domingo, 8 de julho de 2012

Erasure - A Banda Gay mais Famosa dos Anos 80

O Erasure é uma banda do Reino Unido, formada em 1985 pelo tecladista e guitarrista Vince Clarke (ex-Depeche Mode e ex-Yazoo) e pelo vocalista Andy Bell.

Seus maiores sucessos são
"A Little Respect", "Blue Savannah", "Stop!", "Drama!", "Chorus", "Love To Hate You", "Oh L'Amour", "Always", "Sometimes", "Ship of Fools" e "Star". Eles já venderam mais de 30 milhões de discos em todo o mundo.






Erasure surgiu na levada Sinthpop eletrônico dos anos 80, recheado de músicas dançantes e maravilhosas. Letras inteligentes e o brilho e carisma da dupla Vince Clark e Andy Bell. Seus sucessos perduraram toda a década a partir de 85 e fizeram com que o Erasure se tornasse uma lenda do pop dançante. Ex-Depeche Mode e Yazoo, Vince mostra exatamente o que queria ao formar junto com Andy Bell o Erasure: revolucionar o mundo pop com uma estética pra lá de original.

Em 1988, o sucesso chega com o álbum The Innocents e o megahit
“A Little Respect”, uma canção grudenta e muito dançante que encabeçou as paradas de sucesso em muitos países e trouxe um videoclip muito bem elaborado da própria canção, clássico indiscutível dos anos 80. Um clipe riquíssimo, cheio de metáforas e de muito bom humor.




Durante o clipe há várias provas de que realmente Vince Clarke buscava um pouco mais de respeito
ao deixar o Depeche Mode: o coração sendo quebrado pelo martelo e o trabalhador braçal também usando um martelo em seu trabalho, remetem à capa do álbum Construction Time Again, afinal de contas, é a hora de Vince reconstruir sua carreira. O final do clipe, porém, e a prova cabal de que “A Little Respect” é um grito secreto de Vince Clarke: os símbolos presentes na capa de “Behind the Wheel” e “Music for the Masses” são apagados pelo Erasure; quem estaria então por trás do sucesso entre as massas do Depeche Mode?






A palavra “respect” também é uma das protagonistas desse labirinto de sugestões. Inicialmente minúsculo, ela cresce assim como o respeito crescente pelo trabalho do sensacional tecladista Vince Clarke. A última cena mostra a letra P de RESPECT sendo carregada pelo Vince para fora do cenário, formando algo próximo de “reset”, um recomeço.




Para reforçar a intenção de fazer com que os fãs leiam no clipe mais do que o óbvio, há uma seqüência de divertidas imagens brincando com a letra da música, como, por exemplo, o rosto dos dois ficam azuis ao tocar “I’ll be forever blue”, que significa na verdade tristeza, em “live in peace with our hearts” aparece essa frase na fachada de uma igreja, em “we can make love not war” aparece uma cena dos dois cercados de arame como se estivessem numa cena de um filme de guerra, um






cupido aparece quando a palavra “love” cantada e, ao encostar no pilar, Andy Bell perde o apoio e cai (And if I should faulter) pois o pilar desaba. Na continuação dessa cena, ao cantar “Would you open your arms out to me” Vince abraça uma caveira… Só depois de morto e enterrado o Depeche poderia apoiar Vince Clarke, é talvez essa a mensagem da cena.


tags: erasure,anos 80, respect, dançante, pop, ingles, musica, banda gay

Nenhum comentário: