segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Spray detecta rapidamente células cancerígenas



Pesquisadores americanos e japoneses desenvolveram spray super eficaz que detecta as células cancerígenas com efeito fluorescente




(Crédito: Reprodução)
Assim, o gGLu-HMRG poderia ajudar cirurgiões a detectar com rapidez pequenos nódulos cancerígenos


Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, e do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, criaram um spray que rapidamente ilumina as células cancerígenas com efeito fluorescente, possibilitando uma melhor visualização na hora da biópsia.


A sonda pode ser aplicada localmente, em forma de aerossol, durante a cirurgia ou na endoscopia. O spray tem como ingrediente principal uma substância chamada gGlu-HMRG, que age em uma enzima encontrada na superfície de todas as células, a GGT, mas que só fica ativa na presença de células cancerígenas. Ela provoca uma reação química que em minutos sinaliza os tumores, depois de ser aplicado diretamente no tecido dentro do corpo, detectando até mesmo focos microscópicos.



Embora a enzima utilizada, GGT, não possa ser considerada como um bom marcador para todos os tipos de câncer, Dr. Yasutero Urano e sua equipe acreditam que a ativação instantânea e completa da sonda torna possível a incorporação ou extração cirúrgica endoscópica.



Os cientistas testaram a sonda em laboratório com onze tipos de câncer humano e células de ovário em ratos. Segundo os pesquisadores, a ativação do gGlu-HMRG acontece no momento em que spray é aplicado no local do tumor, criando um contraste entre o tumor e o tecido circundante.



Assim, o gGLu-HMRG poderia ajudar cirurgiões a detectar com rapidez pequenos nódulos cancerígenos, facilitando a remoção do tumor com precisão e delineando os limites dos tumores para a retirada completa.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário: