quarta-feira, 5 de setembro de 2012

'Shaolin está totalmente consciente e conhece todo mundo'

Humorista se comunicou através de equipamento que lê os olhos.
Julgamento de motorista acusado de causar acidente está em etapa final.


Shaolin conseguiu responder com olhos a perguntas da família (Foto: Karoline Zilah/G1)
Shaolin em foto com a mulher antes do acidente que
o deixou em coma

Após mais de um ano e meio do acidente que deixou em coma o humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, a família que o artista tem avançado significativamente no tratamento e que reconheceu algumas pessoas. A informação veio depois que Shaolin foi submetido a testes com um equipamento importado que identifica respostas através dos olhos.

De acordo com a neuropsicóloga Morgana Andrade, que acompanha o tratamento desde que o artista recebeu alta e foi levado para casa em junho de 2011, ele tem melhorado significativamente. "No início ele tinha respostas mínimas, trabalhávamos muito pouco tempo e agora conseguimos estender mais o tempo da terapia", disse.

Ainda segundo ela, os médicos descartaram a hipótese de que ele estivesse em um estado de coma vigil, em que há reações como piscar os olhos, chorar ou sorrir, mas que são involuntárias. Os médicos passaram a acreditar que as ações dele são propositais depois que ele passou por testes com o equipamento e esboçou respostas com o olhar a rápidas perguntas feitas pelos familiares.


Os testes foram feitos na segunda-feira (3) na casa de Shaolin. A máquina, de tecnologia sueca, consegue obter respostas através dos movimentos dos olhos do paciente quando ele é submetido com pequenos estímulos. No caso do artista, os estímulos foram pequenas perguntas em que o equipamento captava uma confirmação ou uma negativa, ou seja, ele respondia apenas se sim ou se não.

O cunhado de Shaolin, Ricardo Santos, disse que a maioria das questões era indagando o humorista se ele reconhecia ou não as pessoas. "Ele deu mostras de que está totalmente consciente e conheceu todas as pessoas que estavam no quarto, inclusive gente que ele não via desde antes do acidente", disse. Segundo ele, o equipamento foi apenas testado e os médicos paraibanos vão passar a utilizá-lo depois que fizerem alguns estudos.

Apesar disso, a esposa de Shaolin, Laudiceia Veloso, disse já estar ansiosa para se comunicar todos os dias com o marido, mesmo que limitadamente através do aparelho. "Foi emocionante! Há muito tempo a gente espera uma resposta dele de alguma forma. Até o momento não tínhamos uma resposta concreta, mas a partir da máquina conseguimos. Ela vai demonstrar como e até onde o nível de consciência dele está aumentando. Vai ficar muito mais fácil de se comunicar" relatou.

Ricardo disse que os médicos explicaram à família que Shaolin tenta se comunicar, mas não consegue se expressar. "A comunicação através da máquina é muito sutil. Quanto ao avanço no tratamento é preciso esperar para saber se ele vai continuar assim, se vai melhorar, se vai ficar com sequelas. É preciso esperar", disse.

Jóbson não quis se declarar após prestar depoimento diante da juíza  (Foto: André Resende/G1)

Jóbson foi indiciado por lesão corporal e é apontado
como responsável pelo acidente

O julgamento
A última audiência do caso foi realizada no dia 31 de julho na cidade de Sapé, na Zona da Mata Paraibana. Foi a segunda vez que o motorista de caminhão Jobson Clemente Benício foi ouvido pela Justiça. Ele foi indiciado pela Polícia Civil pelo crime de lesão corporal e denunciado pelo Ministério Público da Paraíba como responsável pelo acidente com Shaolin

O acusado foi ouvido em Sapé, por morar na cidade, através de carta precatória, quando uma parte do processo acontece fora da comarca de origem. O depoimento colhido foi reencaminhadodo acusado para o juiz Vandemberg de Freitas, da 4ª Vara Criminal de Campina Grande, que é o titular do caso.

Atualmente, o julgamento está no processo das alegações finais, quando os advogados de defesa e acusação e o Ministério Público apresentam as últimas provas dos seus argumentos. O MP requereu uma nova diligência, a associação de fotos do acidente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao processo. Depois que as fotografias forem recebidas, o juiz dará a sentença.

Sobre o julgamento do caminhoneiro envolvido na colisão, a família prefere não comentar e diz que está concentrada na recuperação do humorista, em vez de fazer especulações sobre a condenação ou absolvição do réu. "Sobre o julgamento não compete a mim comentar", declarou Laudiceia.



tags: shaolin, acidente, julgamento, humorista, comediante,


fonte: g1

Nenhum comentário: