domingo, 13 de março de 2016

Clubes que nasceram inspirados no Grêmio






O Kawasaki Frontale, equipe da primeira divisão da J-League, completará 20 anos de fundação em 2016. O clube anunciou hoje o uniforme que usará na próxima temporada: um modelo retrô, com listras verticais inspiradas na camisa do Grêmio, similar ao que o Frontale usava nos primeiros anos de existência.




Criada pela Puma, a camisa foi apresentada pelo Kawasaki Frontale em seu Twitter oficial / Foto: 
















Um pouco de história

O clube foi criado em 1955 como Fujitsu FC. Era o time de funcionários da empresa homônima e participou da liga amadora japonesa, a Japan Soccer League (JSL). Oficialmente fundado como companhia independente em 21 de novembro de 1996, disputou a liga amadora (já com o nome atual, JFL, ou Japan Football League) nos dois anos seguintes e foi um dos fundadores da segunda divisão da J-League (J2) em 1999. Campeão da J2 em 1999 e 2004, está na elite japonesa de forma contínua desde 2005.






Até o ano 2000 o Kawasaki tinha emblema e uniforme idênticos ao Grêmio, fruto de uma parceria que rendeu até jogadores emprestados pelo Tricolor Gaúcho ao Frontale, como o zagueiro Scheidt (1997), o meia Tinga (1999) e o atacante Valdney (artilheiro da JFL em 1998).




Outros Clubes Inspirados no Tricolor







                Associação Grêmio Sorriso


A Associação Grêmio Sorriso foi fundada em 2014 e tem suas raízes nas escolinhas de base do Grêmio Porto-alegrense.
Inicialmente, trabalhava apenas com atletas até 15 anos para mandar ao time gaúcho. Porém, neste ano ele criou o time e vai apostar nos times sub-17 e sub-19 também, para disputar os estaduais de base.



-------------------------------------------------------------


                              Almagro

Fundado em janeiro de 1911, na época no bairro de Almagro, em Buenos Aires. o time estreou na primeira divisão argentina em 1938, após vencer o primeiro torneio de segunda divisão que valeu promoção.




O Almagro passou a maior parte de sua vida nos torneios de acesso, principalmente a segunda divisão, mas em 2000 e 2004 chegou à primeira divisão, mas sendo rebaixado no ano seguinte, em ambas participações.









                         Porto de Caruaru





O Porto de Caruaru é um time tradicional em Pernambuco. Fundado em 30 de junho de 1993, a equipe do interior estreou em torneios profissionais no ano seguinte, quando foi quarta colocada no Campeonato Pernambucano. Em 1997 e em 1998, os melhores resultados da história do Porto de Caruaru no estadual: vice-campeão, perdendo os títulos para o Sport Recife.

A única má campanha ocorreu no Campeonato Pernambucano 2002, quando o Porto de Caruaru acabou rebaixado à segunda divisão com a lanterna da competição. O susto, porém, passou logo, pois o time venceu o torneio de baixo e voltou à elite de Pernambucano em 2004.

Os bons resultados em âmbito local costumam levar o Porto de Caruaru para o Campeonato Brasileiro. O time participou três vezes da Série C, então última divisão nacional, sendo o melhor resultado atingido em 2004.

Depois de superar Itacuruba (Pernambuco), Coruripe (Alagoas) e Corinthians (Alagoas) na primeira fase, o Porto de Caruaru venceu duas vezes o Campinense (Paraíba) na fase de 16 avos de final e só caiu nas oitavas de final, perdendo para o Treze (Paraíba) nos pênaltis – nono lugar geral.



Na Série D, o Porto de Caruaru tem duas participações (2011 e 2014), com a melhor campanha no ano passado. O time pernambucano somou 15 pontos no Grupo 4, mas foi eliminado na primeira fase por ter um ponto a menos que o Globo (Rio Grande do Norte), numa disputa ferrenha.







Outros clubes inspirados no Imortal

Eu achei no site distintivos, e que me despertaram a curiosidade, pelo formato dos símbolos ou pelas cores ou pelos dois detalhes. No entanto, não sei como eles estão atualmente, se são clubes ativos, profissionais ou amadores e etc. Talvez, um dia eu faça uma seqüência de artigos falando de cada um, claro, com um trabalho mais aprofundado sobre os clubes inspirados no Imortal Tricolor.




Grêmio Recreativo Clube – PA
Grêmio Varginha – MG
Grêmio Umuarama – PR
Grêmio São Pedro d´Aldeia – RJ
Grêmio Santo Augustense – RS
Grêmio Martinópolis – SP
Grêmio Liberdade – RS
Grêmio Laranjeiras – ES
Grêmio Gravatalense – RS
Grêmio Ajuricaba – RS




Fontes
https://gremio1903.wordpress.com
http://cacellain.com.br/blog/?cat=129
http://www.asmilcamisas.com.br/2014/05/07/172-camisa-do-almagro/
http://planotatico.com/2015/03/porto-de-caruaru-revela-atletas-vende-rapido-e-vai-mal-em-pernambuco/

Nenhum comentário: