segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Scanners de aeroportos podem causar câncer em passageiros

Especialistas ingleses descobriram que as doses de radiação emitidas pelos scanners podem causar câncer



(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

Há 16 scanners de raios-X do corpo em uso no aeroporto de Manchester

A Europa proibiu o uso de scanners que mostram as pessoas nuas nos aeroportos. Por medo que a tecnologia de raios-X possa causar câncer, eles decidiram não instalar novas máquinas nos aeroportos até que os riscos totais sejam avaliados. Milhões de pessoas no mundo já passaram pelos scanners de segurança. Segundo um membro do aeroporto de Manchester, na Inglaterra, a “varredura” acontece de corpo inteiro e uma tela de computador mostra os resultados.

Os scanners corporais foram introduzidos em uma operação de segurança após incidentes terroristas, como a tentativa de viajar com uma bomba dentro da roupa. Os scanners que conseguem ver as pessoas completamente nuas foram usados no aeroporto de Heathrow, em Londres, que desistiu do mecanismo em meio às queixas sobre invasão de privacidade.

A pesquisa sugere que até 100 passageiros das companhias aéreas dos Estados Unidos, em um ano, estão sujeitos a ter câncer causado pelos scanners. A Grã-Bretanha defende que os exames são uma resposta proporcional ao terrorismo. No aeroporto de Manchester, os passageiros selecionados para digitalização são proibidos de voar se eles se recusarem a passar pelo dispositivo. O aeroporto diz que cerca de 10 passageiros foram incapazes de abordar seus vôos depois de que recusaram a verificação.

A discussão ainda é grande, porém a nova lei é clara: a partir de abril de 2012 os scanners estão proibidos nos aeroportos da União Européia e, com o intuito de proteger a saúde dos cidadãos, nenhuma máquina nova será permitida.


Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário: