quarta-feira, 21 de maio de 2014

THE OFFSPRING - PUNK ROCK DE VERDADE




1984.

George Orwell profetizou que seria o ano da rebelião contra o Big Brother.

Dois garotos, CDF's do colégio no condado de Orange, um dos mais belos e exclusivos lugares da costa californiana, para quebrar a monotonia dos estudos resolvem ir ao show da nova atração local: Social Distortion, uma punk-band liderada por Mike Ness, um cara que está levando o rock'n'roll a sério, tanto com as letras das suas músicas, tanto nas confusões em que está se metendo...




Nossos dois nerds, Bryan Dexter (é claro que o seriado do Dr.Dexter foi inspirado nele...) Holland e Greg Kriesel, como em todas as histórias de rock'n'roll , ficam tão impressionados com a energia de Mike Ness e Social Distortion que resolvem montar uma banda de punk-rock! Parece a história do The Clash no show do Sex Pistols em 1976...

Adeus aos óculos fundo-de-garrafa? Adeus aos livros e 'bora cair nas tentações malditas do rock'n'roll?



Nada disso! Dexter e Greg deixam a banda como um projeto paralelo e se dedicam aos estudos até conseguirem uma graduação com elogios, pressentindo uma carreira de sucesso na emergente indústria tecnológica californiana!

Ao longo da estrada se juntaram a eles James Lilja, que assumiu os tambores, e o guitarrista Kevin "Noodles" Wasserman, este último em principio pelo fato de que tinha mais de 21 anos e poderia providenciar cervas e whiskies (de acordo com as leis californianas, a venda e o consumo de álcool são permitidos somente aos maiores de 21 anos.... e não adianta: se você não demonstra fisicamente mais de 35 anos, qualquer atendente lhe pede sua identidade...). Dexter deixou a sua primeira paixão, a bateria, para se engajar na voz e na guitarra, enquanto Greg mandava no baixo.




Alguns anos depois, após o primeiro disco, lançado por uma etiqueta independente , elogiado por parte das mídias especializadas, foi a hora de tomar decisão: cair na farra ou seguir carreira com gravata e terno? E foi assim que o batera Lilja resolveu enfrentar os passos mais seguros de uma carreira de ginecologista... Para destruir caixa e bumbo foi selecionado o Ron Welty, um garoto de 16 anos com grandes potencial.



Nos anos sucessivos, a fama dos garotos só aumentava. O terceiro álbum SMASH, de 1994, alcançou o topo das paradas, emplacou 3 singles arrasadores, vendeu 6 milhões de cópias e ainda hoje é o disco mais vendido de uma etiqueta independente!

Após poucos anos, os garotos CDF's, com óculos fundo-de-garrafa que deixaram de ser funcionários da Microsoft ou da Google , já tinham ganho dezenas de milhões de dólares, tornando-se a banda punk mais rica do planeta!

As músicas Come Out And Play e Self Esteem tornaram-se os novos hinos geracionais da juventude rebelde e dos punks de todo o mundo. As letras deles, bem diretas e bem cortadas em cima dos sentimentos e da vida do jovem de classe média americano, insufladas pelos poderosos riffs de guitarra e sustentadas de solida base rítmica, criaram o novo modelo musical do punk-rock, ao qual bandas como Green Day e Blink 182 atingiram com grande sucesso.



A crista alta da onda do Offspring produziu ainda álbuns milionários e hits n.1 no mundo inteiro. Em 1998, o disco Americana, antecipado pelo compacto "Pretty Fly (for a white guy)" estourou no topo das paradas.

Pretty Fly, com seus breaks sem sentido (gunter glieben glauchen globen - You haven't told me baby - Ha-ha Ha-ha - Uno dos tres cuatro cinqo cinqo seis) ajudada por um vídeo muito espirituoso, com suas letras sarcásticas de critica aos jovens que seguem as modas sem entende-las, se tornou a música da hora nos clubes de rock.




E depois?

A crista da onda começou a descer até morrer, mas os 4 nerds de Orange County já tinham conquistado o mundo, vendido milhões de discos, tocado para milhões de pessoas, comprado casas nas mais badaladas praias da Califórnia, adquirido um jet pessoal...

Os shows deles continuam poderosos. Já passaram em terra tupiniquim varias vezes. Essa será a quarta tournée deles no Brasil.

A última vinda, há alguns meses, no Rock In Rio, fez história: com o último membro vivo dos Ramones, Marky, eles se exibiram em alguns clássicos da banda.




fonte: http://mygodisrocknroll.soubh.com.br/

Nenhum comentário: