sexta-feira, 11 de maio de 2012

Avião é transportado por avenida em Porto Alegre

Trânsito na região é complicado, com congestionamentos.

Avião de pequeno porte chamou a atenção na Terceira Perimetral.

Avião é transportado no RS (Foto: Montagem sobre fotos/Eduardo Haas)
Avião é transportado no RS

Uma cena curiosa surpreendeu os porto-alegrenses que passavam pela região da Terceira Perimetral, em Porto Alegre, no final a manhã desta sexta-feira (11). Em cima de um guincho, um avião de pequeno porte era levado do Aeroporto Salgado Filho até a Academia de Polícia da Brigada Militar. A informação foi confirmada ao G1 pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).








Para garantir o transporte, algumas ruas da região foram trancadas, causando congestionamento por volta das 12h, principalmente na Avenida Carlos Gomes. Pelas redes sociais, internautas publicaram e compartilharam as imagens. Alguns reclamaram da ação feita durante o dia em lugares movimentados da capital.

O G1 entrou em contato com o tenente-coronel Humberto Teixeira, subdiretor de ensino da Brigada Militar, que disse que por volta das 13h foi iniciada uma ação para a retirada das asas do avião, a fim de evitar transtornos. "Como ele estava batendo em alguns galhos de árvores e havia também o risco de tocar em fios de eletricidade, decidimos colocar o caminhão que está transportando o avião em uma via secundária para desmontar as asas", explicou.

saiba mais

Segundo o tenente-coronel, foram tiradas as medidas do avião antes do deslocamento. No entanto, o caminhão era um pouco maior do que o esperado. Teixeira disse que o avião ficará exposto na academia da Brigada, assim como outros meios de transporte considerados históricos. Por volta das 14h50, a aeronave seguia parada na esquina entre a Avenida e a Carlos Gomes e a Rua João Obino para a desmontagem.

Avião é transportado em Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos/Halex Vieira)Aeronave teve de ser desmontada

O tenente-coronel Carlos Alberto Selistre, do Batalhão de Avião da Brigada Militar, atribuiu o congestionamento à "curiosidade" dos condutores de veículos que passavam pelo local. "A Brigada Militar não pretendia e não tinha a intenção de causar esse transtorno", disse o oficial.

Selistre afirmou que a PM optou por realizar o transporte na Rua João Obino porque, em outros pontos, a passagem seria dificultada pela proximidade de paradas de ônibus. O planejado era que a operação não durasse mais de uma hora e meia.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que a Brigada Militar tem autonomia para realizar este tipo de operação na cidade.

O avião é de 1958, e foi usado em remoções de vítimas de afogamento e transporte de órgãos para transplantes. A aeronave, que estava sem funcionamento há dois anos, será exposta na Academia de Polícia.


fonte: G1

Nenhum comentário: