”, é lançado com vendagens iniciais tão grandes que superam as expectativas tanto dos integrantes como da gravadora.



No dia 28 de agosto de 2009, Noel Gallagher anunciou a sua saída da banda, fazendo com que o futuro da banda ficasse incerto. Pouco mais de um mês depois, no dia 8 de outubro, Liam anunciou, numa entrevista ao The Times, o fim da banda. No entanto, em entrevistas posteriores, afirmou que os integrantes da banda continuariam a tocar e gravar juntos, não dispensando a alternativa de continuar com a banda. Em fevereiro de 2010, enfim, anunciou que este seria um projeto diferente e com outro nome, dando fim, assim, ao Oasis e o início do Beady Eye.
Por tudo o que já produziu, a história Oasis já está inserida de forma definitiva no rock.

Nenhum comentário: