Um simples exame de sangue capaz de detectar pelo menos cinco anos de Alzheimer antes que os sintomas apareçam
(Crédito: lculig / Shutterstock.com)
Alzheimer e outras formas de demência afetam mais de 800.000 pessoas no mundo
Um novo exame de sangue é capaz de detectar a doença de Alzheimer antes que ela se desenvolva permitindo que os possíveis sofredores façam mudanças em sua dieta e estilo de vida para combater os seus efeitos. Quanto mais rápida a detecção da doença, possibilitaria um tratamento mais precoce e com a ajuda de novas drogas aqueles que foram diagnosticados com a doença poderiam nunca desenvolvê-la completamente.
O professor Matej Oresic, autor do estudo, fez a descoberta depois de analisar o sangue de 226 homens e mulheres com faixa etária entre 60 e 70 anos, e acompanhou saúde individual por uma média de cinco anos. No início do estudo, 37 já haviam sido diagnosticados com mal de Alzheimer, dos outros, 46 não tinham nenhum problema de memória, mas 143 estavam sofrendo de esquecimento. Ao final do estudo, 52 dos 143 também haviam sido diagnosticados com a doença de Alzheimer.
O novo teste visa detectar sinais de Alzheimer anos mais cedo por distinção entre esquecimento e os lapsos de memória mais perigosos que a demência em seus estágios iniciais.
Alzheimer e outras formas de demência afetam mais de 800.000 pessoas no mundo. Atualmente, os pacientes só são diagnosticados quando a doença já causou danos significativos para o cérebro.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário