quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Primeira ciclovia da américa Latina é de Campo Bom


Campo Bom foi colonizada em 1825, emancipando-se de São Leopoldo, em 31 de Janeiro de 1959. A predominância na formação étnica do município é a germânica. Com o crescimento econômico e a necessidade de mão-de-obra, outras etnias passaram a fazer parte deste cenário a partir de 1930, principalmente com a chegada dos lusos.

Campo Bom passou à categoria de Vila,
com a realização de algumas obras públicas que contribuíram para a diversificação das indústrias e serviços. O período de urbanização veio em 1959 juntamente com a emancipação, quando deixou de pertencer à São Leopoldo, devido a prosperidade econômica. Durante esta transição a economia passou por diversas fases. As atafonas, as olarias e as industrias calçadistas formaram este processo. Atualmente não há mais atafonas, mas sim olarias, porém é o calçado o responsável pela maior parte da economia, embora no final da década de 90 tenha ocorrido uma grande diversificação no parque fabril da cidade através da implantação do Loteamento Industrial Sul e Distrito Industrial Norte. Hoje, o município conta também com uma encubadora empresarial, além de receber pesados investimentos para atração de empresas e formação profissional de mão-de-obra qualificada.

A origem do nome do município veio dos tropeiros que conduziam o gado da Serra Geral para São Leopoldo e Porto Alegre, passando pela localidade. Aqui descansavam sob a sombra de arvores enquanto o gado pastava nos campos verdejantes.



Dados da Cidade:
Fonte: IBGE/2010 – http://www.ibge.gov.br/home/

Nome do município: Campo Bom
População total: 60.081 habitantes
Área Km²: 61 Km²
Distância da Capital: 50 Km
Área Urbana: 23 Km²
Área Rural: 37 Km²

DIVISAS
Ao Norte ficam as cidades de Dois Irmãos e Sapiranga; ao Sul, Novo Hamburgo; Leste, Sapiranga e Oeste, Novo Hamburgo.

LOCALIZAÇÃO

Microregião de Porto Alegre, Região Metropolitana.

CLIMA
Mesotérmico Subtropical

TEMPERATURAS
Média anual: 19,5º C
Média Máxima anual: 38/40º C
Média Mínima anual: 14,5º C

ALTITUDE
Média de 20m acima do nível do mar
Mínima de 3,8 sobre nível do Rio do Sinos

LATITUDE
29º 40’54” – Sul

LONGITUDE

51º 03’25” – Oeste



Vamos às fotos:

1.Eu comecei o passeio na entrada da cidade, para quem vem pela RS-239, a Avenida Carlos Strassburger Filho. Esta avenida é muito movimentada pois é rota de fuga do pedágio, de muitos motoristas que vem por Novo Hamburgo e saem por ela para ingressar na RS em direção a Sapiranga, Taquara e outras cidades da região.


2. A Avenida foi duplicada a poucos anos. No lado direito da imagem, a ciclovia.



3.




4.Cuidado com as praças e jardins. No dia, a grama estava alta, mas ali bem pertinho funcionários da prefeitura aparavam a grama. 




5.


6.Início da Zona Urbana. Observe o pórtico da ciclovia.



7.


8.Pegando a Avenida dos Estados, no início do Parque de Integração Arno Kunz, restos do projeto, abandonado por vandalismo, de um labirinto verde:


Quote:

O Labirinto Verde seria um espaço de caminhos cercados de arvores para brincadeiras de crianças e adultos. Para permitir que os pais acompanhassem o movimento de seus filhos dentro do labirinto as árvores que seriam podadas e desenhadas para dar forma ao local, foram plantadas num nivel mais baixo. Ao redor do labirinto, na parte alta, a prefeitura iria construir um mirante com cadeiras e sombra para que os pais olhassem os filhos enquanto tomavam chimarrão ou conversavam. O labirinto de forma arredondada seria a réplica do rosto de um palhaço. Veja nota aqui




9.Um pouco adiante, a "Estação Saúde", uma academia de ginástica para a comunidade campobonense, que pode usufruir de aparelhos de ginástica e monitores, sem custo.




10.Muitas pessoas usam a ciclovia para caminhar ou correr. Placas com mensagens ajudam a controlar a distância percorrida.




11.Ao lado da ciclovia, uma pista de Bicicross. Campo Bom é um polo do esporte, sendo a pista municipal uma das responsáveis pelo sucesso obtido pelos pilotos locais. A equipe de Campo Bom é a atual bi-campeã estadual da modalidade. Veja aqui.




12.




13.Praça infantil no Parcão




14.




15.



16.



17.




18.Atrás do Parcão, a sede dos bombeiros da Cidade




19.




20.



21.




22.




23.




24.O Ginásio Municipal de Esportes.



25.Acaba o parque. A Ciclovia segue contornando a cidade.




26.Aqui, a maior empresa da Cidade: Schmidt Irmãos Calçados. A empresa começou, a cerca de uma ano atrás, a transferir suas atividades para a Nicarágua, onde já emprega mais de 2.000 pessoas. Ela fechou várias unidades localizadas no interior do estado. Neste prédio ainda trabalham muitas pessoas, mas muito menos do que antigamente. É o efeito China. Embora a empresa atenda basicamente o mercado externo, seus custos de produção não podiam mais competir com os concorrentes asiáticos. Na Nicarágua, entretanto, isto é possível.





27.




28.Saindo da Avenida dos Estados, entramos à esquerda na Avenida Brasil, em direção ao CEI (Centro de Educação Integrada).



Quote:


Em Campo Bom a cultura e educação recebem um cuidado especial. Nessa área, o Centro de Educação Integrada (CEI), é um espaço privilegiado, que conta com um Complexo Cultural, com teatro, cinema, biblioteca e espaço para exposições. Essa área, de 50 mil metros quadrados, com uma arquitetura em linhas modernas, se destaca como um espaço privilegiado para o público campo-bonense e da região para momentos de cultura, estudo e lazer. Além disso, um belo anfiteatro externo, construído sobre o auditório, conta com espaço para 1,2 mil pessoas sentadas, além de possibilitar uma bela vista de toda a redondeza no topo do prédio.






29.




30.




31.



32.




33.




34.




35.Vista de uma quadra esportiva coberta da Escola




36.Panorâmica do CEI, tirada do alto da "arquibancada".



37.Vista da cidade, do alto do prédio do CEI. Novamente a empresa Schmidt Irmãos.



38.Pistas de Skate no parque do CEI:






39.Olha eu ali...



40.Retornando á cidade, entramos na avenida Independência:




41.Ao lado da ciclovia, o estádio do clube XV de Novembro. O 15, em sua época de futebol profissional, foi por três vezes vice campeão gaúcho da primeira divisão (2002,2003, 2005) e terceiro lugar na Copa do Brasil em 2004. Sua estrutura e organização eram exemplo para os demais clubes do interior. Porém, com a perda do patrocínio, e a queda para a segunda divisão, o clube optou pelo encerramento das atividades do futebol profissional.





42.




43.O Cidade Shopping, que na verdade virou um prédio de escritórios. O Shopping durou pouco tempo, acredito que devido à falta de um cinema ou opções de lazer para a população, e o estilo elitista das lojas ali presentes à época, numa cidade operária.




44.




45.Vamos abandonar por um momento a ciclovia e desviar para o centro da Cidade. Iniciamos olhando a Prefeitura Municipal:




46.O Largo Irmãos Vetter:






Quote:

Originally Posted by http://novo.campobom.rs.gov.br/informacoes/pontos-turisticos


Um espaço para se reunir, comprar artesanato, ver shows, enfim, aproveitar a cidade com atividade de lazer e cultura. Assim é o Largo Irmãos Vetter, um espaço inaugurado em 2005 e com 13 mil metros quadrados. A praça foi construída na área central da cidade, onde funcionava a primeira fábrica de calçados de Campo Bom, o Irmãos Vetter & CIA. O espaço, que é composto por um portal de entrada que conserva a fachada original da 1ª indústria de calçados, atrai moradores e visitantes de toda a região que se encantam com sua beleza e aproveitam os inúmeros eventos culturais e artísticos que seu palco e área coberta abrigam ao longo do ano. Entre muitas atrações, possui a Chaminé/Mirante João Arlindo Hilgert, com quarenta metros de altura, onde as pessoas podem subir de elevador e ter uma bela vista cidade no seu topo.
Já no centro da praça, um belo mosaico, com um chafariz, encanta as pessoas e diverte principalmente a gurizada que gosta de se banhar e se refrescar nas águas que vertem do chão. Além disso, há um espaço especial para a criançada com diversos brinquedos, como escorregadores, gangorras, dinossauros de madeira, além de uma área ampla para elas se divertirem. Enfeitando o largo, uma escultura de uma bicicleta de metal gigante representa a ciclovia e o meio de transporte mais utilizado na cidade. E a escultura de um pé estilizado representa o calçado e o desenvolvimento econômico de Campo Bom. O local já é conhecido por abrigar uma série de grandes eventos culturais ao longo do ano e é ponto de encontro da população da cidade e da região. Eventos como a Feira do Livro, Natal da Integração, shows de bandas locais, e muito mais, transformam o Largo Irmãos Vetter em um ponto de encontro, diversão e cultura.



47.




48.



49.




50.Ao fundo a biblioteca Municiapl, no prédio que já foi estação férrea:



51.




52.Prédio histórico, onde uma vez foi um cinema:




53.Retornando à ciclovia...





54.Nesta esquina, da independência com Willy Reichert, a ciclovia se divide em duas. Nós seguiremos pela Willy Reichert, entrando à direita.




55.



56.




57.Desta parte mais alta da cidade, podemos ter uma visão dos prédios. Em destaque, o prédio da Reichert Calçados, que já foi uma potência exportadora, mas que fechou suas portas a alguns anos atrás.



58.Aqui, após cruzar a Avenida São Leopoldo, a avenida ganha o nome de Emílio Vetter.




59.Logo em seguida, após cruzar a Avenida Brasil, ela ganha outro nome: Carlos Strassburger Filho, que é a mesma que nós iniciamos o nosso percurso, lembra ? É, já estamos acabando a nossa volta ao redor de Campo Bom, pela Ciclovia...





60.


_____________



tags: ciclovia, primeira, américa latina, campo bom
Originally Posted by http://novo.campobom.rs.gov.br
retirado de : http://www.skyscrapercity.com

Nenhum comentário: