Fóssil foi encontrado em São Gabriel, região sudoeste do estado.
Trata-se do primeiro carnívoro da Era Paleozóica achado na América do Sul.
O fóssil do crânio do Pampaphoneus Biccai, uma nova espécie encontrada em São Gabriel, na região sudoeste do Rio Grande do Sul, foi oficialmente apresentado na manhã desta terça-feira (17) por uma equipe internacional de paleontólogos no Museu de Paleontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A peça foi descoberta em 2008, durante escavações feitas na região. Desde então, passou por trabalhos de limpeza e restauração.
O nome Pampaphoneus significa “Matador dos Pampas” em grego. Já a espécie, Biccai, é uma referência a José Bicca, o proprietário da fazenda onde o fóssil foi encontrado.
Professor Juan Carlos Cisneros apresenta o fóssil
O animal era um dinocefálio, um tipo de terápsido (réptil mamaliforme),
parente distante dos mamíferos. Segundo os pesquisadores, o predador
viveu no Período Permiano (mais de 260 milhões de anos atrás) da Era
Paleozoica, media cerca de três metros e pesava aproximadamente 300
quilos.Os paleontólogos ressaltaram a importância da descoberta, destacando o fato de ser o primeiro carnívoro do período a ser achado na América do Sul, além de apresentar uma semelhança com dinocefálios carnívoros encontrados na Rússia e na África do Sul.
A descoberta será publicada esta semana na Revista americana Proceedings of The National Academy of Sciences, uma das mais conceituadas do mundo científico.
tags: gaucho, fóssil gaucho, paleontologia, dinossauro, predador dos pampas, predador,
fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário